Tradução anotada da introdução (M 1. 1-40) do Contra os Professores (M 1-6) de Sexto Empírico: argumentação geral contra a existência do ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prezotto, Joseane Mara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phaos (Online)
Texto Completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5716
Resumo: Tradução anotada da introdução (M 1. 1-40) - ou parte inicial - do Contra os Professores, incluída no primeiro livro: Contra os Gramáticos, escrito pelo filósofo cético Sexto Empírico (II d.C). O filósofo expõe, nesse momento, um ataque geral contra as disciplinas por meio do que lhes é comum, i.e., os elementos essenciais do ensino: conteúdo, método, aluno e professor (os dois últimos atacados em conjunto). As aporias aqui direcionadas de forma generalizada às disciplinas do ciclo (enkuklia mathemata) valem-se de paradoxos comuns desde a Primeira Sofística, e foram em outras obras sextianas (M 11. 170ss; PH 3. 239ss) desenvolvidas contra o ensino da ‘arte de viver’ (tekhne peri ton bion) dos estoicos. As notas da tradução buscam esclarecer questões subjacentes ao argumento sextiano, justificar nossas escolhas tradutórias e disponibilizar informações que viabilizem traçar paralelos entre a passagem em questão e outras obras do autor ou do período.
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