Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Resgate (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642 |
Resumo: | Houve um tempo no Brasil em que se afirmava, sem nenhuma fundamentação científica, que quadrinhos causavam lerdeza mental. Havia quem afirmasse que os quadrinhos causavam comportamentos anormais e que levavam crianças a cometer crimes. Professores espalhavam essas histórias temendo que seus alunos trocassem livros por gibir. A mentalidade hoje, felizmente, é outras. Há pesquisas que mostram que as HQs ajudam, e muito, na educação. Crianças que lêem gibis, por exemplo, conseguem ler e interpretar textos com mais facilidade que as crianças que não fazem uso desse recurso. |
id |
UNICAMP-6_ee711639a8d28ea7cfd8c9b75a2f12fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645642 |
network_acronym_str |
UNICAMP-6 |
network_name_str |
Resgate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aulaEntrevistaHouve um tempo no Brasil em que se afirmava, sem nenhuma fundamentação científica, que quadrinhos causavam lerdeza mental. Havia quem afirmasse que os quadrinhos causavam comportamentos anormais e que levavam crianças a cometer crimes. Professores espalhavam essas histórias temendo que seus alunos trocassem livros por gibir. A mentalidade hoje, felizmente, é outras. Há pesquisas que mostram que as HQs ajudam, e muito, na educação. Crianças que lêem gibis, por exemplo, conseguem ler e interpretar textos com mais facilidade que as crianças que não fazem uso desse recurso.Universidade Estadual de Campinas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864564210.20396/resgate.v14i15.8645642Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 No. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 Núm. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 14 n. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-1042178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642/12942Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicelinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnicel, Amarildo2017-09-06T09:26:10Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645642Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-06T09:26:10Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
title |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
spellingShingle |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula Carnicel, Amarildo Entrevista |
title_short |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
title_full |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
title_fullStr |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
title_sort |
Quadrinhos: os super-heróis invadem a sala de aula |
author |
Carnicel, Amarildo |
author_facet |
Carnicel, Amarildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnicel, Amarildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista |
topic |
Entrevista |
description |
Houve um tempo no Brasil em que se afirmava, sem nenhuma fundamentação científica, que quadrinhos causavam lerdeza mental. Havia quem afirmasse que os quadrinhos causavam comportamentos anormais e que levavam crianças a cometer crimes. Professores espalhavam essas histórias temendo que seus alunos trocassem livros por gibir. A mentalidade hoje, felizmente, é outras. Há pesquisas que mostram que as HQs ajudam, e muito, na educação. Crianças que lêem gibis, por exemplo, conseguem ler e interpretar textos com mais facilidade que as crianças que não fazem uso desse recurso. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642 10.20396/resgate.v14i15.8645642 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642 |
identifier_str_mv |
10.20396/resgate.v14i15.8645642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645642/12942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 No. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 14 Núm. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104 Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 14 n. 1 (2006): jan./dez. [15]: Memória e espaços urbanos; 95-104 2178-3284 reponame:Resgate (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Resgate (Online) |
collection |
Resgate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||resgate@unicamp.br |
_version_ |
1800216869694603264 |