Otto Stupakoff e a gênese da fotografia de moda no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648179 |
Resumo: | O presente artigo discute a fotografia de moda no Brasil partindo do depoimento de Otto Stupakoff, que afirma ser de sua autoria a primeira imagem fotográfica de moda realizada no país. Para a construção da reflexão aqui apresentada foram resgatadas três imagens de Stupakoff contidas no acervo do Instituto Moreira Salles (RJ), além de depoimentos do fotógrafo e de terceiros. Também foi investigada a veiculação da fotografia de moda no Brasil via revistas especializadas e traçada uma discussão sobre os aspectos da fotografia de moda como gênero fotográfico. Justifica-se o uso dos depoimentos de Stupakoff sobre a sua contribuição inicial para a fotografia de moda brasileira à luz da história oral, que auxilia na reconstrução de cenário pretéritos e trajetórias individuais. Ainda, as três imagens de Stupakoff foram analisadas levando-se em conta seus aspectos formais e o contexto histórico. |
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Otto Stupakoff e a gênese da fotografia de moda no BrasilRevista de moda. Fotografia de moda. Editorial de moda.O presente artigo discute a fotografia de moda no Brasil partindo do depoimento de Otto Stupakoff, que afirma ser de sua autoria a primeira imagem fotográfica de moda realizada no país. Para a construção da reflexão aqui apresentada foram resgatadas três imagens de Stupakoff contidas no acervo do Instituto Moreira Salles (RJ), além de depoimentos do fotógrafo e de terceiros. Também foi investigada a veiculação da fotografia de moda no Brasil via revistas especializadas e traçada uma discussão sobre os aspectos da fotografia de moda como gênero fotográfico. Justifica-se o uso dos depoimentos de Stupakoff sobre a sua contribuição inicial para a fotografia de moda brasileira à luz da história oral, que auxilia na reconstrução de cenário pretéritos e trajetórias individuais. Ainda, as três imagens de Stupakoff foram analisadas levando-se em conta seus aspectos formais e o contexto histórico.Universidade Estadual de Campinas2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864817910.20396/resgate.v25i1.8648179Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 379-404Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 379-404Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 379-4042178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648179/16652Copyright (c) 2017 Patricia Kiss Spineli, Fernanda Iarossi Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpineli, Patricia KissPinto, Fernanda Iarossi2017-09-14T16:13:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648179Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-14T16:13:26Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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