"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645764 |
Resumo: | No período entreguerras, em países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, a fotografia passou a ocupar um lugar central nos meios de comunicação de massa, na área da publicidade, na ilustração de livros e na moda. Com a forte demanda de imagens, a profissão de fotógrafo estruturou-se e o mercado organizou-se para suprir as necessidades daquele período. Em Paris, especificamente, havia uma grande circulação de imagens, onde uma mesma fotografia poderia transitar entre o documento, a arte e a memória. Desta forma, o artigo é sobre a fotografia "Pêch au harpon", de Pierre Verger, e sua trajetória na Paris dos anos 1930. |
id |
UNICAMP-6_08fdb31eac1163ed2fd8172b86119c46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645764 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografiaFotografia. Período entreguerras. Pierre Verger.No período entreguerras, em países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, a fotografia passou a ocupar um lugar central nos meios de comunicação de massa, na área da publicidade, na ilustração de livros e na moda. Com a forte demanda de imagens, a profissão de fotógrafo estruturou-se e o mercado organizou-se para suprir as necessidades daquele período. Em Paris, especificamente, havia uma grande circulação de imagens, onde uma mesma fotografia poderia transitar entre o documento, a arte e a memória. Desta forma, o artigo é sobre a fotografia "Pêch au harpon", de Pierre Verger, e sua trajetória na Paris dos anos 1930.Universidade Estadual de Campinas2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864576410.20396/resgate.v22i27.8645764Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 22 No. 1 (2014): jan./jun. [27]: Memória das artes, artes da memória; 15-30Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 22 Núm. 1 (2014): jan./jun. [27]: Memória das artes, artes da memória; 15-30Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 22 n. 1 (2014): jan./jun. [27]: Memória das artes, artes da memória; 15-302178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645764/13063Copyright (c) 2016 Iara Cecília Pimentel Roliminfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Iara Cecília Pimentel2017-09-21T09:01:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645764Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-21T09:01:13Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
title |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
spellingShingle |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia Rolim, Iara Cecília Pimentel Fotografia. Período entreguerras. Pierre Verger. |
title_short |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
title_full |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
title_fullStr |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
title_full_unstemmed |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
title_sort |
"Pêche au harpon", a trajetória de uma fotografia |
author |
Rolim, Iara Cecília Pimentel |
author_facet |
Rolim, Iara Cecília Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Iara Cecília Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia. Período entreguerras. Pierre Verger. |
topic |
Fotografia. Período entreguerras. Pierre Verger. |
description |
No período entreguerras, em países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, a fotografia passou a ocupar um lugar central nos meios de comunicação de massa, na área da publicidade, na ilustração de livros e na moda. Com a forte demanda de imagens, a profissão de fotógrafo estruturou-se e o mercado organizou-se para suprir as necessidades daquele período. Em Paris, especificamente, havia uma grande circulação de imagens, onde uma mesma fotografia poderia transitar entre o documento, a arte e a memória. Desta forma, o artigo é sobre a fotografia "Pêch au harpon", de Pierre Verger, e sua trajetória na Paris dos anos 1930. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa analítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645764 10.20396/resgate.v22i27.8645764 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645764 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v22i27.8645764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645764/13063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Iara Cecília Pimentel Rolim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Iara Cecília Pimentel Rolim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 22 No. 1 (2014): jan./jun. [27]: Memória das artes, artes da memória; 15-30 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 22 Núm. 1 (2014): jan./jun. [27]: Memória das artes, artes da memória; 15-30 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 22 n. 1 (2014): jan./jun. [27]: Memória das artes, artes da memória; 15-30 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870409732096 |