Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Júnior, Antônio Carlos Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Feitosa, Márcia Manir Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175
Resumo: Baseado nos debates acerca da memória em Maurice Halbwachs e Michael Pollak, esse artigo tem como objetivo central discutir o processo de construção da memória coletiva. Para tanto, será feita a análise do longa-metragem brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003. Ademais, considerando que a questão da identidade é não apenas outro aspecto visível na produção, mas também um fator que interage com a memória de determinado grupo social, caberá uma breve reflexão sobre o conceito. Em relação às memórias e identidades que emergem no filme, entende-se, de antemão, que estes conceitos compõem uma verdadeira polifonia discursiva, em que várias vozes interdependentes podem vir a se harmonizar ou se desarmonizar, criando um dialogismo em torno de uma mesma temática.
id UNICAMP-6_54d86116a8e4d3e7c84d6e0bef35cf15
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648175
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiroNarradores de Javé. Memória. Identidade. Polifonia. Dialogismo.Baseado nos debates acerca da memória em Maurice Halbwachs e Michael Pollak, esse artigo tem como objetivo central discutir o processo de construção da memória coletiva. Para tanto, será feita a análise do longa-metragem brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003. Ademais, considerando que a questão da identidade é não apenas outro aspecto visível na produção, mas também um fator que interage com a memória de determinado grupo social, caberá uma breve reflexão sobre o conceito. Em relação às memórias e identidades que emergem no filme, entende-se, de antemão, que estes conceitos compõem uma verdadeira polifonia discursiva, em que várias vozes interdependentes podem vir a se harmonizar ou se desarmonizar, criando um dialogismo em torno de uma mesma temática.Universidade Estadual de Campinas2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864817510.20396/resgate.v25i1.8648175Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-882178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175/16639Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Araújo Ribeiro, Márcia Manir Miguel Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Júnior, Antônio Carlos AraújoFeitosa, Márcia Manir Miguel2018-07-18T10:45:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648175Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2018-07-18T10:45:18Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
title Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
spellingShingle Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
Ribeiro Júnior, Antônio Carlos Araújo
Narradores de Javé. Memória. Identidade. Polifonia. Dialogismo.
title_short Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
title_full Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
title_fullStr Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
title_full_unstemmed Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
title_sort Narradores de Javé: memórias e identidades polifônicas no cinema brasileiro
author Ribeiro Júnior, Antônio Carlos Araújo
author_facet Ribeiro Júnior, Antônio Carlos Araújo
Feitosa, Márcia Manir Miguel
author_role author
author2 Feitosa, Márcia Manir Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Júnior, Antônio Carlos Araújo
Feitosa, Márcia Manir Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Narradores de Javé. Memória. Identidade. Polifonia. Dialogismo.
topic Narradores de Javé. Memória. Identidade. Polifonia. Dialogismo.
description Baseado nos debates acerca da memória em Maurice Halbwachs e Michael Pollak, esse artigo tem como objetivo central discutir o processo de construção da memória coletiva. Para tanto, será feita a análise do longa-metragem brasileiro Narradores de Javé, produzido em 2003. Ademais, considerando que a questão da identidade é não apenas outro aspecto visível na produção, mas também um fator que interage com a memória de determinado grupo social, caberá uma breve reflexão sobre o conceito. Em relação às memórias e identidades que emergem no filme, entende-se, de antemão, que estes conceitos compõem uma verdadeira polifonia discursiva, em que várias vozes interdependentes podem vir a se harmonizar ou se desarmonizar, criando um dialogismo em torno de uma mesma temática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175
10.20396/resgate.v25i1.8648175
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v25i1.8648175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648175/16639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Araújo Ribeiro, Márcia Manir Miguel Feitosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Antonio Carlos Araújo Ribeiro, Márcia Manir Miguel Feitosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 67-88
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870848036864