Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanaldo Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1261
Resumo: O objetivo do presente estudo é refletir sobre o estado atual da filosofia cristã. Trata-se de uma velha polêmica, que remonta a Idade Média, e que volta a ser reinterpretada na sociedade contemporânea. Para atingir o objetivo o estudo foi dividido em três partes: 1. Conceito de filosofia cristã; 2. Síntese histórica do problema da existência da filosofia cristã; 3. A filosofia cristã na sociedade contemporânea. Por fim, a título de conclusão, afirma-se que, de forma mais ampla, discute-se a crise do secularismo e, com isso, o surgimento de um pós-secularismo, e, de forma mais específica, no campo filosófico existem intensos debates sobre um possível giro ético-ôntico-linguístico na filosofia contemporânea e, por conseguinte, o retorno, com novas bases metodológicas, dos problemas clássicos da filosofia.  A filosofia cristã pode e deve contribuir com todo esse intenso movimento de ideias. Uma contribuição que vai desde a retomada dos problemas clássicos até culminar na reflexão sobre os dilemas éticos do homem contemporâneo.    
id UNICAP-2_1ebb607c3869385f9e159718d3e42364
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1261
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmicaFilosofiaFilosofia. Cristianismo. Sociedade. Contemporâneo.Filosofia cristãO objetivo do presente estudo é refletir sobre o estado atual da filosofia cristã. Trata-se de uma velha polêmica, que remonta a Idade Média, e que volta a ser reinterpretada na sociedade contemporânea. Para atingir o objetivo o estudo foi dividido em três partes: 1. Conceito de filosofia cristã; 2. Síntese histórica do problema da existência da filosofia cristã; 3. A filosofia cristã na sociedade contemporânea. Por fim, a título de conclusão, afirma-se que, de forma mais ampla, discute-se a crise do secularismo e, com isso, o surgimento de um pós-secularismo, e, de forma mais específica, no campo filosófico existem intensos debates sobre um possível giro ético-ôntico-linguístico na filosofia contemporânea e, por conseguinte, o retorno, com novas bases metodológicas, dos problemas clássicos da filosofia.  A filosofia cristã pode e deve contribuir com todo esse intenso movimento de ideias. Uma contribuição que vai desde a retomada dos problemas clássicos até culminar na reflexão sobre os dilemas éticos do homem contemporâneo.    Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Santos, Ivanaldo Oliveira2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/126110.25247/P1982-999X.2019.v19n2.p25-55Revista Ágora Filosófica; v. 19, n. 2 (2019): Filosofia do Direito; 25-551982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2019.v19n2reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1261/1264/*ref*/AGUIAR, Odílio Alves. Philosophia ancilla theologiae? (a propósito da encíclica Fides et Ratio do papa João Paulo II). In: Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 29, n.1/2, 1998, p.133-144./*ref*/ALONSO, Gabriel. Para una (posible) filosofia Cristiana. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 57-67./*ref*/ARAUJO, Luiz Bernardo Leite. Razão pública e pós-secularismo: apontamentos para o debate. In: Ethic@, UFSC, v. 8, p. 155-173, 2009./*ref*/ARTIGAS, Mariano. El diálogo ciencia-fe en la Encíclica «Fides et ratio». In: Anuario Filosófico, 32, 1999, p. 611-639./*ref*/BERGER, Peter [et al]. The desecularization of the world. Resurgent religion and world politics. Grand Rapids: Eerdmans, 1999./*ref*/BÍBLIA. Versão Jerusalém. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1985./*ref*/BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da filosofia cristã. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2004./*ref*/BORGHESI, Massimo. Cristianismo y filosofia: entre modernidad y posmodernidad. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 20, julio-septiembre 1999, p. 311-324./*ref*/CAVALCANTE, Raïssa. O retorno do sagrado. São Paulo: Cultrix, 2000./*ref*/CHAGAS, Francisco Aluziê Barbosa. A relação entre fé e razão em João Paulo II: uma análise a partir da encíclica Fides et Ratio. In: Pensar, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, 2013, p. 59-73./*ref*/CHENU, Bruno; NEUSCH, Marcel (Coord). Deus no século XXI. Lisboa: Instituto Piaget, 2004./*ref*/DE BONI, Luis Alberto. As Condenações de 1277: os limites do diálogo entre a Filosofia e a Teologia. In: DE BONI, Luis Alberto (Org.) Lógica e Linguagem na Idade Média. Porto Alegre: Edipucrs, 1995, p. 127-144./*ref*/DIAS, Carlos. En un (pos)milenio cristiano. