A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rua (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327 |
Resumo: | Este artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha. |
id |
UNICAMP-31_da569887890c965fd7680cb7ae68def3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638327 |
network_acronym_str |
UNICAMP-31 |
network_name_str |
Rua (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da NaturaDiscurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitáriaEste artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha.Universidade Estadual de Campinas2015-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/863832710.20396/rua.v17i2.8638327RUA; Vol. 17 No. 2 (2011); 98-112RUA; v. 17 n. 2 (2011); 98-1122179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327/5944Copyright (c) 2011 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Maria Eunice de Godoy Machado2018-01-12T14:21:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638327Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-01-12T14:21:55Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
title |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
spellingShingle |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado Discurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitária |
title_short |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
title_full |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
title_fullStr |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
title_full_unstemmed |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
title_sort |
A contradição no consenso social do discurso ecológico da campanha publicitária da linha Ekos da Natura |
author |
Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado |
author_facet |
Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Eunice de Godoy Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitária |
topic |
Discurso. Memória discursiva. Classe social. Propaganda publicitária |
description |
Este artigo propõe analisar o discurso da campanha publicitária da linha Ekos/Natura, produzida em 2009. O sentido de reciprocidade e interdependência entre classes sociais traz, entretanto, a memória de uma sociedade dividida em classes economicamente opostas. Na perspectiva da Análise de Discurso, pretendeu-se tornar explícito o funcionamento dessa memória discursiva que, na produção do novo, contém o repetível, o conhecido e, no discurso dominante, traz o equívoco e a falha. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327 10.20396/rua.v17i2.8638327 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327 |
identifier_str_mv |
10.20396/rua.v17i2.8638327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638327/5944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 RUA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 RUA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUA; Vol. 17 No. 2 (2011); 98-112 RUA; v. 17 n. 2 (2011); 98-112 2179-9911 1413-2109 reponame:Rua (Campinas. Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Rua (Campinas. Online) |
collection |
Rua (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
repository.mail.fl_str_mv |
publabe@unicamp.br |
_version_ |
1799308037306974208 |