Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velho, Léa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Inovação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649000
Resumo: Chris Freeman foi o primeiro professor que tive quando cheguei ao Science Policy Research Unit (SPRU), em agosto de 1981, para cursar o doutorado. Entretanto, a disciplina que eu fazia com ele, intitulada History, Philosophy and Perspectives of Science, não era em nível de pós-graduação, mas sim oferecida aos estudantes de primeiro ano de graduação em ciências – química, física e biologia – da Universidade de Sussex, Inglaterra. Durante duas horas por semana, Chris Freeman falava a um auditório com mais de 200 alunos sobre as relações entre ciência e sociedade ao longo da história e em como pensava que seria possível construir essa relação no futuro, de modo que o mundo se tornasse mais justo e um lugar melhor para se viver. As aulas de graduação de Chris eram famosas na Universidade de Sussex, atraindo todos os estudantes de doutorado que chegavam ao SPRU. Logo entendi a razão para essa fama: a qualidade das suas aulas, a incrível combinação de erudição com total ausência de arrogância e a capacidade de ilustrar argumentos cristalinos com casos do mundo “real” e corrente prendiam a atenção e o interesse de todos. Em meio a silêncio absoluto e sem qualquer tipo de nota ou dispositivo, Chris expunha a narrativa que havia resultado de suas reflexões a respeito da extensa e variada literatura sobre os temas tratados, assim como de suas próprias pesquisas. Nesse processo, ficava clara sua posição antielitista no sentido estrito e amplo do termo, algo que certamente fazia parte de suas convicções políticas.
id UNICAMP-9_4bda8fd8303ffef4e48be29b06d00f22
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649000
network_acronym_str UNICAMP-9
network_name_str Revista Brasileira de Inovação (Online)
repository_id_str
spelling Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of InnovationApresentaçãoChris Freeman foi o primeiro professor que tive quando cheguei ao Science Policy Research Unit (SPRU), em agosto de 1981, para cursar o doutorado. Entretanto, a disciplina que eu fazia com ele, intitulada History, Philosophy and Perspectives of Science, não era em nível de pós-graduação, mas sim oferecida aos estudantes de primeiro ano de graduação em ciências – química, física e biologia – da Universidade de Sussex, Inglaterra. Durante duas horas por semana, Chris Freeman falava a um auditório com mais de 200 alunos sobre as relações entre ciência e sociedade ao longo da história e em como pensava que seria possível construir essa relação no futuro, de modo que o mundo se tornasse mais justo e um lugar melhor para se viver. As aulas de graduação de Chris eram famosas na Universidade de Sussex, atraindo todos os estudantes de doutorado que chegavam ao SPRU. Logo entendi a razão para essa fama: a qualidade das suas aulas, a incrível combinação de erudição com total ausência de arrogância e a capacidade de ilustrar argumentos cristalinos com casos do mundo “real” e corrente prendiam a atenção e o interesse de todos. Em meio a silêncio absoluto e sem qualquer tipo de nota ou dispositivo, Chris expunha a narrativa que havia resultado de suas reflexões a respeito da extensa e variada literatura sobre os temas tratados, assim como de suas próprias pesquisas. Nesse processo, ficava clara sua posição antielitista no sentido estrito e amplo do termo, algo que certamente fazia parte de suas convicções políticas.Universidade Estadual de Campinas2010-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/864900010.20396/rbi.v9i2.8649000Revista Brasileira de Inovação; Vol. 9 No. 2 (2010): jul./dez.; 215-230Revista Brasileira de Inovação; Vol. 9 Núm. 2 (2010): jul./dez.; 215-230Revista Brasileira de Inovação; v. 9 n. 2 (2010): jul./dez.; 215-2302178-2822reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649000/15547Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVelho, Léa2017-06-02T09:56:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649000Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbiPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/oai||rbi@ige.unicamp.br2178-28221677-2504opendoar:2017-06-02T09:56:25Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
title Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
spellingShingle Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
Velho, Léa
Apresentação
title_short Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
title_full Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
title_fullStr Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
title_full_unstemmed Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
title_sort Apresentação: Christopher Freeman - The Determinants of Innovation
author Velho, Léa
author_facet Velho, Léa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velho, Léa
dc.subject.por.fl_str_mv Apresentação
topic Apresentação
description Chris Freeman foi o primeiro professor que tive quando cheguei ao Science Policy Research Unit (SPRU), em agosto de 1981, para cursar o doutorado. Entretanto, a disciplina que eu fazia com ele, intitulada History, Philosophy and Perspectives of Science, não era em nível de pós-graduação, mas sim oferecida aos estudantes de primeiro ano de graduação em ciências – química, física e biologia – da Universidade de Sussex, Inglaterra. Durante duas horas por semana, Chris Freeman falava a um auditório com mais de 200 alunos sobre as relações entre ciência e sociedade ao longo da história e em como pensava que seria possível construir essa relação no futuro, de modo que o mundo se tornasse mais justo e um lugar melhor para se viver. As aulas de graduação de Chris eram famosas na Universidade de Sussex, atraindo todos os estudantes de doutorado que chegavam ao SPRU. Logo entendi a razão para essa fama: a qualidade das suas aulas, a incrível combinação de erudição com total ausência de arrogância e a capacidade de ilustrar argumentos cristalinos com casos do mundo “real” e corrente prendiam a atenção e o interesse de todos. Em meio a silêncio absoluto e sem qualquer tipo de nota ou dispositivo, Chris expunha a narrativa que havia resultado de suas reflexões a respeito da extensa e variada literatura sobre os temas tratados, assim como de suas próprias pesquisas. Nesse processo, ficava clara sua posição antielitista no sentido estrito e amplo do termo, algo que certamente fazia parte de suas convicções políticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649000
10.20396/rbi.v9i2.8649000
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649000
identifier_str_mv 10.20396/rbi.v9i2.8649000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8649000/15547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Inovação; Vol. 9 No. 2 (2010): jul./dez.; 215-230
Revista Brasileira de Inovação; Vol. 9 Núm. 2 (2010): jul./dez.; 215-230
Revista Brasileira de Inovação; v. 9 n. 2 (2010): jul./dez.; 215-230
2178-2822
reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Brasileira de Inovação (Online)
collection Revista Brasileira de Inovação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbi@ige.unicamp.br
_version_ 1809464308706312192