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 21, enero-marzo, 1999, p. 5-12./*ref*/FERREIRA, José Manuel dos Santos. O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo II. In: Interacções, n. 3, p. 102-121, 2006./*ref*/GÁRCIA LÓPES, Jesus. Elementos de filosofia y cristianismo. Pamplona: Eunsa Ediciones, 1992./*ref*/GIL FILHO, Sylvio Fausto. Fides et Ratio: notas para uma crítica ao discurso religioso. In: VIII Encontro Regional de História - Paraná: História e Historiografia, Curitiba, 2002./*ref*/GILBERT, Paul. Introdução à teologia medieval. São Paulo: Loyola, 1999./*ref*/GILSON, Etienne. A filosofia da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998./*ref*/ITURRIOZ, Luis Ángel. Autonomía de la razón. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 98-112./*ref*/JOÃO PAULO II, Papa. Fides et Ratio. Carta Encíclica sobre as relações entre a fé e razão. Porto Alegre: Edipucrs, 1999./*ref*/KEPEL, Gilles. A revanche de Deus. São Paulo: Siciliano, 1991. LABORDA, Alfonso Pérez. ¿Habrá Dios en el siglo XXI? In: LÓPEZ, Santiago Pérez; CARO, José Manuel Sánchez (Coord.). Ser cristiano en el siglo XXI: reflexiones sobre el cristianismo que viene. 2001, p. 103-112./*ref*/LABORDA, Alfonso Pérez. Hablar de dios un filósofo? Sí, claro. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 21, enero-marzo, 1999, p. 40-59./*ref*/LABORDA, Alfonso Pérez. Una filosofia cristiana. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 123-132./*ref*/LIMA VAZ, Henrique Claudio. Metafísica e fé cristã: uma leitura da Fides et Ratio. In: Síntese, Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n. 86, 1999, p. 293-305./*ref*/MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995./*ref*/MOROS, Enrique R. La Filosofía Analítica y la Encíclica Fides et Ratio. In: Anuario Filosófico, 32, 1999, p. 697-724./*ref*/NÉDONCELLE, Maurice. Existe uma filosofia cristã? São Paulo: Flamboyant, 1958./*ref*/PALACIOS, Juan Miguel. Puede la filosofia ser Cristiana? In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 20, julio-septiembre, 1999, p. 286-298./*ref*/PENZO, Giorgio; GIBELLINI, Rosino (Orgs.). Deus na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998./*ref*/PERINE, Marcelo. Reflexões a partir da encíclica Fides et Ratio. In: Síntese, Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n. 85, 1999, p. 149-164./*ref*/PIERUCCI, Antonio. Reencantamento e dessecularização: a propósito do autoengano em sociologia da religião. In: Novos Estudos, 49, p. 99-117, 1997./*ref*/ROJAS, Eugenio Yáñez. El filósofo cristiano a la luz del pensamento de Maritain. In: Notes et Documents, Roma, Nouvelle Série, n. 35/38, septembre 2016 – décembre 2017, p. 9-14./*ref*/ROSITO, Vincenzo. Pós-secularismo, as novas formas do sagrado. In: Revista do Instituto Humanas Unisinos, On-Line, Edição 524, junho, 2016./*ref*/SALES, Antonio Patativa. A filosofia/teologia moral de Santo Agostinho: dos antecedentes gregos à apropriação e interiorização do elemento cristão e sua recepção no Brasil colonial (1500-1808). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Teologia. Instituto Ecumênico de Pós-Graduação. Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, 2010./*ref*/SALES, Antonio Patativa. De como se chegou ao conceito de Philosophia Christiana. In: Theophilos, Revista de Filosofia e Teologia, Canoas, v. 6/7, n. 1, 2007, p. 49-63./*ref*/SANJUÁN, Victor M. Tirado. La fenomenología: uma posible filosofia cristiana? In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 43-56./*ref*/SILVA, Gilvan Ventura. Cristianismo e helenismo na Antiguidade Tardia: uma abordagem à luz dos mosaicos de Antioquia. In: Diálogos Mediterrâneos, n. 5, novembro, 2013, p. 64-80.Direitos autorais 2019 Ágora Filosóficahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:26Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1261Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:27.645Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
title Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
spellingShingle Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
Santos, Ivanaldo Oliveira
Filosofia
Filosofia. Cristianismo. Sociedade. Contemporâneo.
