Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnicel, Amarildo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642
Resumo: Houve um tempo no Brasil em que se afirmava, sem nenhuma fundamentação científica, que quadrinhos causavam lerdeza mental. Havia quem afirmasse que os quadrinhos causavam comportamentos anormais e que levavam crianças a cometer crimes. Professores espalhavam essas histórias temendo que seus alunos trocassem livros por gibir. A mentalidade hoje, felizmente, é outras. Há pesquisas que mostram que as HQs ajudam, e muito, na educação. Crianças que lêem gibis, por exemplo, conseguem ler e interpretar textos com mais facilidade que as crianças que não fazem uso desse recurso.
id UNICAMP-6_ee711639a8d28ea7cfd8c9b75a2f12fa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645642
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aulaEntrevistaHouve um tempo no Brasil em que se afirmava, sem nenhuma fundamentação científica, que quadrinhos causavam lerdeza mental. Havia quem afirmasse que os quadrinhos causavam comportamentos anormais e que levavam crianças a cometer crimes. Professores espalhavam essas histórias temendo que seus alunos trocassem livros por gibir. A mentalidade hoje, felizmente, é outras. Há pesquisas que mostram que as HQs ajudam, e muito, na educação. Crianças que lêem gibis, por exemplo, conseguem ler e interpretar textos com mais facilidade que as crianças que não fazem uso desse recurso.Universidade Estadual de Campinas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864564210.20396/resgate.v14i15.8645642Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 No. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 Núm. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 14 n. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-1042178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642/12942Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicelinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnicel, Amarildo2017-09-06T09:26:10Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645642Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-06T09:26:10Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
title Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
spellingShingle Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
Carnicel, Amarildo
Entrevista
title_short Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
title_full Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
title_fullStr Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
title_full_unstemmed Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
title_sort Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
author Carnicel, Amarildo
author_facet Carnicel, Amarildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnicel, Amarildo
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista
topic Entrevista
description Houve um tempo no Brasil em que se afirmava, sem nenhuma fundamentação científica, que quadrinhos causavam lerdeza mental. Havia quem afirmasse que os quadrinhos causavam comportamentos anormais e que levavam crianças a cometer crimes. Professores espalhavam essas histórias temendo que seus alunos trocassem livros por gibir. A mentalidade hoje, felizmente, é outras. Há pesquisas que mostram que as HQs ajudam, e muito, na educação. Crianças que lêem gibis, por exemplo, conseguem ler e interpretar textos com mais facilidade que as crianças que não fazem uso desse recurso.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642
10.20396/resgate.v14i15.8645642
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v14i15.8645642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642/12942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 No. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 Núm. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 14 n. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216869694603264