Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatsch, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Inovação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648958
Resumo: This paper examines patterns of interaction between agents of the agricultural machinery and implements Local Productive Arrangements (LPA) in Rio Grande do Sul (RS), and its influence in the creation, use, and distribution of knowledge. The present work thus offers a contribution to the understanding of interaction processes in LPA, as well as the relation between those processes and the innovation capacity of selected firms. A field research was undertaken. The evidence gathered demonstrates that the local environment is relevant for the development of the learning processes in the LPA of RS. The significance of the local environment turns on the peculiarities of the firms that manufacture agricultural machinery (wheel tractors and combines), mechanical traction implements and less complex parts and components. These peculiarities, considering size, source of capital, the technological complexity of product development and the markets targeted, imply distinct learning mechanisms, since sources of knowledge are diversely articulated.
id UNICAMP-9_f819bbf6f39139b7aaa01609578cc026
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648958
network_acronym_str UNICAMP-9
network_name_str Revista Brasileira de Inovação (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do SulConhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do SulTechnological LearningLocal Productive ArrangementsAgricultural Machinery SectorO33L62Processos de aprendizagem. Arranjos produtivos locais. Indústria de máquinas agrícolas.O33L62This paper examines patterns of interaction between agents of the agricultural machinery and implements Local Productive Arrangements (LPA) in Rio Grande do Sul (RS), and its influence in the creation, use, and distribution of knowledge. The present work thus offers a contribution to the understanding of interaction processes in LPA, as well as the relation between those processes and the innovation capacity of selected firms. A field research was undertaken. The evidence gathered demonstrates that the local environment is relevant for the development of the learning processes in the LPA of RS. The significance of the local environment turns on the peculiarities of the firms that manufacture agricultural machinery (wheel tractors and combines), mechanical traction implements and less complex parts and components. These peculiarities, considering size, source of capital, the technological complexity of product development and the markets targeted, imply distinct learning mechanisms, since sources of knowledge are diversely articulated.O presente artigo examina os padrões de interação dos agentes do arranjo de máquinas e implementos agrícolas do Rio Grande do Sul e sua influência na criação, uso e distribuição do conhecimento. Visa contribuir para a compreensão dos processos de interação e de aprendizagem em arranjos locais, bem como para o entendimento da relação desses processos com a capacidade inovativa das empresas. O estudo valeu-se de uma pesquisa de campo. As evidências empíricas demonstraram que o ambiente local se mostra relevante para o desenvolvimento dos processos de aprendizado nesse arranjo. Sua maior ou menor importância decorre das peculiaridades das empresas (fabricantes de maquinário automotriz, de implementos de tração mecânica, de implementos de menor complexidade e peças e componentes). Tais peculiaridades – quanto ao porte, à origem de capital, à complexidade tecnológica dos produtos fabricados e ao direcionamento das vendas – implicam mecanismos de aprendizado distintos, já que fontes de conhecimento são articuladas de maneira diversa.Universidade Estadual de Campinas2009-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/864895810.20396/rbi.v7i1.8648958Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 No. 1 (2008): jan./jun.; 63-100Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 Núm. 1 (2008): jan./jun.; 63-100Revista Brasileira de Inovação; v. 7 n. 1 (2008): jan./jun.; 63-1002178-2822reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648958/15505Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTatsch, Ana Lúcia2017-05-18T13:08:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648958Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbiPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/oai||rbi@ige.unicamp.br2178-28221677-2504opendoar:2017-05-18T13:08:54Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
title Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
spellingShingle Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
Tatsch, Ana Lúcia
Technological Learning
Local Productive Arrangements
Agricultural Machinery Sector
O33
L62
Processos de aprendizagem. Arranjos produtivos locais. Indústria de máquinas agrícolas.
O33
L62
title_short Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
title_full Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
title_fullStr Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
title_sort Conhecimento, Aprendizagem, Inovação e Proximidade Espacial: o caso do arranjo de máquinas e implementos agrícolas no Rio Grande do Sul
author Tatsch, Ana Lúcia
author_facet Tatsch, Ana Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatsch, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Technological Learning
Local Productive Arrangements
Agricultural Machinery Sector
O33
L62
Processos de aprendizagem. Arranjos produtivos locais. Indústria de máquinas agrícolas.
O33
L62
topic Technological Learning
Local Productive Arrangements
Agricultural Machinery Sector
O33
L62
Processos de aprendizagem. Arranjos produtivos locais. Indústria de máquinas agrícolas.
O33
L62
description This paper examines patterns of interaction between agents of the agricultural machinery and implements Local Productive Arrangements (LPA) in Rio Grande do Sul (RS), and its influence in the creation, use, and distribution of knowledge. The present work thus offers a contribution to the understanding of interaction processes in LPA, as well as the relation between those processes and the innovation capacity of selected firms. A field research was undertaken. The evidence gathered demonstrates that the local environment is relevant for the development of the learning processes in the LPA of RS. The significance of the local environment turns on the peculiarities of the firms that manufacture agricultural machinery (wheel tractors and combines), mechanical traction implements and less complex parts and components. These peculiarities, considering size, source of capital, the technological complexity of product development and the markets targeted, imply distinct learning mechanisms, since sources of knowledge are diversely articulated.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648958
10.20396/rbi.v7i1.8648958
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648958
identifier_str_mv 10.20396/rbi.v7i1.8648958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648958/15505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 No. 1 (2008): jan./jun.; 63-100
Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 Núm. 1 (2008): jan./jun.; 63-100
Revista Brasileira de Inovação; v. 7 n. 1 (2008): jan./jun.; 63-100
2178-2822
reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Brasileira de Inovação (Online)
collection Revista Brasileira de Inovação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbi@ige.unicamp.br
_version_ 1809464308278493184