The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698 |
Resumo: | A tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC. |
id |
UNICAMP-33_25b6cd27f063f5caca6a07d47d1f56a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14698 |
network_acronym_str |
UNICAMP-33 |
network_name_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policiesA articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionaisPolíticas educacionaisTecnologias na edicaçãoReducionismo tecnicistaSofisticação tecnológicaPolíticas educacionaisTecnologias na edicaçãoReducionismo tecnicistaSofisticação tecnológicaA tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC. A tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC.Universidade Estadual de Campinas2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo não avaliado pelos paresResumo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1469810.20396/tsc.v7i1.14698Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2020); 210-213Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 210-213Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 1 (2020); 210-213Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 1 (2020); 210-2132318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698/9687Brazil; 1970-2015Brasil; 1970-2015Copyright (c) 2020 Andréa Villela Mafra da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréa Villela Mafra da2022-02-03T08:32:03Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14698Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2022-02-03T08:32:03Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies A articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais |
title |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies |
spellingShingle |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies Silva, Andréa Villela Mafra da Políticas educacionais Tecnologias na edicação Reducionismo tecnicista Sofisticação tecnológica Políticas educacionais Tecnologias na edicação Reducionismo tecnicista Sofisticação tecnológica |
title_short |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies |
title_full |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies |
title_fullStr |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies |
title_full_unstemmed |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies |
title_sort |
The articulation of technicist reductionism with technological sophistication in the discourse of educational policies |
author |
Silva, Andréa Villela Mafra da |
author_facet |
Silva, Andréa Villela Mafra da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréa Villela Mafra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Tecnologias na edicação Reducionismo tecnicista Sofisticação tecnológica Políticas educacionais Tecnologias na edicação Reducionismo tecnicista Sofisticação tecnológica |
topic |
Políticas educacionais Tecnologias na edicação Reducionismo tecnicista Sofisticação tecnológica Políticas educacionais Tecnologias na edicação Reducionismo tecnicista Sofisticação tecnológica |
description |
A tese investiga as políticas educacionais no Brasil, implementadas na década de 1970 até 2015, analisando a inscrição das tecnologias na educação e focalizando os pressupostos e as implicações das formulações das políticas educacionais que as sustentam. A periodização assinala o predomínio da pedagogia tecnicista e a retomada deste movimento, de forma mais intensificada, nos anos reformistas neoliberais da década de 1990, objetivado no neotecnicismo, enquanto uma forma de organização das escolas, por parte de um Estado que busca maximizar os resultados dos recursos aplicados na educação. O estudo aponta para uma estruturação teórica em dois eixos centrais: (1) o reducionismo tecnicista – em que a formação de professores parte da dimensão acadêmica para a dimensão experimental/instrumental/pragmática e coloca a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré-estabelecidos; (2) a sofisticação tecnológica – a configuração do neotecnicismo centrado nos modos de incorporação educacional das TIC. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo não avaliado pelos pares Resumo não avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698 10.20396/tsc.v7i1.14698 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698 |
identifier_str_mv |
10.20396/tsc.v7i1.14698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698/9687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Andréa Villela Mafra da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Andréa Villela Mafra da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; 1970-2015 Brasil; 1970-2015 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2020); 210-213 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 210-213 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 1 (2020); 210-213 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 1 (2020); 210-213 2318-8839 reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
collection |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tscnied@unicamp.br |
_version_ |
1801207166958305280 |