Imagens visuais em livros didáticos de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721 |
Resumo: | As imagens visuais - ou as chamadas “ilustrações”- presentes nos manuais didáticos têm sido lidas de diferentes maneiras, historicamente datadas, na relação direta com diferentes práticas pedagógicas e culturais. Contudo, de uma maneira geral, hoje as iconografias dos livros didáticos aparecem associadas a um texto escrito que procura criar uma formação verbal identificadora da informação não verbal. Para o saber editorial, na contemporaneidade, os textos escritos, quando associados à imagem visual, têm a função de limitar ou dirigir o ato de leitura para uma dada interpretação sobre as iconografias. Em nossos estudos sobre os livros didáticos produzidos no Brasil, sobretudo no período de 1970 a 2000, percebemos que esta forma escolar e editorial de apresentação dos conteúdos foi sendo construída historicamente na relação com as culturas escolares e os diferentes saberes relacionados à produção e à recepção de veículos de informação impressa. |
id |
UNICAMP-6_7de7117d98a3d9205d92a0c545da41f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645721 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens visuais em livros didáticos de HistóriaCombates & RituaisAs imagens visuais - ou as chamadas “ilustrações”- presentes nos manuais didáticos têm sido lidas de diferentes maneiras, historicamente datadas, na relação direta com diferentes práticas pedagógicas e culturais. Contudo, de uma maneira geral, hoje as iconografias dos livros didáticos aparecem associadas a um texto escrito que procura criar uma formação verbal identificadora da informação não verbal. Para o saber editorial, na contemporaneidade, os textos escritos, quando associados à imagem visual, têm a função de limitar ou dirigir o ato de leitura para uma dada interpretação sobre as iconografias. Em nossos estudos sobre os livros didáticos produzidos no Brasil, sobretudo no período de 1970 a 2000, percebemos que esta forma escolar e editorial de apresentação dos conteúdos foi sendo construída historicamente na relação com as culturas escolares e os diferentes saberes relacionados à produção e à recepção de veículos de informação impressa.Universidade Estadual de Campinas2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864572110.20396/resgate.v19i22.8645721Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 68-76Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 68-76Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 68-762178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721/13021Copyright (c) 2016 João Batista G. Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, João Batista2017-09-19T13:16:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645721Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-19T13:16:40Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
title |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
spellingShingle |
Imagens visuais em livros didáticos de História Bueno, João Batista Combates & Rituais |
title_short |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
title_full |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
title_fullStr |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
title_full_unstemmed |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
title_sort |
Imagens visuais em livros didáticos de História |
author |
Bueno, João Batista |
author_facet |
Bueno, João Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Combates & Rituais |
topic |
Combates & Rituais |
description |
As imagens visuais - ou as chamadas “ilustrações”- presentes nos manuais didáticos têm sido lidas de diferentes maneiras, historicamente datadas, na relação direta com diferentes práticas pedagógicas e culturais. Contudo, de uma maneira geral, hoje as iconografias dos livros didáticos aparecem associadas a um texto escrito que procura criar uma formação verbal identificadora da informação não verbal. Para o saber editorial, na contemporaneidade, os textos escritos, quando associados à imagem visual, têm a função de limitar ou dirigir o ato de leitura para uma dada interpretação sobre as iconografias. Em nossos estudos sobre os livros didáticos produzidos no Brasil, sobretudo no período de 1970 a 2000, percebemos que esta forma escolar e editorial de apresentação dos conteúdos foi sendo construída historicamente na relação com as culturas escolares e os diferentes saberes relacionados à produção e à recepção de veículos de informação impressa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa analítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721 10.20396/resgate.v19i22.8645721 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v19i22.8645721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645721/13021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 João Batista G. Bueno info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 João Batista G. Bueno |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 68-76 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 68-76 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 68-76 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870074187776 |