Corpo: empírico e imaginário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640765 |
Resumo: | O trabalho aqui desenvolvido focaliza processos discursivos de subjetivação, que mostram indícios da quebra de estereótipos dos corpos que são autorizados para movimentar-se através de gestos corporais materializados pelas coreografias de danças artísticas. Isto só foi possível porque a filosofia da dança moderna foi, ao longo da trajetória histórica da dança, modificada. Novas linhas e influências, aos poucos, foram se instaurando e trazendo significativas informações, contribuições técnicas, teóricas e criativas para a fundamentação do movimento em corpos múltiplos. A partir da dança moderna ocorreram novos mapeamentos espaço-temporas para explorar a materialidade do corpo. |
id |
UNICAMP-31_0ec69c0bbad083d0e631216103963e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640765 |
network_acronym_str |
UNICAMP-31 |
network_name_str |
Rua (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo: empírico e imaginárioCorpo humano. Expressão corporal. Coreografias. Danças artísticasO trabalho aqui desenvolvido focaliza processos discursivos de subjetivação, que mostram indícios da quebra de estereótipos dos corpos que são autorizados para movimentar-se através de gestos corporais materializados pelas coreografias de danças artísticas. Isto só foi possível porque a filosofia da dança moderna foi, ao longo da trajetória histórica da dança, modificada. Novas linhas e influências, aos poucos, foram se instaurando e trazendo significativas informações, contribuições técnicas, teóricas e criativas para a fundamentação do movimento em corpos múltiplos. A partir da dança moderna ocorreram novos mapeamentos espaço-temporas para explorar a materialidade do corpo.Universidade Estadual de Campinas2015-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/864076510.20396/rua.v10i1.8640765RUA; Vol. 10 No. 1 (2004); 53-64RUA; v. 10 n. 1 (2004); 53-642179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640765/8304Copyright (c) 2004 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Eliana Lucia2018-01-11T12:42:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640765Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-01-11T12:42:13Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo: empírico e imaginário |
title |
Corpo: empírico e imaginário |
spellingShingle |
Corpo: empírico e imaginário Ferreira, Eliana Lucia Corpo humano. Expressão corporal. Coreografias. Danças artísticas |
title_short |
Corpo: empírico e imaginário |
title_full |
Corpo: empírico e imaginário |
title_fullStr |
Corpo: empírico e imaginário |
title_full_unstemmed |
Corpo: empírico e imaginário |
title_sort |
Corpo: empírico e imaginário |
author |
Ferreira, Eliana Lucia |
author_facet |
Ferreira, Eliana Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Eliana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo humano. Expressão corporal. Coreografias. Danças artísticas |
topic |
Corpo humano. Expressão corporal. Coreografias. Danças artísticas |
description |
O trabalho aqui desenvolvido focaliza processos discursivos de subjetivação, que mostram indícios da quebra de estereótipos dos corpos que são autorizados para movimentar-se através de gestos corporais materializados pelas coreografias de danças artísticas. Isto só foi possível porque a filosofia da dança moderna foi, ao longo da trajetória histórica da dança, modificada. Novas linhas e influências, aos poucos, foram se instaurando e trazendo significativas informações, contribuições técnicas, teóricas e criativas para a fundamentação do movimento em corpos múltiplos. A partir da dança moderna ocorreram novos mapeamentos espaço-temporas para explorar a materialidade do corpo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640765 10.20396/rua.v10i1.8640765 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640765 |
identifier_str_mv |
10.20396/rua.v10i1.8640765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640765/8304 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2004 RUA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2004 RUA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUA; Vol. 10 No. 1 (2004); 53-64 RUA; v. 10 n. 1 (2004); 53-64 2179-9911 1413-2109 reponame:Rua (Campinas. Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Rua (Campinas. Online) |
collection |
Rua (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
repository.mail.fl_str_mv |
publabe@unicamp.br |
_version_ |
1799308038012665856 |