Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Lucas Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362
Resumo: O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país.   
id UNICAMP-6_e266dac1125dbc47a6549cf4a7c4395e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650362
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileiraFotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora.O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país.   Universidade Estadual de Campinas2018-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/865036210.20396/resgate.v26i2.8650362Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 No. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 Núm. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 26 n. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 1162178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/18727https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19975https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19978https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/20169Copyright (c) 2018 Lucas MENDES MENEZESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Lucas Mendes2018-10-25T09:40:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650362Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2018-10-25T09:40:34Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
title Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
spellingShingle Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
Menezes, Lucas Mendes
Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora.
title_short Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
title_full Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
title_fullStr Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
title_full_unstemmed Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
title_sort Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
author Menezes, Lucas Mendes
author_facet Menezes, Lucas Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Lucas Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora.
topic Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora.
description O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362
10.20396/resgate.v26i2.8650362
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v26i2.8650362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/18727
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19975
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19978
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/20169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Lucas MENDES MENEZES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Lucas MENDES MENEZES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 No. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 Núm. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 26 n. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870896271360