A inclusão afrodescendente na era da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1638 |
Resumo: | O texto aborda o contexto das tecnologias intelectuais como uma necessidade premente para afrodescendentes enfrentarem um mundo de incertezas, esperanças e responsabilidades. Discute os efeitos negativos e positivos das tecnologias e as exclusões persistentes no acesso e uso da informação digital pela população negra. A representação de afrodescendentes na ciência é pouco significativa, sendo vistos mais como objetos do que como sujeitos. Sua formação técnico-científica ainda é precária para filtrar a informação e gerar conhecimento na produção de tecnologias cada vez mais sofisticadas. O acesso e o uso da informação não democratizam a educação, nem favorecem o crescimento das oportunidades de participação concreta de afrodescendentes na cultura digital. ABSTRACT This article deals with the relations among black women/men, science and education, placing them in the context of intellectual technologies as a pressing need to Afro-descendants to face up a world of uncertainties, hopes and responsibilities. Discusses the negative and positive effects of Technologies and the persistent exclusions in the access and use of the digital information about the black population. The representation of the Afro-descendants in the science is not enough, where these subjects are still seen and transformed into objects. The education technical scientific from the black population is still precarious to filter the information and generate knowledge in the production of technologies increasingly sophisticated. The Access and use of information not democratize the education nor encourage the growth of the opportunities in the concrete participation of Afro-descendants in the digital culture. |
id |
UNICAMP-4_add9114a60a0c7f1f9860c08246dd27d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1638 |
network_acronym_str |
UNICAMP-4 |
network_name_str |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão afrodescendente na era da informaçãoA inclusão afrodescendente na era da informaçãoEducação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. InformaçãoBiblioteconomiaEducação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. InformaçãoBiblioteconomiaO texto aborda o contexto das tecnologias intelectuais como uma necessidade premente para afrodescendentes enfrentarem um mundo de incertezas, esperanças e responsabilidades. Discute os efeitos negativos e positivos das tecnologias e as exclusões persistentes no acesso e uso da informação digital pela população negra. A representação de afrodescendentes na ciência é pouco significativa, sendo vistos mais como objetos do que como sujeitos. Sua formação técnico-científica ainda é precária para filtrar a informação e gerar conhecimento na produção de tecnologias cada vez mais sofisticadas. O acesso e o uso da informação não democratizam a educação, nem favorecem o crescimento das oportunidades de participação concreta de afrodescendentes na cultura digital. ABSTRACT This article deals with the relations among black women/men, science and education, placing them in the context of intellectual technologies as a pressing need to Afro-descendants to face up a world of uncertainties, hopes and responsibilities. Discusses the negative and positive effects of Technologies and the persistent exclusions in the access and use of the digital information about the black population. The representation of the Afro-descendants in the science is not enough, where these subjects are still seen and transformed into objects. The education technical scientific from the black population is still precarious to filter the information and generate knowledge in the production of technologies increasingly sophisticated. The Access and use of information not democratize the education nor encourage the growth of the opportunities in the concrete participation of Afro-descendants in the digital culture.O texto aborda o contexto das tecnologias intelectuais como uma necessidade premente para afrodescendentes enfrentarem um mundo de incertezas, esperanças e responsabilidades. Discute os efeitos negativos e positivos das tecnologias e as exclusões persistentes no acesso e uso da informação digital pela população negra. A representação de afrodescendentes na ciência é pouco significativa, sendo vistos mais como objetos do que como sujeitos. Sua formação técnico-científica ainda é precária para filtrar a informação e gerar conhecimento na produção de tecnologias cada vez mais sofisticadas. O acesso e o uso da informação não democratizam a educação, nem favorecem o crescimento das oportunidades de participação concreta de afrodescendentes na cultura digital. ABSTRACT This article deals with the relations among black women/men, science and education, placing them in the context of intellectual technologies as a pressing need to Afro-descendants to face up a world of uncertainties, hopes and responsibilities. Discusses the negative and positive effects of Technologies and the persistent exclusions in the access and use of the digital information about the black population. The representation of the Afro-descendants in the science is not enough, where these subjects are still seen and transformed into objects. The education technical scientific from the black population is still precarious to filter the information and generate knowledge in the production of technologies increasingly sophisticated. The Access and use of information not democratize the education nor encourage the growth of the opportunities in the concrete participation of Afro-descendants in the digital culture.Universidade Estadual de Campinas2013-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/163810.20396/rdbci.v11i2.1638RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 2 (2013): maio/ago.; 61-75RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2013): maio/ago.; 61-751678-765Xreponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1638/pdfAquino, Mirian de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T16:25:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1638Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbciPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oaippec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br1678-765X1678-765Xopendoar:2023-05-22T10:16:04.167367Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão afrodescendente na era da informação A inclusão afrodescendente na era da informação |
title |
A inclusão afrodescendente na era da informação |
spellingShingle |
A inclusão afrodescendente na era da informação Aquino, Mirian de Albuquerque Educação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. Informação Biblioteconomia Educação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. Informação Biblioteconomia |
title_short |
A inclusão afrodescendente na era da informação |
title_full |
A inclusão afrodescendente na era da informação |
title_fullStr |
A inclusão afrodescendente na era da informação |
title_full_unstemmed |
A inclusão afrodescendente na era da informação |
title_sort |
A inclusão afrodescendente na era da informação |
author |
Aquino, Mirian de Albuquerque |
author_facet |
Aquino, Mirian de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Mirian de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. Informação Biblioteconomia Educação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. Informação Biblioteconomia |
topic |
Educação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. Informação Biblioteconomia Educação. Ciência. Tecnologias intelectuais. Inclusão étnico-racial. Responsabilidade ética e social. Informação Biblioteconomia |
description |
O texto aborda o contexto das tecnologias intelectuais como uma necessidade premente para afrodescendentes enfrentarem um mundo de incertezas, esperanças e responsabilidades. Discute os efeitos negativos e positivos das tecnologias e as exclusões persistentes no acesso e uso da informação digital pela população negra. A representação de afrodescendentes na ciência é pouco significativa, sendo vistos mais como objetos do que como sujeitos. Sua formação técnico-científica ainda é precária para filtrar a informação e gerar conhecimento na produção de tecnologias cada vez mais sofisticadas. O acesso e o uso da informação não democratizam a educação, nem favorecem o crescimento das oportunidades de participação concreta de afrodescendentes na cultura digital. ABSTRACT This article deals with the relations among black women/men, science and education, placing them in the context of intellectual technologies as a pressing need to Afro-descendants to face up a world of uncertainties, hopes and responsibilities. Discusses the negative and positive effects of Technologies and the persistent exclusions in the access and use of the digital information about the black population. The representation of the Afro-descendants in the science is not enough, where these subjects are still seen and transformed into objects. The education technical scientific from the black population is still precarious to filter the information and generate knowledge in the production of technologies increasingly sophisticated. The Access and use of information not democratize the education nor encourage the growth of the opportunities in the concrete participation of Afro-descendants in the digital culture. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1638 10.20396/rdbci.v11i2.1638 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1638 |
identifier_str_mv |
10.20396/rdbci.v11i2.1638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1638/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 2 (2013): maio/ago.; 61-75 RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2013): maio/ago.; 61-75 1678-765X reponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
collection |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br |
_version_ |
1788167557664997376 |