Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175 |
Resumo: | Baseado nos debates acerca da memória em Maurice Halbwachs e Michael Pollak, esse artigo tem como objetivo central discutir o processo de construção da memória coletiva. Para tanto, será feita a análise do longa-metragem brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003. Ademais, considerando que a questão da identidade é não apenas outro aspecto visível na produção, mas também um fator que interage com a memória de determinado grupo social, caberá uma breve reflexão sobre o conceito. Em relação às memórias e identidades que emergem no filme, entende-se, de antemão, que estes conceitos compõem uma verdadeira polifonia discursiva, em que várias vozes interdependentes podem vir a se harmonizar ou se desarmonizar, criando um dialogismo em torno de uma mesma temática. |
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Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiroNarradores de Javé. Memória. Identidade. Polifonia. Dialogismo.Baseado nos debates acerca da memória em Maurice Halbwachs e Michael Pollak, esse artigo tem como objetivo central discutir o processo de construção da memória coletiva. Para tanto, será feita a análise do longa-metragem brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003. Ademais, considerando que a questão da identidade é não apenas outro aspecto visível na produção, mas também um fator que interage com a memória de determinado grupo social, caberá uma breve reflexão sobre o conceito. Em relação às memórias e identidades que emergem no filme, entende-se, de antemão, que estes conceitos compõem uma verdadeira polifonia discursiva, em que várias vozes interdependentes podem vir a se harmonizar ou se desarmonizar, criando um dialogismo em torno de uma mesma temática.Universidade Estadual de Campinas2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864817510.20396/resgate.v25i1.8648175Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-882178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175/16639Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Araújo Ribeiro, Márcia Manir Miguel Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Júnior, Antônio Carlos AraújoFeitosa, Márcia Manir Miguel2018-07-18T10:45:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648175Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2018-07-18T10:45:18Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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