“Happiness, happiness is the state we call Bahia”: body, memory and meaning in Salvador’s carnival advertisements
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8670660 |
Resumo: | To discuss ways of discursivization of bodies in Salvador’s carnival advertisements, we intended to reflect on their meanings when crossed by the discourse of “baianidade.” Starting from the idea of body being a discursive object, we are interested in observing how the already-said staged “baianidade” come across the bodies plastered across chosen advertising campaigns, discursivizing them as diverse and placing them in symbiosis with the City. To this end, we shall turn to the theoretical framework of Pêcheux's Discourse Analysis, which provides the foundation to recognize historical remains related to the symbolic objects investigated (production conditions); to identify how the symbolic takes part in the process of formulating meanings (field of materialities); and to understand how, from the imaginary, the effects of meanings are regulated to disguise the contradictory material dimension of the interdiscursive process (subject positions). |
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“Happiness, happiness is the state we call Bahia”: body, memory and meaning in Salvador’s carnival advertisements“Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia”: corpo, memória e sentido em anúncios publicitários sobre o carnaval de Salvador“Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia”: corpo, memória e sentido em anúncios publicitários sobre o carnaval de SalvadorDiscourseAdvertisementsCarnivalDiscursoPropagandaBaianidadePropagandaBaianidadeDiscursoTo discuss ways of discursivization of bodies in Salvador’s carnival advertisements, we intended to reflect on their meanings when crossed by the discourse of “baianidade.” Starting from the idea of body being a discursive object, we are interested in observing how the already-said staged “baianidade” come across the bodies plastered across chosen advertising campaigns, discursivizing them as diverse and placing them in symbiosis with the City. To this end, we shall turn to the theoretical framework of Pêcheux's Discourse Analysis, which provides the foundation to recognize historical remains related to the symbolic objects investigated (production conditions); to identify how the symbolic takes part in the process of formulating meanings (field of materialities); and to understand how, from the imaginary, the effects of meanings are regulated to disguise the contradictory material dimension of the interdiscursive process (subject positions). Objetivando discutir os modos de discursivização dos corpos em anúncios publicitários do carnaval de Salvador, pretende-se refletir sobre como estes significam, sendo atravessados pelo discurso da baianidade, em anúncios publicitários do carnaval de Salvador. Partindo da ideia de que o corpo é elemento discursivo, interessa-nos observar o modo como os já-ditos de uma baianidade encenada atravessam os corpos dos sujeitos estampados nas campanhas publicitárias escolhidas, discursivizando-os como diversos e colocando-os em simbiose com a cidade. Para isso, recorreremos ao arcabouço teórico da Análise do discurso pecheutiana, que fornece as bases necessárias para reconhecer vestígios históricos relacionados aos objetos simbólicos investigados (condições de produção),identificar de que modo o simbólico participa do processo de formulação de sentidos (campo das materialidades) e compreender como, a partir do imaginário, os efeitos de sentido são regulados, de maneira a dissimular a dimensão material contraditória do processo interdiscursivo (posições de sujeito).Objetivando discutir os modos de discursivização dos corpos em anúncios publicitários do carnaval de Salvador, pretende-se refletir sobre como estes significam, sendo atravessados pelo discurso da baianidade, em anúncios publicitários do carnaval de Salvador. Partindo da ideia de que o corpo é elemento discursivo, interessa-nos observar o modo como os já-ditos de uma baianidade encenada atravessam os corpos dos sujeitos estampados nas campanhas publicitárias escolhidas, discursivizando-os como diversos e colocando-os em simbiose com a cidade. Para isso, recorreremos ao arcabouço teórico da Análise do discurso pecheutiana, que fornece as bases necessárias para reconhecer vestígios históricos relacionados aos objetos simbólicos investigados (condições de produção),identificar de que modo o simbólico participa do processo de formulação de sentidos (campo das materialidades) e compreender como, a partir do imaginário, os efeitos de sentido são regulados, de maneira a dissimular a dimensão material contraditória do processo interdiscursivo (posições de sujeito).Universidade Estadual de Campinas2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotextotextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/867066010.20396/lil.v25i50.8670660Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 No. 50 (2022): jul./dez.; 185-200Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 Núm. 50 (2022): jul./dez.; 185-200Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 25 No 50 (2022): jul./dez.; 185-200Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 25 n. 50 (2022): jul./dez.; 185-2002674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8670660/30764BahiaBahiaBahiaCopyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaspari, AndréAlvarez, Palmira Heine2023-06-30T13:24:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670660Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:24:32Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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