Discrepâncias narrativas internas em Homero: Teoclímeno “corrige” Telêmaco (Odisseia 15, 152-65)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/3900 |
Resumo: | Neste artigo, defende-se a utilidade analítica da noção de “discrepância narrativa interna” para discutir-se a performance da épica homérica na Grécia Arcaica. Ela é definida como um tipo de curto-circuito narrativo, pleno de sentido, provocado por uma discordância clara e distinta entre as vozes de Homero e de uma personagem: a segunda versão do evento é narrado por uma personagem que esteve presente no evento tal como narrado anteriormente pela voz de Homero. Se o receptor percebe a discrepância então ele espelha as próprias personagens do poema que são ouvintes afiados e também, geralmente, eficientes sujeitos de performance de discursos. A discussão será exemplificada por uma interpretação minuciosa do presságio que Teoclímeno narra para Penélope e Telêmaco no canto 17 da Odisseia. |
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Discrepâncias narrativas internas em Homero: Teoclímeno “corrige” Telêmaco (Odisseia 15, 152-65)Homer. Odyssey. Oral poetry. Narrative discrepancy. Theoclymenus.Língua clássicaNeste artigo, defende-se a utilidade analítica da noção de “discrepância narrativa interna” para discutir-se a performance da épica homérica na Grécia Arcaica. Ela é definida como um tipo de curto-circuito narrativo, pleno de sentido, provocado por uma discordância clara e distinta entre as vozes de Homero e de uma personagem: a segunda versão do evento é narrado por uma personagem que esteve presente no evento tal como narrado anteriormente pela voz de Homero. Se o receptor percebe a discrepância então ele espelha as próprias personagens do poema que são ouvintes afiados e também, geralmente, eficientes sujeitos de performance de discursos. A discussão será exemplificada por uma interpretação minuciosa do presságio que Teoclímeno narra para Penélope e Telêmaco no canto 17 da Odisseia.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2013-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/3900PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 11 (2011)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 11 (2011)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/3900/3548Werner, Christianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:11:40Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/3900Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:11:40Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Neste artigo, defende-se a utilidade analítica da noção de “discrepância narrativa interna” para discutir-se a performance da épica homérica na Grécia Arcaica. Ela é definida como um tipo de curto-circuito narrativo, pleno de sentido, provocado por uma discordância clara e distinta entre as vozes de Homero e de uma personagem: a segunda versão do evento é narrado por uma personagem que esteve presente no evento tal como narrado anteriormente pela voz de Homero. Se o receptor percebe a discrepância então ele espelha as próprias personagens do poema que são ouvintes afiados e também, geralmente, eficientes sujeitos de performance de discursos. A discussão será exemplificada por uma interpretação minuciosa do presságio que Teoclímeno narra para Penélope e Telêmaco no canto 17 da Odisseia. |
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