Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1631 |
Resumo: | Contextualiza a nova modalidade de representação da informação denominada folksonomia, a qual é utilizada na web, ambiente marcadamente caracterizado pela flexibilidade e dinamismo. Apresenta as linguagens documentárias como instrumentos convencionais para a representação da informação e faz uma comparação entre esse modelo tradicional, operado por especialistas por meio de linguagem controlada, e a folksonomia, a partir da qual usuários comuns atribuem livremente etiquetas em linguagem natural. Considera o uso da livre etiquetagem em face da hiper-segmentação do conhecimento no ambiente virtual. |
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Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE.A folksonomia como modelo emergente da representação e organização da informaçãoLinguagens de indexação. Representação da informaçãoBiblioteconomiaLinguagens de indexação. Representação da informaçãoBiblioteconomiaContextualiza a nova modalidade de representação da informação denominada folksonomia, a qual é utilizada na web, ambiente marcadamente caracterizado pela flexibilidade e dinamismo. Apresenta as linguagens documentárias como instrumentos convencionais para a representação da informação e faz uma comparação entre esse modelo tradicional, operado por especialistas por meio de linguagem controlada, e a folksonomia, a partir da qual usuários comuns atribuem livremente etiquetas em linguagem natural. Considera o uso da livre etiquetagem em face da hiper-segmentação do conhecimento no ambiente virtual.Contextualiza a nova modalidade de representação da informação denominada folksonomia, a qual é utilizada na web, ambiente marcadamente caracterizado pela flexibilidade e dinamismo. Apresenta as linguagens documentárias como instrumentos convencionais para a representação da informação e faz uma comparação entre esse modelo tradicional, operado por especialistas por meio de linguagem controlada, e a folksonomia, a partir da qual usuários comuns atribuem livremente etiquetas em linguagem natural. Considera o uso da livre etiquetagem em face da hiper-segmentação do conhecimento no ambiente virtual.Universidade Estadual de Campinas2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/163110.20396/rdbci.v11i3.1631RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 3 (2013): set./dez.; 72-92RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 3 (2013): set./dez.; 72-921678-765Xreponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1631/pdf_39Santana, Glessa Heryka Celestino deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T16:25:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1631Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbciPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oaippec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br1678-765X1678-765Xopendoar:2023-05-22T10:16:03.832969Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Contextualiza a nova modalidade de representação da informação denominada folksonomia, a qual é utilizada na web, ambiente marcadamente caracterizado pela flexibilidade e dinamismo. Apresenta as linguagens documentárias como instrumentos convencionais para a representação da informação e faz uma comparação entre esse modelo tradicional, operado por especialistas por meio de linguagem controlada, e a folksonomia, a partir da qual usuários comuns atribuem livremente etiquetas em linguagem natural. Considera o uso da livre etiquetagem em face da hiper-segmentação do conhecimento no ambiente virtual. |
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