Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte : 1960-1969
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608133 |
Resumo: | Orientador: Nelson Alfredo Aguilar |
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Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte : 1960-1969The fine arts municipal salons and the emergency of contemporary art of Belo Horizonte : 1960-1969Museu de Arte da Pampulha (MG)Salões de arteColeções artisticasArte moderna - Séc. XXMuseum of Modern Art Pampulha (MG)Art salonsArt collectionsArt, Modern - 20th centuryOrientador: Nelson Alfredo AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Encontra-se, nessa tese, o estudo das obras premiadas nos Salões Municipais de Belas Artes (SMBAs) de Belo Horizonte na década de 1960 e a transformação do SMBA em Salão Nacional de Arte Contemporânea (SNAC) em 1969. Para tanto, tornou-se necessário o entendimento das modificações do cenário artístico de Belo Horizonte iniciadas pelos confrontos entre acadêmicos, representados por Aníbal Matos, e os modernos reunidos nas exposições: Zina Aita em 1920, Salão Bar Brasil 1936, Exposição Moderna em 1944. Entende-se como a consolidação da arte moderna a vinda de Alberto da Veiga Guignard para fundar uma Escola de Artes, assim com as medidas modernizadoras de Juscelino Kubstchek, enquanto prefeito da capital mineira. Esse cenário e pinturas desses artistas são estudados na primeira parte da tese. Na década de 1960, os SMBAs abandonam o viés regional e passam a contar com a participação de artistas e críticos fundamentalmente do Rio de Janeiro e São Paulo. Para a compreensão desses acontecimentos, são analisadas as pinturas premiadas, nos Salões Municipais de Belas Artes, responsáveis por constituir o acervo do Museu de Arte da Pampulha. Para finalizar a tese, buscou-se compreender a emergência da arte contemporânea, na capital mineira, através do estudo das manifestações: Vanguarda Brasileira (1966), Objeto e Participação e Do Corpo à Terra (1970) que propunham a destruição do suporte do objeto artístico, da desmaterialização da obra de arte, assim como o questionamento dos SMBAs.Abstract: This thesis is about the study of masterpieces awarded at the Fine Arts Municipal Salons of Belo Horizonte (SMBAs) in the 1960s and the transformation of the SMBA into The Contemporay Art National Salon (SNAC) of Belo Horizonte in 1969. To make it possible, it was necessary to understand the modifications of the artistic scene of Belo Horizonte considering the relations among the academic experts, represented by Aníbal Matos and the modern ones present in exhibitions such as: Zita Aita 1920, Salão Bar Brasil, 1936, Exposição Moderna 1944. The starting points of the modern art consolidation can be considered when Alberto da Veiga Guignard inaugurated a School of arts and the fact that that Juscelino Kubstchek, the major of Belo Horizonte (the capital of the State of Minas Gerais) had modern politics. That scene and the paintings of the artists are studied in the first part of this thesis. In the 1960s, the SMBAs spread their influence beyond the region and receive participations of artists and critics especially from Rio de Janeiro and São Paulo. To understand these events better, some awarded paintings are analyzed in the SMBA, responsible for keeping the Pampulha Art Musem objects. To conclude the thesis, there was an attempt to understand the emergency of the contemporary arts in the capital of Minas Gerais through the study of some art events such as: Vanguarda Brasileira 1966, Objeto e Participação and Do Corpo à Terra 1970. These events had the aims of destroying the support of the artistic object, the dematerialization of masterpiece and the questioning of the SMBAs.DoutoradoHistória da ArteDoutor em História da Arte[s.n.]Aguilar, Nelson, 1945-Aguilar, Nelson, 1945-Mattos, Claudia ValladaoBaumgarten, Jens MichaelMigliaccio, LucianoFarias, Agnaldo Arice CaldasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Rodrigo Vivas2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf234 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608133ANDRADE, Rodrigo Vivas. Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte: 1960-1969. 2008. 234 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608133. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/434014porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:20:34Zoai::434014Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:20:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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