Cesura e música nas odes sáficas de Horácio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Alfredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phaos (Online)
Texto Completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752
Resumo: Notoriamente, a estrofe sáfica é composta pela justaposição de três hendecassílabos sáficos, sendo o último arrematado por um adoneu. Na composição da estrofe sáfica, Horácio assume preferências prosódicas mais estritas do que seu modelo eólio – do qual nos restam fragmentos de Safo e Alceu. Segundo defende Luigi Rossi: 2009, os quatro livros de odes de Horácio parecem ter sido elaborados para a leitura, e nisso se diferenciam dos modelos arcaicos, compostos para a execução musical. O ponto fulcral da teoria do estudioso é a análise estatística da incidência de cesuras ao longo de três fases – quinquenais – da produção do poeta. Levanto aqui alguns aspectos das cesuras na estrofe sáfica horaciana que podem alterar algo da percepção dessa teoria.
id UNICAMP-7_51ee82d6ad8c8f8c2e05d011e846a90b
oai_identifier_str oai:revistas.iel.unicamp.br:article/5752
network_acronym_str UNICAMP-7
network_name_str Phaos (Online)
repository_id_str
spelling Cesura e música nas odes sáficas de HorácioEstrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música.MétricaNotoriamente, a estrofe sáfica é composta pela justaposição de três hendecassílabos sáficos, sendo o último arrematado por um adoneu. Na composição da estrofe sáfica, Horácio assume preferências prosódicas mais estritas do que seu modelo eólio – do qual nos restam fragmentos de Safo e Alceu. Segundo defende Luigi Rossi: 2009, os quatro livros de odes de Horácio parecem ter sido elaborados para a leitura, e nisso se diferenciam dos modelos arcaicos, compostos para a execução musical. O ponto fulcral da teoria do estudioso é a análise estatística da incidência de cesuras ao longo de três fases – quinquenais – da produção do poeta. Levanto aqui alguns aspectos das cesuras na estrofe sáfica horaciana que podem alterar algo da percepção dessa teoria.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 17 No. 1 (2017)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 17 n. 1 (2017)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752/5992Rezende, Alfredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-26T14:38:11Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/5752Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2017-10-26T14:38:11Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
title Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
spellingShingle Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
Rezende, Alfredo
Estrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música.
Métrica
title_short Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
title_full Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
title_fullStr Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
title_full_unstemmed Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
title_sort Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
author Rezende, Alfredo
author_facet Rezende, Alfredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Estrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música.
Métrica
topic Estrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música.
Métrica
description Notoriamente, a estrofe sáfica é composta pela justaposição de três hendecassílabos sáficos, sendo o último arrematado por um adoneu. Na composição da estrofe sáfica, Horácio assume preferências prosódicas mais estritas do que seu modelo eólio – do qual nos restam fragmentos de Safo e Alceu. Segundo defende Luigi Rossi: 2009, os quatro livros de odes de Horácio parecem ter sido elaborados para a leitura, e nisso se diferenciam dos modelos arcaicos, compostos para a execução musical. O ponto fulcral da teoria do estudioso é a análise estatística da incidência de cesuras ao longo de três fases – quinquenais – da produção do poeta. Levanto aqui alguns aspectos das cesuras na estrofe sáfica horaciana que podem alterar algo da percepção dessa teoria.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752
url https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752/5992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
dc.source.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 17 No. 1 (2017)
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 17 n. 1 (2017)
2526-8058
1676-3076
reponame:Phaos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Phaos (Online)
collection Phaos (Online)
repository.name.fl_str_mv Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216932534714368