Educação Patrimonial para Arqueólogos: Repensando Práticas e Criando Novos Caminhos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8640957 |
Resumo: | Este artigo é sobre um curso de educação patrimonial oferecido para o público em geral que visava apresentar um histórico da educação patrimonial voltada para a arqueologia no Brasil discutindo suas práticas e contextos. Os inscritos foram todos arqueólogos graduados ou pós-graduados. O público possibilitou a análise de questões sobre a interface entre educação e arqueologia. As discussões geraram novas reflexões sobre a gestão do patrimônio arqueológico no Brasil e a necessidade de conhecimentos de educação por parte dos arqueólogos. Dentro da perspectiva da arqueologia pública, a educação patrimonial é parte intrínseca ao processo de pesquisa. A educação nesse sentido tem a função de oferecer ferramentas às pessoas para que elas avaliem as evidências arqueológicas e tirem suas próprias conclusões. |
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Educação Patrimonial para Arqueólogos: Repensando Práticas e Criando Novos CaminhosEducação patrimonial. Arqueologia pública. Museus de arqueologia. Arqueologia de contrato. Formação de arqueólogoseducação patrimonialEste artigo é sobre um curso de educação patrimonial oferecido para o público em geral que visava apresentar um histórico da educação patrimonial voltada para a arqueologia no Brasil discutindo suas práticas e contextos. Os inscritos foram todos arqueólogos graduados ou pós-graduados. O público possibilitou a análise de questões sobre a interface entre educação e arqueologia. As discussões geraram novas reflexões sobre a gestão do patrimônio arqueológico no Brasil e a necessidade de conhecimentos de educação por parte dos arqueólogos. Dentro da perspectiva da arqueologia pública, a educação patrimonial é parte intrínseca ao processo de pesquisa. A educação nesse sentido tem a função de oferecer ferramentas às pessoas para que elas avaliem as evidências arqueológicas e tirem suas próprias conclusões. Universidade Estadual de Campinas2016-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/864095710.20396/rap.v10i3.8640957Revista Arqueologia Pública; Vol. 10 No. 3[17] (2016): Arqueologia e Patrimônio Cultural - parte 2; 22-36Revista Arqueologia Pública; Vol. 10 Núm. 3[17] (2016): Arqueologia e Patrimônio Cultural - parte 2; 22-36Revista Arqueologia Pública; v. 10 n. 3[17] (2016): Arqueologia e Patrimônio Cultural - parte 2; 22-362237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8640957/14462Copyright (c) 2015 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmarante, Cristiane Eugênia2018-02-05T13:17:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640957Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-02-05T13:17:24Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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