Una experiencia de arqueología pública y colaboración intercultural en el sector septentrional de Argentina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635637 |
Resumo: | Pode-se entender a Arqueologia Pública como espaço de desenvolvimento de propostas educacionais que contribuem para a geração de conhecimento sobre o passado, a partir de uma perspectiva multivocal. Neste trabalho, compartilhamos uma experiência de Arqueologia Pública e colaboração intercultural, realizado numa comunidade do Noroeste da Argentina. Trata-se de uma atividade pedagógica, voltada à produção de material de ensino para trabalhar o passado pré-hispânico no espaço escolar. Tal proposta integrou conhecimentos ancestrais e científicos, e as tecnologias da informação e comunicação (TICs). A partir dessa experiência, foram formuladas perguntas e reflexões sobre o papel da arqueologia na construção de discursos sobre o passado em um contexto complexo, no qual estão entrelaçadas ativações patrimoniais, mediação científica, surgimento de identidades étnicas e reconfiguração de territórios. |
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Una experiencia de arqueología pública y colaboración intercultural en el sector septentrional de ArgentinaArqueología pública. Colaboração intercultural. Noroeste argentinoPode-se entender a Arqueologia Pública como espaço de desenvolvimento de propostas educacionais que contribuem para a geração de conhecimento sobre o passado, a partir de uma perspectiva multivocal. Neste trabalho, compartilhamos uma experiência de Arqueologia Pública e colaboração intercultural, realizado numa comunidade do Noroeste da Argentina. Trata-se de uma atividade pedagógica, voltada à produção de material de ensino para trabalhar o passado pré-hispânico no espaço escolar. Tal proposta integrou conhecimentos ancestrais e científicos, e as tecnologias da informação e comunicação (TICs). A partir dessa experiência, foram formuladas perguntas e reflexões sobre o papel da arqueologia na construção de discursos sobre o passado em um contexto complexo, no qual estão entrelaçadas ativações patrimoniais, mediação científica, surgimento de identidades étnicas e reconfiguração de territórios.Universidade Estadual de Campinas2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/863563710.20396/rap.v8i2.8635637Revista Arqueologia Pública; Vol. 8 No. 2[10] (2014): Dossiê: Arqueologia da Repressão; 26-43Revista Arqueologia Pública; Vol. 8 Núm. 2[10] (2014): Dossiê: Arqueologia da Repressão; 26-43Revista Arqueologia Pública; v. 8 n. 2[10] (2014): Dossiê: Arqueologia da Repressão; 26-432237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635637/3374Copyright (c) 2014 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro, Mónica2018-02-02T11:59:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635637Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-02-02T11:59:21Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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