A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451 |
Resumo: | Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais. |
id |
UNICAMP-31_aad829fc2ed1dc94777bfee418425128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653451 |
network_acronym_str |
UNICAMP-31 |
network_name_str |
Rua (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturaisAula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais.Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais.Universidade Estadual de Campinas2018-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/865345110.20396/rua.v24i2.8653451RUA; Vol. 24 No. 2 (2018): nov.RUA; v. 24 n. 2 (2018): nov.2179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451/18518Copyright (c) 2018 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Amanda M. P.2019-01-17T10:28:43Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8653451Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2019-01-17T10:28:43Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
title |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
spellingShingle |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais Leite, Amanda M. P. Aula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais. |
title_short |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
title_full |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
title_fullStr |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
title_full_unstemmed |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
title_sort |
A praça é nossa! Narrativas cotidianas e pedagogias culturais |
author |
Leite, Amanda M. P. |
author_facet |
Leite, Amanda M. P. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Amanda M. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais. |
topic |
Aula. Praça dos girassóis. Didática. Estudos culturais. Pedagogias culturais. |
description |
Quando a aula acontece na praça o que ela pode provocar? O texto procura pensar sobre a importância das Pedagogias Culturais a partir de aulas realizadas na Praça dos Girassóis, na cidade Palmas/TO, entre monumentos e símbolos arquitetônicos da paisagem urbana. Tal exercício de pensamento só é possível por entender que as Pedagogias Culturais acontecem também fora das salas de aula acadêmicas e que os espaços de ensino podem surgir em diferentes lugares, como é o caso da ocupação da praça como cenário de aulas de Didática para estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Ocupamos a praça como lócus de investigação. Tomamos a cidade, suas narrativas para observar aprendizagens que se entrelaçam à cultura, à vida e ao próprio cotidiano da cidade, daí que quando mediadas pela Pedagogia podem construir conhecimento. Um movimento decorrente dos Estudos Culturais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451 10.20396/rua.v24i2.8653451 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451 |
identifier_str_mv |
10.20396/rua.v24i2.8653451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8653451/18518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 RUA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 RUA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUA; Vol. 24 No. 2 (2018): nov. RUA; v. 24 n. 2 (2018): nov. 2179-9911 1413-2109 reponame:Rua (Campinas. Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Rua (Campinas. Online) |
collection |
Rua (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
repository.mail.fl_str_mv |
publabe@unicamp.br |
_version_ |
1799308038468796416 |