Pragmatismo ético e social: cultura, desenvolvimento e humanismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640698 |
Resumo: | Num mundo de economia globalizada, de um pragmatismo financeiro a toda prova, de um finalismo utilitarista sem precedentes, de uma violência urbana e de uma urbanização da violência incomuns cabe ainda a oposição, presente em várias línguas e que remonta à antiguidade clássica, entre cidade (civitas, polis) e campo (rus, silva) como topônimos analógicos de civilizado, polido em oposição à rústico e inculto? É possível, apesar dos estudos de Walter Benjamin, continuar a crer que a aliança da cultura e da civilização, que os povos latinos batizaram de humanismo, retomará o seu vigor explicativo e a força de seu poder positivo de transformação, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento da sociedade? É possivel continuar a conceder este equilibrio harmonioso, caro aos humanistas, entre os elementos da tradição nacional e os da tradição humana, isto é, entre as culturas nacionais e a universalidade da cultura? É em torno dessas e de outras questões correlatas que se constrói o presente texto. |
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Pragmatismo ético e social: cultura, desenvolvimento e humanismoViolência urbana. Economia globalizada. CidadesNum mundo de economia globalizada, de um pragmatismo financeiro a toda prova, de um finalismo utilitarista sem precedentes, de uma violência urbana e de uma urbanização da violência incomuns cabe ainda a oposição, presente em várias línguas e que remonta à antiguidade clássica, entre cidade (civitas, polis) e campo (rus, silva) como topônimos analógicos de civilizado, polido em oposição à rústico e inculto? É possível, apesar dos estudos de Walter Benjamin, continuar a crer que a aliança da cultura e da civilização, que os povos latinos batizaram de humanismo, retomará o seu vigor explicativo e a força de seu poder positivo de transformação, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento da sociedade? É possivel continuar a conceder este equilibrio harmonioso, caro aos humanistas, entre os elementos da tradição nacional e os da tradição humana, isto é, entre as culturas nacionais e a universalidade da cultura? É em torno dessas e de outras questões correlatas que se constrói o presente texto. Universidade Estadual de Campinas2015-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/864069810.20396/rua.v6i1.8640698RUA; Vol. 6 No. 1 (2000); 37-46RUA; v. 6 n. 1 (2000); 37-462179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640698/8245Copyright (c) 2000 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessVogt, Carlos2018-01-10T12:07:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640698Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-01-10T12:07:33Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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