Cesura e música nas odes sáficas de Horácio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752 |
Resumo: | Notoriamente, a estrofe sáfica é composta pela justaposição de três hendecassílabos sáficos, sendo o último arrematado por um adoneu. Na composição da estrofe sáfica, Horácio assume preferências prosódicas mais estritas do que seu modelo eólio – do qual nos restam fragmentos de Safo e Alceu. Segundo defende Luigi Rossi: 2009, os quatro livros de odes de Horácio parecem ter sido elaborados para a leitura, e nisso se diferenciam dos modelos arcaicos, compostos para a execução musical. O ponto fulcral da teoria do estudioso é a análise estatística da incidência de cesuras ao longo de três fases – quinquenais – da produção do poeta. Levanto aqui alguns aspectos das cesuras na estrofe sáfica horaciana que podem alterar algo da percepção dessa teoria. |
id |
UNICAMP-7_51ee82d6ad8c8f8c2e05d011e846a90b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.iel.unicamp.br:article/5752 |
network_acronym_str |
UNICAMP-7 |
network_name_str |
Phaos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cesura e música nas odes sáficas de HorácioEstrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música.MétricaNotoriamente, a estrofe sáfica é composta pela justaposição de três hendecassílabos sáficos, sendo o último arrematado por um adoneu. Na composição da estrofe sáfica, Horácio assume preferências prosódicas mais estritas do que seu modelo eólio – do qual nos restam fragmentos de Safo e Alceu. Segundo defende Luigi Rossi: 2009, os quatro livros de odes de Horácio parecem ter sido elaborados para a leitura, e nisso se diferenciam dos modelos arcaicos, compostos para a execução musical. O ponto fulcral da teoria do estudioso é a análise estatística da incidência de cesuras ao longo de três fases – quinquenais – da produção do poeta. Levanto aqui alguns aspectos das cesuras na estrofe sáfica horaciana que podem alterar algo da percepção dessa teoria.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 17 No. 1 (2017)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 17 n. 1 (2017)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752/5992Rezende, Alfredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-26T14:38:11Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/5752Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2017-10-26T14:38:11Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
title |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
spellingShingle |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio Rezende, Alfredo Estrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música. Métrica |
title_short |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
title_full |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
title_fullStr |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
title_full_unstemmed |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
title_sort |
Cesura e música nas odes sáficas de Horácio |
author |
Rezende, Alfredo |
author_facet |
Rezende, Alfredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Alfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música. Métrica |
topic |
Estrofe sáfica. Hendecassílabo. Cesura. Sinafia. Música. Métrica |
description |
Notoriamente, a estrofe sáfica é composta pela justaposição de três hendecassílabos sáficos, sendo o último arrematado por um adoneu. Na composição da estrofe sáfica, Horácio assume preferências prosódicas mais estritas do que seu modelo eólio – do qual nos restam fragmentos de Safo e Alceu. Segundo defende Luigi Rossi: 2009, os quatro livros de odes de Horácio parecem ter sido elaborados para a leitura, e nisso se diferenciam dos modelos arcaicos, compostos para a execução musical. O ponto fulcral da teoria do estudioso é a análise estatística da incidência de cesuras ao longo de três fases – quinquenais – da produção do poeta. Levanto aqui alguns aspectos das cesuras na estrofe sáfica horaciana que podem alterar algo da percepção dessa teoria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752 |
url |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5752/5992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 17 No. 1 (2017) PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 17 n. 1 (2017) 2526-8058 1676-3076 reponame:Phaos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Phaos (Online) |
collection |
Phaos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216932534714368 |