A educação no corpo: as torturas da infância. Breve análise dos corpos produzidos pelo patriarcalismo brasileiro na obra "Infância" de Graciliano Ramos
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645600 |
Resumo: | Propomo-nos, neste trabalho, a realizar uma análise dos corpos rpoduzidos pelo patriarcalismo brasileiro, a partir da obra Infância de Graciliano Ramos. Trabalhando nas interfaces entre a história cultural, a antropologia e a linguagem, pretendemos focalizar a pedagogia sádica, através da qual os signos do patriarcalismo, baseados na distância entre o menino e o homem - distância em termos de condição humana - inscreveram-se nos corpos de pais e filhos, tanto como práticas de assujeitamento quanto de resistência ao aniquilimento. Como nos interessa uma aproximação da materialização dessa pedagogia nas relações sociais vividas, optamos pela literatura como documento. |
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A educação no corpo: as torturas da infância. Breve análise dos corpos produzidos pelo patriarcalismo brasileiro na obra "Infância" de Graciliano RamosCorpo. Educação. Patriarcalismo.Propomo-nos, neste trabalho, a realizar uma análise dos corpos rpoduzidos pelo patriarcalismo brasileiro, a partir da obra Infância de Graciliano Ramos. Trabalhando nas interfaces entre a história cultural, a antropologia e a linguagem, pretendemos focalizar a pedagogia sádica, através da qual os signos do patriarcalismo, baseados na distância entre o menino e o homem - distância em termos de condição humana - inscreveram-se nos corpos de pais e filhos, tanto como práticas de assujeitamento quanto de resistência ao aniquilimento. Como nos interessa uma aproximação da materialização dessa pedagogia nas relações sociais vividas, optamos pela literatura como documento.Universidade Estadual de Campinas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864560010.20396/resgate.v11i12.8645600Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 11 No. 1 (2003): jan./dez. [12]: Caminhos múltiplos; 85-100Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 11 Núm. 1 (2003): jan./dez. [12]: Caminhos múltiplos; 85-100Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 11 n. 1 (2003): jan./dez. [12]: Caminhos múltiplos; 85-1002178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645600/12900Copyright (c) 2016 Roseli Aparecida Cação Fontana, Ana Lúcia Guedes Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontana, Roseli Aparecida CaçãoPinto, Ana Lúcia Guedes2017-08-31T13:13:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645600Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-08-31T13:13:36Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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