Sujeitos e sentidos no espaço urbano: o escrito “dá o ar da sua graça”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Périgo, Aline Torrizella
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Jacopini, Juliano Ricci, Lemes, Noemi, Pacífico, Soraya Maria Romano, Romão, Lucília Maria Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638874
Resumo: Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de ‘matriz’ francesa, este artigo pretende analisar como determinados sujeitos, inseridos no espaço urbano de Ribeirão Preto-SP, interpretam a propaganda de um sorvete da rede McDonald’s que está espalhada em diversos pontos da cidade em outdoors, em cartazes e faixas. Procuramos especular como os vestígios daquilo que é chamado de interpretação, na escola, sustenta a construção dos sentidos do/pelo sujeito urbano, em meio a tantos escritos que circulam a cidade e reclamam movimentos de interpretação, e de que maneira isso pode definir na constituição do sujeito urbano. Para o corpus de análise desse artigo, fizemos um recorte selecionando dois pontos da cidade em que encontramos a referida propaganda, a saber: a rodoviária de Ribeirão Preto e um shopping-center da mesma cidade.
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