A ARS (Análise de Redes Sociais): elo entre pesquisa e o ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
DOI: | 10.20396/rua.v22i2.8647952 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647952 |
Resumo: | Com o mapeamento da fala de adolescentes oriundos de um distrito rural da cidade de Londrina, no Paraná, a análise das Redes Sociais de Interação (social networks) é apresentada como um método analítico apropriado para o reconhecimento da realidade linguística dos alunos, ato necessário para a elaboração de materias didáticos que respondam às necessidades atuais. Utilizando o programa Egonet, cuja função é quantificar os contatos pessoais, por meio da identificação de conexões e pontos dentro de uma rede egocêntrica, são apresentados mapas individuais das redes de cada um dos informantes, como um modelo apropriado de reconhecimento das referências linguísticas individuais. Pelo viés da Sociolinguistica, em especial sua vertente Educacional, as discussões com enfoque nos resultados certificam o trabalho com a ARS - Análise de Redes Sociais de Interação - como uma eficiente resposta em busca de caminhos para o eficaz ensino de Língua Portuguesa como língua materna. |
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A ARS (Análise de Redes Sociais): elo entre pesquisa e o ensinoAnálise de redes sociais. Português língua materna Ensino.Com o mapeamento da fala de adolescentes oriundos de um distrito rural da cidade de Londrina, no Paraná, a análise das Redes Sociais de Interação (social networks) é apresentada como um método analítico apropriado para o reconhecimento da realidade linguística dos alunos, ato necessário para a elaboração de materias didáticos que respondam às necessidades atuais. Utilizando o programa Egonet, cuja função é quantificar os contatos pessoais, por meio da identificação de conexões e pontos dentro de uma rede egocêntrica, são apresentados mapas individuais das redes de cada um dos informantes, como um modelo apropriado de reconhecimento das referências linguísticas individuais. Pelo viés da Sociolinguistica, em especial sua vertente Educacional, as discussões com enfoque nos resultados certificam o trabalho com a ARS - Análise de Redes Sociais de Interação - como uma eficiente resposta em busca de caminhos para o eficaz ensino de Língua Portuguesa como língua materna.Universidade Estadual de Campinas2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/864795210.20396/rua.v22i2.8647952RUA; Vol. 22 No. 2 (2016): nov.; 615-637RUA; v. 22 n. 2 (2016): nov.; 615-6372179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8647952/14720Copyright (c) 2016 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eliane Vitorino de Moura2017-04-06T12:41:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647952Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2017-04-06T12:41:49Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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