A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Amanda M. P.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451
Resumo: Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais.
id UNICAMP-31_aad829fc2ed1dc94777bfee418425128
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653451
network_acronym_str UNICAMP-31
network_name_str Rua (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturaisAula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais.Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais.Universidade Estadual de Campinas2018-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/865345110.20396/rua.v24i2.8653451RUA; Vol. 24 No. 2 (2018): nov.RUA; v. 24 n. 2 (2018): nov.2179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451/18518Copyright (c) 2018 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Amanda M. P.2019-01-17T10:28:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653451Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2019-01-17T10:28:43Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
title A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
spellingShingle A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
Leite, Amanda M. P.
Aula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais.
title_short A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
title_full A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
title_fullStr A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
title_full_unstemmed A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
title_sort A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
author Leite, Amanda M. P.
author_facet Leite, Amanda M. P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Amanda M. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Aula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais.
topic Aula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais.
description Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451
10.20396/rua.v24i2.8653451
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451
identifier_str_mv 10.20396/rua.v24i2.8653451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451/18518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 RUA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 RUA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RUA; Vol. 24 No. 2 (2018): nov.
RUA; v. 24 n. 2 (2018): nov.
2179-9911
1413-2109
reponame:Rua (Campinas. Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Rua (Campinas. Online)
collection Rua (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br
_version_ 1799308038468796416