Brazilianness, enchantment and resistance: silence and this “thing of another order”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671418 |
Resumo: | From a discursive perspective that intersects/questions discourses sustained in coloniality, it seems unavoidable to us the concept of silence elaborated by Orlandi (1992) to compose a reflection that seeks the movements of domination and the practices of resistance around brazilianness. Thus, we place the notion of silence at the theoretical-political crossroads that seeks possible paths in the face of the traces of coloniality (Simas, 2019; Gonzalez [1984] 2020; Mbembe [2013] 2018). Such a gesture seems to open the paths to meanings whose forms point both to colonial/contemporary practices of violence, silencing, and oblivion, and to other movements that pass through the enchantment of the singing, the “giras”, the dancing bodies, the games, the drums, of a brazilianness spoken in a different tone. |
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Brazilianness, enchantment and resistance: silence and this “thing of another order”Brasilidade, encantaria e resistência: o silêncio e essa “coisa de outra ordem”Brasilidade, encantaria e resistência: o silêncio e essa “coisa de outra ordem”DiscursoBrasilidadeSilêncioResistênciaPoéticoDiscursoBrasilidadeSilêncioResistênciaPoéticoDiscourseBraziliannessSilenceResistancePoeticFrom a discursive perspective that intersects/questions discourses sustained in coloniality, it seems unavoidable to us the concept of silence elaborated by Orlandi (1992) to compose a reflection that seeks the movements of domination and the practices of resistance around brazilianness. Thus, we place the notion of silence at the theoretical-political crossroads that seeks possible paths in the face of the traces of coloniality (Simas, 2019; Gonzalez [1984] 2020; Mbembe [2013] 2018). Such a gesture seems to open the paths to meanings whose forms point both to colonial/contemporary practices of violence, silencing, and oblivion, and to other movements that pass through the enchantment of the singing, the “giras”, the dancing bodies, the games, the drums, of a brazilianness spoken in a different tone.Fundamentando nosso olhar desde uma perspectiva discursiva que interseccione/questione discursos sustentados na colonialidade, parece-nos incontornável o conceito de silêncio elaborado por Orlandi (1992) para compor uma reflexão que busque os movimentos de dominação e as práticas de resistência em torno da brasilidade. Assim, colocamos a noção de silêncio na encruzilhada teórico-política que busca caminhos possíveis diante das marcas da colonialidade (Simas, 2019; Gonzalez [1984] 2020; Mbembe [2013] 2018). Tal gesto parece abrir os caminhos para sentidos cujas formas apontam tanto para as práticas coloniais/contemporâneas de violência, silenciamento e esquecimento, como para movimentos-outros que passam pelo encanto das cantorias, das giras, dos corpos dançantes, das brincadeiras, dos tambores, de uma brasilidade que fala em outro tom.Fundamentando nosso olhar desde uma perspectiva discursiva que interseccione/questione discursos sustentados na colonialidade, parece-nos incontornável o conceito de silêncio elaborado por Orlandi (1992) para compor uma reflexão que busque os movimentos de dominação e as práticas de resistência em torno da brasilidade. Assim, colocamos a noção de silêncio na encruzilhada teórico-política que busca caminhos possíveis diante das marcas da colonialidade (Simas, 2019; Gonzalez [1984] 2020; Mbembe [2013] 2018). Tal gesto parece abrir os caminhos para sentidos cujas formas apontam tanto para as práticas coloniais/contemporâneas de violência, silenciamento e esquecimento, como para movimentos-outros que passam pelo encanto das cantorias, das giras, dos corpos dançantes, das brincadeiras, dos tambores, de uma brasilidade que fala em outro tom.Universidade Estadual de Campinas2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTexto Avaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/867141810.20396/lil.v25iesp.8671418Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 No. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 153-165Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 Núm. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 153-165Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 25 No esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 153-165Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 25 n. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 153-1652674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671418/30611Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Glória Chaves, Tyara Veriato2023-06-30T13:39:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671418Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:39:52Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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