Entre a crítica, o público e o autor: construção de sentido e crítica social em Brave New World de Aldous Huxley
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645777 |
Resumo: | Esse trabalho tem como principal objetivo discutir o projeto estético criado por Aldous Huxley em seus romances distópicos, especialmente em "Brave New World", primeiramente publicado em 1932. A partir da comparação com alguns outros romances distópicos do mesmo período, pretendemos demonstrar como parece haver na obra de Huxley um projeto estético que se situa entre a crítica especializada, seu público e a representação de si mesmo como alguém apto a prognosticar o futuro por meio de seu romance. Ao abordarmos a questão da morte no interior da trama ficcional, pretendemos apresentar ao leitor como esse prognóstico tenta validar-se, com mais ou menos sucesso, diante de seu público como o futuro a ser encarado pelos homens e mulheres das próximas gerações. |
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Entre a crítica, o público e o autor: construção de sentido e crítica social em Brave New World de Aldous HuxleyAldous Huxley. Distopia. Morte.Esse trabalho tem como principal objetivo discutir o projeto estético criado por Aldous Huxley em seus romances distópicos, especialmente em "Brave New World", primeiramente publicado em 1932. A partir da comparação com alguns outros romances distópicos do mesmo período, pretendemos demonstrar como parece haver na obra de Huxley um projeto estético que se situa entre a crítica especializada, seu público e a representação de si mesmo como alguém apto a prognosticar o futuro por meio de seu romance. Ao abordarmos a questão da morte no interior da trama ficcional, pretendemos apresentar ao leitor como esse prognóstico tenta validar-se, com mais ou menos sucesso, diante de seu público como o futuro a ser encarado pelos homens e mulheres das próximas gerações.Universidade Estadual de Campinas2015-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLiteratura Comparadaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864577710.20396/resgate.v22i28.8645777Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 22 No. 2 (2014): jul./dez. [28]:Dossiê História Pública; 37-46Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 22 Núm. 2 (2014): jul./dez. [28]:Dossiê História Pública; 37-46Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 22 n. 2 (2014): jul./dez. [28]:Dossiê História Pública; 37-462178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645777/13076Copyright (c) 2015 RESGATE - Revista Interdisciplinar de Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Rafael da Cunha Duarte2017-09-21T10:03:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645777Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-21T10:03:57Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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