The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréa Villela Mafra da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698
Resumo: A tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC.
id UNICAMP-33_25b6cd27f063f5caca6a07d47d1f56a0
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14698
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository_id_str
spelling The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policiesA articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionaisPolíticas educacionaisTecnologias na edicaçãoReducionismo tecnicistaSofisticação tecnológicaPolíticas educacionaisTecnologias na edicaçãoReducionismo tecnicistaSofisticação tecnológicaA tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC. A tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC.Universidade Estadual de Campinas2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo não avaliado pelos paresResumo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1469810.20396/tsc.v7i1.14698Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2020); 210-213Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 210-213Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 1 (2020); 210-213Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 1 (2020); 210-2132318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698/9687Brazil; 1970-2015Brasil; 1970-2015Copyright (c) 2020 Andréa Villela Mafra da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréa Villela Mafra da2022-02-03T08:32:03Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14698Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2022-02-03T08:32:03Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
A articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais
title The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
spellingShingle The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
Silva, Andréa Villela Mafra da
Políticas educacionais
Tecnologias na edicação
Reducionismo tecnicista
Sofisticação tecnológica
Políticas educacionais
Tecnologias na edicação
Reducionismo tecnicista
Sofisticação tecnológica
title_short The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
title_full The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
title_fullStr The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
title_full_unstemmed The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
title_sort The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
author Silva, Andréa Villela Mafra da
author_facet Silva, Andréa Villela Mafra da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréa Villela Mafra da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Tecnologias na edicação
Reducionismo tecnicista
Sofisticação tecnológica
Políticas educacionais
Tecnologias na edicação
Reducionismo tecnicista
Sofisticação tecnológica
topic Políticas educacionais
Tecnologias na edicação
Reducionismo tecnicista
Sofisticação tecnológica
Políticas educacionais
Tecnologias na edicação
Reducionismo tecnicista
Sofisticação tecnológica
description A tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo não avaliado pelos pares
Resumo não avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698
10.20396/tsc.v7i1.14698
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v7i1.14698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698/9687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Andréa Villela Mafra da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Andréa Villela Mafra da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1970-2015
Brasil; 1970-2015
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2020); 210-213
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 210-213
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 1 (2020); 210-213
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 1 (2020); 210-213
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1801207166958305280