Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362 |
Resumo: | O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país. |
id |
UNICAMP-6_e266dac1125dbc47a6549cf4a7c4395e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650362 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileiraFotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora.O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país. Universidade Estadual de Campinas2018-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/865036210.20396/resgate.v26i2.8650362Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 No. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 Núm. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 26 n. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 1162178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/18727https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19975https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19978https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/20169Copyright (c) 2018 Lucas MENDES MENEZESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Lucas Mendes2018-10-25T09:40:34Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650362Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2018-10-25T09:40:34Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
title |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
spellingShingle |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira Menezes, Lucas Mendes Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora. |
title_short |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
title_full |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
title_fullStr |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
title_full_unstemmed |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
title_sort |
Que seja moderna enquanto dure: a apropriação da fotografia amadora brasileira |
author |
Menezes, Lucas Mendes |
author_facet |
Menezes, Lucas Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Lucas Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora. |
topic |
Fotografia moderna. Arte e fotografia. Fotografia amadora. |
description |
O processo de reconhecimento institucional da geração de fotógrafos amadores brasileiros dos anos 1950 e 1960 se realizou mediante diferentes empreitadas. Se as mostras de Thomaz Farkas (MAM-SP em 1949) e Geraldo de Barros (MASP em 1951) foram fundamentais para a legitimação da fotografia como prática artística no Brasil, apenas nos 1980 esse percurso alcançou a dimensão institucional. Em paralelo, assistiu-se também à entrada de algumas dessas imagens no mercado da arte, através de representação de galerias no Brasil e no exterior. Nos anos 2000, graças a políticas de doação e aquisição, essa geração de fotógrafos passou a compor vários dos principais acervos fotográficos do país. No caso brasileiro, os últimos 30 anos de trabalhos em torno da fotografia conseguiram estabelecer a geração dos fotógrafos amadores do pós-Guerra como algumas das principais personalidades do meio no país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362 10.20396/resgate.v26i2.8650362 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v26i2.8650362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/18727 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19975 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/19978 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8650362/20169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lucas MENDES MENEZES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Lucas MENDES MENEZES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 No. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 26 Núm. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 26 n. 2 (2018): jul./dez. [36]: Dossiê Fotografia, Arte e História na atualidade: relações praticadas; 99 - 116 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216870896271360 |