A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327
Resumo: Este artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha.
id UNICAMP-31_da569887890c965fd7680cb7ae68def3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638327
network_acronym_str UNICAMP-31
network_name_str Rua (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da NaturaDiscurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitáriaEste artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha.Universidade Estadual de Campinas2015-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/863832710.20396/rua.v17i2.8638327RUA; Vol. 17 No. 2 (2011); 98-112RUA; v. 17 n. 2 (2011); 98-1122179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327/5944Copyright (c) 2011 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Maria Eunice de Godoy Machado2018-01-12T14:21:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638327Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-01-12T14:21:55Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
title A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
spellingShingle A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado
Discurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitária
title_short A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
title_full A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
title_fullStr A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
title_full_unstemmed A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
title_sort A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
author Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado
author_facet Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitária
topic Discurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitária
description Este artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327
10.20396/rua.v17i2.8638327
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327
identifier_str_mv 10.20396/rua.v17i2.8638327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327/5944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 RUA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 RUA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RUA; Vol. 17 No. 2 (2011); 98-112
RUA; v. 17 n. 2 (2011); 98-112
2179-9911
1413-2109
reponame:Rua (Campinas. Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Rua (Campinas. Online)
collection Rua (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br
_version_ 1799308037306974208