Uma ruína, duas histórias: uma breve análise sobre a pequena ruína da TekoáTavaí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8641299 |
Resumo: | A partir dos dados etnográficos obtidos na aldeia Mbyá-Guarani chamada TekoáTavaí, localizada no município de Cristal, estado do Rio Grande do Sul, realizou- se uma análise a respeito da convivência e sobreposição de historicidades distintas intermediadas por um elemento da paisagem que serve como “símbolo material” para doisgrupos que dividem a paisagem em questão: a brasileira, e a Mbyá-Guarani. Este “símbolo material” se constitui de uma ruína de uma casa que é interpretada de diferentes maneiras a depender da perspectiva cultural. A proposta deste artigo é a de mostrar que um “símbolo material” inserido na paisagem assume tanto um caráter cívico, ligado a eventos históricos, quanto um caráter religioso relacionado a eventos míticos e, assim, pode ser integrado a duas formas diferentes de estruturas de entendimento histórico. |
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Uma ruína, duas histórias: uma breve análise sobre a pequena ruína da TekoáTavaíMbyá-Guarani. Ruína. Historicidade. Mitologia. Paisagem.A partir dos dados etnográficos obtidos na aldeia Mbyá-Guarani chamada TekoáTavaí, localizada no município de Cristal, estado do Rio Grande do Sul, realizou- se uma análise a respeito da convivência e sobreposição de historicidades distintas intermediadas por um elemento da paisagem que serve como “símbolo material” para doisgrupos que dividem a paisagem em questão: a brasileira, e a Mbyá-Guarani. Este “símbolo material” se constitui de uma ruína de uma casa que é interpretada de diferentes maneiras a depender da perspectiva cultural. A proposta deste artigo é a de mostrar que um “símbolo material” inserido na paisagem assume tanto um caráter cívico, ligado a eventos históricos, quanto um caráter religioso relacionado a eventos míticos e, assim, pode ser integrado a duas formas diferentes de estruturas de entendimento histórico. Universidade Estadual de Campinas2015-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/864129910.20396/rap.v9i3.8641299Revista Arqueologia Pública; v. 9 n. 3[13] (2015): Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 1; 157-166Revista Arqueologia Pública; Vol. 9 No. 3[13] (2015): Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 1; 157-166Revista Arqueologia Pública; Vol. 9 Núm. 3[13] (2015): Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 1; 157-1662237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8641299/8857Copyright (c) 2015 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMega, Orestes Jaime2018-02-05T11:39:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8641299Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2022-11-08T14:22:22.387061Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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