Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilson José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phaos (Online)
Texto Completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5195
Resumo: Neste artigo, estudamos, crítica e comparativamente, dois livros (X-XI) do De re rustica – tratado técnico sobre a atividade rural em Roma antiga –, de Lúcio Moderato Columela (agrônomo romano do séc. I d.C.), do ponto de vista da construção dos textos, dos significados particulares do caráter de ensinamento e da abordagem de temas vários vinculados à organização do conteúdo instrucional. O ponto de partida do estudo é a conexão temático-intertextual entre eles. O livro X, sobre a horticultura, é um poema didático idealizado como uma espécie de complemento às Geórgicas IV (sobre a apicultura) de Virgílio. Esse livro, por ser o único no conjunto do De re rustica a ter sido escrito em versos, ocupa lugar especial na obra; além disso, ele é reescrito em prosa, no capítulo 3 do livro subsequente (XI), gerando assim uma versão genericamente distinta (tratado técnico) do poema. Tal reformulação teve por objetivo completar a unidade semântico-formal da totalidade da obra técnica e desenvolver com pormenores questões que, em versos, não poderiam ser tratadas de modo conveniente às necessidades do apropriado tratamento técnico do assunto.
id UNICAMP-7_5370b25d04e6c3a5bef49645fdafc2f9
oai_identifier_str oai:revistas.iel.unicamp.br:article/5195
network_acronym_str UNICAMP-7
network_name_str Phaos (Online)
repository_id_str
spelling Linguagem poética e técnica no De re rustica de ColumelaLiteratura agrária romana. De re rustica. poesia didática. Tratado técnico.Estudos ClássicosNeste artigo, estudamos, crítica e comparativamente, dois livros (X-XI) do De re rustica – tratado técnico sobre a atividade rural em Roma antiga –, de Lúcio Moderato Columela (agrônomo romano do séc. I d.C.), do ponto de vista da construção dos textos, dos significados particulares do caráter de ensinamento e da abordagem de temas vários vinculados à organização do conteúdo instrucional. O ponto de partida do estudo é a conexão temático-intertextual entre eles. O livro X, sobre a horticultura, é um poema didático idealizado como uma espécie de complemento às Geórgicas IV (sobre a apicultura) de Virgílio. Esse livro, por ser o único no conjunto do De re rustica a ter sido escrito em versos, ocupa lugar especial na obra; além disso, ele é reescrito em prosa, no capítulo 3 do livro subsequente (XI), gerando assim uma versão genericamente distinta (tratado técnico) do poema. Tal reformulação teve por objetivo completar a unidade semântico-formal da totalidade da obra técnica e desenvolver com pormenores questões que, em versos, não poderiam ser tratadas de modo conveniente às necessidades do apropriado tratamento técnico do assunto.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5195PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 15 (2015)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 15 (2015)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5195/5707Santos, Gilson Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:00:35Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/5195Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:00:35Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
title Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
spellingShingle Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
Santos, Gilson José
Literatura agrária romana. De re rustica. poesia didática. Tratado técnico.
Estudos Clássicos
title_short Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
title_full Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
title_fullStr Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
title_full_unstemmed Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
title_sort Linguagem poética e técnica no De re rustica de Columela
author Santos, Gilson José
author_facet Santos, Gilson José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilson José
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura agrária romana. De re rustica. poesia didática. Tratado técnico.
Estudos Clássicos
topic Literatura agrária romana. De re rustica. poesia didática. Tratado técnico.
Estudos Clássicos
description Neste artigo, estudamos, crítica e comparativamente, dois livros (X-XI) do De re rustica – tratado técnico sobre a atividade rural em Roma antiga –, de Lúcio Moderato Columela (agrônomo romano do séc. I d.C.), do ponto de vista da construção dos textos, dos significados particulares do caráter de ensinamento e da abordagem de temas vários vinculados à organização do conteúdo instrucional. O ponto de partida do estudo é a conexão temático-intertextual entre eles. O livro X, sobre a horticultura, é um poema didático idealizado como uma espécie de complemento às Geórgicas IV (sobre a apicultura) de Virgílio. Esse livro, por ser o único no conjunto do De re rustica a ter sido escrito em versos, ocupa lugar especial na obra; além disso, ele é reescrito em prosa, no capítulo 3 do livro subsequente (XI), gerando assim uma versão genericamente distinta (tratado técnico) do poema. Tal reformulação teve por objetivo completar a unidade semântico-formal da totalidade da obra técnica e desenvolver com pormenores questões que, em versos, não poderiam ser tratadas de modo conveniente às necessidades do apropriado tratamento técnico do assunto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5195
url https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5195/5707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
dc.source.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 15 (2015)
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 15 (2015)
2526-8058
1676-3076
reponame:Phaos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Phaos (Online)
collection Phaos (Online)
repository.name.fl_str_mv Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216932514791424