Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645805 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição do turismo e da educação não formal nos estudos sobre o patrimônio cultural rural no estado de São Paulo. Foi utilizado uma metodologia de caráter qualitativo com ênfase na metodologia da história oral, em associação com registros em diário de campo e a produção de registros fotográficos dos trabalhos de campo realizados. Conclui-se a importância da discussão do turismo no campo da educação não formal e o uso do patrimônio adquirindo novos sentidos e funcionalidade. O turismo pode ser sem dúvidas uma ferramenta educacional, através de um processo que é, ao mesmo tempo, enriquecedor e prazeroso para o turista, o que o aproxima, sem sombra de dúvida, do campo da educação não formal. |
id |
UNICAMP-6_78fb70c26216511d0169e3ebb7b9dba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645805 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formalPatrimônio. Turismo. Fazendas Históricas. Educação não formalEste artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição do turismo e da educação não formal nos estudos sobre o patrimônio cultural rural no estado de São Paulo. Foi utilizado uma metodologia de caráter qualitativo com ênfase na metodologia da história oral, em associação com registros em diário de campo e a produção de registros fotográficos dos trabalhos de campo realizados. Conclui-se a importância da discussão do turismo no campo da educação não formal e o uso do patrimônio adquirindo novos sentidos e funcionalidade. O turismo pode ser sem dúvidas uma ferramenta educacional, através de um processo que é, ao mesmo tempo, enriquecedor e prazeroso para o turista, o que o aproxima, sem sombra de dúvida, do campo da educação não formal. Universidade Estadual de Campinas2015-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória oral; pesquisa qualitativa.application/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864580510.20396/resgate.v23i30.8645805Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 23 No. 2 (2015): jul./dez. [30]:Dossiê Turismo e Patrimônio Cultural; 43-56Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 23 Núm. 2 (2015): jul./dez. [30]:Dossiê Turismo e Patrimônio Cultural; 43-56Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 23 n. 2 (2015): jul./dez. [30]:Dossiê Turismo e Patrimônio Cultural; 43-562178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645805/13103Copyright (c) 2015 Lívia Morais Garcia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Lívia Morais Garcia2016-12-16T15:25:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645805Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2016-12-16T15:25:25Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
title |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
spellingShingle |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal Lima, Lívia Morais Garcia Patrimônio. Turismo. Fazendas Históricas. Educação não formal |
title_short |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
title_full |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
title_fullStr |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
title_full_unstemmed |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
title_sort |
Patrimônio cultural rural paulista: diálogos entre o turismo e a educação não formal |
author |
Lima, Lívia Morais Garcia |
author_facet |
Lima, Lívia Morais Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lívia Morais Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio. Turismo. Fazendas Históricas. Educação não formal |
topic |
Patrimônio. Turismo. Fazendas Históricas. Educação não formal |
description |
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição do turismo e da educação não formal nos estudos sobre o patrimônio cultural rural no estado de São Paulo. Foi utilizado uma metodologia de caráter qualitativo com ênfase na metodologia da história oral, em associação com registros em diário de campo e a produção de registros fotográficos dos trabalhos de campo realizados. Conclui-se a importância da discussão do turismo no campo da educação não formal e o uso do patrimônio adquirindo novos sentidos e funcionalidade. O turismo pode ser sem dúvidas uma ferramenta educacional, através de um processo que é, ao mesmo tempo, enriquecedor e prazeroso para o turista, o que o aproxima, sem sombra de dúvida, do campo da educação não formal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion História oral; pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645805 10.20396/resgate.v23i30.8645805 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645805 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v23i30.8645805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645805/13103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lívia Morais Garcia Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Lívia Morais Garcia Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 23 No. 2 (2015): jul./dez. [30]:Dossiê Turismo e Patrimônio Cultural; 43-56 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 23 Núm. 2 (2015): jul./dez. [30]:Dossiê Turismo e Patrimônio Cultural; 43-56 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 23 n. 2 (2015): jul./dez. [30]:Dossiê Turismo e Patrimônio Cultural; 43-56 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870468452352 |