A pátria (s)em chuteiras: reescritas do Brasil na Copa das Confederações
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638923 |
Resumo: | Os protestos de junho de 2013 no Brasil constituíram um cenário desafiador para o entendimento dos processos de mudança política, social e cultural em curso no país. Ler os cartazes dessas manifestações como índices de um deslocamento discursivo nos modos de os brasileiros dizerem o país e se dizerem como brasileiros é o intuito deste texto. Tomando como aporte teórico mais amplo as noções de formação discursiva, resistência e contra-discurso de Michel Foucault (2009; 1985) e como categoria específica o conceito de aforização de Dominique Maingueneau (2012; 2008b), pretende-se observar como os slogans dos cartazes que circularam pelas ruas e internet nas manifestações retomam, modificam, contradizem outros enunciados que historicamente consolidaram modos hegemônicos de perceber o país e seu povo, deslocando os sentidos mais comumente disponíveis para a formulação e fixação de uma identidade nacional. |
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A pátria (s)em chuteiras: reescritas do Brasil na Copa das ConfederaçõesDiscurso. Manifestações de junho de 2013. Copa das Confederações. BrasilOs protestos de junho de 2013 no Brasil constituíram um cenário desafiador para o entendimento dos processos de mudança política, social e cultural em curso no país. Ler os cartazes dessas manifestações como índices de um deslocamento discursivo nos modos de os brasileiros dizerem o país e se dizerem como brasileiros é o intuito deste texto. Tomando como aporte teórico mais amplo as noções de formação discursiva, resistência e contra-discurso de Michel Foucault (2009; 1985) e como categoria específica o conceito de aforização de Dominique Maingueneau (2012; 2008b), pretende-se observar como os slogans dos cartazes que circularam pelas ruas e internet nas manifestações retomam, modificam, contradizem outros enunciados que historicamente consolidaram modos hegemônicos de perceber o país e seu povo, deslocando os sentidos mais comumente disponíveis para a formulação e fixação de uma identidade nacional.Universidade Estadual de Campinas2015-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/863892310.20396/rua.v20i2.8638923RUA; Vol. 20 No. 2 (2014); 114-128RUA; v. 20 n. 2 (2014); 114-1282179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638923/6526Copyright (c) 2014 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Júlia2018-01-18T10:11:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638923Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-01-18T10:11:43Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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