Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luersen, Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156
Resumo: O texto reflete sobre a diluição dos limites entre os discursos de matriz histórica e ficcional, que passam a ser considerados pertencentes a um mesmo regime de verdade a partir dos movimentos de revisão crítica da história. Situadas essas questões, o artigo propõe a análise de discursos curatoriais ligados à arte efêmera – a exposição Vestígios: memória e registro de performance e site specific, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014 e o projeto que fundamenta a exposição Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark: da obra ao acontecimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006 – para mostrar como vêm sendo repensadas as formas de apresentação desse tipo de produção, no entrecruzamento entre a história e as histórias.
id UNICAMP-6_c74bb0b6090bf5e6529d85a2fa7c71b8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648156
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmeraVestígios. Discurso histórico. Arte efêmera.O texto reflete sobre a diluição dos limites entre os discursos de matriz histórica e ficcional, que passam a ser considerados pertencentes a um mesmo regime de verdade a partir dos movimentos de revisão crítica da história. Situadas essas questões, o artigo propõe a análise de discursos curatoriais ligados à arte efêmera – a exposição Vestígios: memória e registro de performance e site specific, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014 e o projeto que fundamenta a exposição Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark: da obra ao acontecimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006 – para mostrar como vêm sendo repensadas as formas de apresentação desse tipo de produção, no entrecruzamento entre a história e as histórias.Universidade Estadual de Campinas2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864815610.20396/resgate.v25i1.8648156Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-662178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156/16638Copyright (c) 2017 Paula Luerseninfo:eu-repo/semantics/openAccessLuersen, Paula2017-09-18T09:40:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648156Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-18T09:40:38Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
title Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
spellingShingle Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
Luersen, Paula
Vestígios. Discurso histórico. Arte efêmera.
title_short Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
title_full Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
title_fullStr Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
title_full_unstemmed Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
title_sort Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
author Luersen, Paula
author_facet Luersen, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luersen, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Vestígios. Discurso histórico. Arte efêmera.
topic Vestígios. Discurso histórico. Arte efêmera.
description O texto reflete sobre a diluição dos limites entre os discursos de matriz histórica e ficcional, que passam a ser considerados pertencentes a um mesmo regime de verdade a partir dos movimentos de revisão crítica da história. Situadas essas questões, o artigo propõe a análise de discursos curatoriais ligados à arte efêmera – a exposição Vestígios: memória e registro de performance e site specific, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014 e o projeto que fundamenta a exposição Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark: da obra ao acontecimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006 – para mostrar como vêm sendo repensadas as formas de apresentação desse tipo de produção, no entrecruzamento entre a história e as histórias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156
10.20396/resgate.v25i1.8648156
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v25i1.8648156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156/16638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paula Luersen
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paula Luersen
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870837551104