Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835 |
Resumo: | As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa. |
id |
UNICAMP-33_dd16fb7acacd3ab038d29bc94d58c755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/18835 |
network_acronym_str |
UNICAMP-33 |
network_name_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questionsEdição temática sobre a retomada da IA em Educação: história e novas questõesÉtica da IAIA na educaçãoEducação inteligenteEthics of AIAI in educationSmart educationAs palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.Universidade Estadual de Campinas2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresArtigo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1883510.20396/tsc.v10i2.18835Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 Núm. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 10 n. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-92318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835/13324Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaranauskas, Maria Cecília CalaniValente, José Armando2024-04-30T13:59:41Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/18835Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2024-04-30T13:59:41Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions Edição temática sobre a retomada da IA em Educação: história e novas questões |
title |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions |
spellingShingle |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions Baranauskas, Maria Cecília Calani Ética da IA IA na educação Educação inteligente Ethics of AI AI in education Smart education |
title_short |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions |
title_full |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions |
title_fullStr |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions |
title_full_unstemmed |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions |
title_sort |
Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions |
author |
Baranauskas, Maria Cecília Calani |
author_facet |
Baranauskas, Maria Cecília Calani Valente, José Armando |
author_role |
author |
author2 |
Valente, José Armando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baranauskas, Maria Cecília Calani Valente, José Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética da IA IA na educação Educação inteligente Ethics of AI AI in education Smart education |
topic |
Ética da IA IA na educação Educação inteligente Ethics of AI AI in education Smart education |
description |
As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares Artigo não avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835 10.20396/tsc.v10i2.18835 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835 |
identifier_str_mv |
10.20396/tsc.v10i2.18835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835/13324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 Núm. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 10 n. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9 2318-8839 reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
collection |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tscnied@unicamp.br |
_version_ |
1801207167170117632 |