Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156 |
Resumo: | O texto reflete sobre a diluição dos limites entre os discursos de matriz histórica e ficcional, que passam a ser considerados pertencentes a um mesmo regime de verdade a partir dos movimentos de revisão crítica da história. Situadas essas questões, o artigo propõe a análise de discursos curatoriais ligados à arte efêmera – a exposição Vestígios: memória e registro de performance e site specific, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014 e o projeto que fundamenta a exposição Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark: da obra ao acontecimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006 – para mostrar como vêm sendo repensadas as formas de apresentação desse tipo de produção, no entrecruzamento entre a história e as histórias. |
id |
UNICAMP-6_c74bb0b6090bf5e6529d85a2fa7c71b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648156 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmeraVestígios. Discurso histórico. Arte efêmera.O texto reflete sobre a diluição dos limites entre os discursos de matriz histórica e ficcional, que passam a ser considerados pertencentes a um mesmo regime de verdade a partir dos movimentos de revisão crítica da história. Situadas essas questões, o artigo propõe a análise de discursos curatoriais ligados à arte efêmera – a exposição Vestígios: memória e registro de performance e site specific, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014 e o projeto que fundamenta a exposição Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark: da obra ao acontecimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006 – para mostrar como vêm sendo repensadas as formas de apresentação desse tipo de produção, no entrecruzamento entre a história e as histórias.Universidade Estadual de Campinas2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864815610.20396/resgate.v25i1.8648156Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-662178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156/16638Copyright (c) 2017 Paula Luerseninfo:eu-repo/semantics/openAccessLuersen, Paula2017-09-18T09:40:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648156Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-18T09:40:38Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
title |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
spellingShingle |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera Luersen, Paula Vestígios. Discurso histórico. Arte efêmera. |
title_short |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
title_full |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
title_fullStr |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
title_full_unstemmed |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
title_sort |
Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera |
author |
Luersen, Paula |
author_facet |
Luersen, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luersen, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vestígios. Discurso histórico. Arte efêmera. |
topic |
Vestígios. Discurso histórico. Arte efêmera. |
description |
O texto reflete sobre a diluição dos limites entre os discursos de matriz histórica e ficcional, que passam a ser considerados pertencentes a um mesmo regime de verdade a partir dos movimentos de revisão crítica da história. Situadas essas questões, o artigo propõe a análise de discursos curatoriais ligados à arte efêmera – a exposição Vestígios: memória e registro de performance e site specific, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014 e o projeto que fundamenta a exposição Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark: da obra ao acontecimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006 – para mostrar como vêm sendo repensadas as formas de apresentação desse tipo de produção, no entrecruzamento entre a história e as histórias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156 10.20396/resgate.v25i1.8648156 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v25i1.8648156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648156/16638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paula Luersen info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Paula Luersen |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 No. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 25 Núm. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 25 n. 1 (2017): jan./jun. [33]: Dossiê Escrita da História; 47-66 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870837551104 |