Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baranauskas, Maria Cecília Calani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valente, José Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835
Resumo: As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.
id UNICAMP-33_dd16fb7acacd3ab038d29bc94d58c755
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/18835
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository_id_str
spelling Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questionsEdição temática sobre a retomada da IA em Educação: história e novas questõesÉtica da IAIA na educaçãoEducação inteligenteEthics of AIAI in educationSmart educationAs palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.Universidade Estadual de Campinas2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresArtigo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1883510.20396/tsc.v10i2.18835Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 Núm. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 10 n. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-92318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835/13324Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaranauskas, Maria Cecília CalaniValente, José Armando2024-04-30T13:59:41Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/18835Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2024-04-30T13:59:41Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
Edição temática sobre a retomada da IA em Educação: história e novas questões
title Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
spellingShingle Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
Baranauskas, Maria Cecília Calani
Ética da IA
IA na educação
Educação inteligente
Ethics of AI
AI in education
Smart education
title_short Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
title_full Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
title_fullStr Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
title_full_unstemmed Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
title_sort Thematic edition on the resumption of AI in Education: history and new questions
author Baranauskas, Maria Cecília Calani
author_facet Baranauskas, Maria Cecília Calani
Valente, José Armando
author_role author
author2 Valente, José Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baranauskas, Maria Cecília Calani
Valente, José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Ética da IA
IA na educação
Educação inteligente
Ethics of AI
AI in education
Smart education
topic Ética da IA
IA na educação
Educação inteligente
Ethics of AI
AI in education
Smart education
description As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
Artigo não avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835
10.20396/tsc.v10i2.18835
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v10i2.18835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835/13324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 Núm. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 10 n. 2 (2023): IA na Educação – Novos Desafios e Oportunidades?; 1-9
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1801207167170117632