Filosofia cristã
title_short Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
title_full Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
title_fullStr Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
title_full_unstemmed Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
title_sort Filosofia cristã? O retorno de uma velha polêmica
author Santos, Ivanaldo Oliveira
author_facet Santos, Ivanaldo Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanaldo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Filosofia. Cristianismo. Sociedade. Contemporâneo.
Filosofia cristã
topic Filosofia
Filosofia. Cristianismo. Sociedade. Contemporâneo.
Filosofia cristã
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do presente estudo é refletir sobre o estado atual da filosofia cristã. Trata-se de uma velha polêmica, que remonta a Idade Média, e que volta a ser reinterpretada na sociedade contemporânea. Para atingir o objetivo o estudo foi dividido em três partes: 1. Conceito de filosofia cristã; 2. Síntese histórica do problema da existência da filosofia cristã; 3. A filosofia cristã na sociedade contemporânea. Por fim, a título de conclusão, afirma-se que, de forma mais ampla, discute-se a crise do secularismo e, com isso, o surgimento de um pós-secularismo, e, de forma mais específica, no campo filosófico existem intensos debates sobre um possível giro ético-ôntico-linguístico na filosofia contemporânea e, por conseguinte, o retorno, com novas bases metodológicas, dos problemas clássicos da filosofia.  A filosofia cristã pode e deve contribuir com todo esse intenso movimento de ideias. Uma contribuição que vai desde a retomada dos problemas clássicos até culminar na reflexão sobre os dilemas éticos do homem contemporâneo.    
description O objetivo do presente estudo é refletir sobre o estado atual da filosofia cristã. Trata-se de uma velha polêmica, que remonta a Idade Média, e que volta a ser reinterpretada na sociedade contemporânea. Para atingir o objetivo o estudo foi dividido em três partes: 1. Conceito de filosofia cristã; 2. Síntese histórica do problema da existência da filosofia cristã; 3. A filosofia cristã na sociedade contemporânea. Por fim, a título de conclusão, afirma-se que, de forma mais ampla, discute-se a crise do secularismo e, com isso, o surgimento de um pós-secularismo, e, de forma mais específica, no campo filosófico existem intensos debates sobre um possível giro ético-ôntico-linguístico na filosofia contemporânea e, por conseguinte, o retorno, com novas bases metodológicas, dos problemas clássicos da filosofia.  A filosofia cristã pode e deve contribuir com todo esse intenso movimento de ideias. Uma contribuição que vai desde a retomada dos problemas clássicos até culminar na reflexão sobre os dilemas éticos do homem contemporâneo.    
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1261
10.25247/P1982-999X.2019.v19n2.p25-55
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1261
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2019.v19n2.p25-55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1261/1264
/*ref*/AGUIAR, Odílio Alves. Philosophia ancilla theologiae? (a propósito da encíclica Fides et Ratio do papa João Paulo II). In: Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 29, n.1/2, 1998, p.133-144.
/*ref*/ALONSO, Gabriel. Para una (posible) filosofia Cristiana. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 57-67.
/*ref*/ARAUJO, Luiz Bernardo Leite. Razão pública e pós-secularismo: apontamentos para o debate. In: Ethic@, UFSC, v. 8, p. 155-173, 2009.
/*ref*/ARTIGAS, Mariano. El diálogo ciencia-fe en la Encíclica «Fides et ratio». In: Anuario Filosófico, 32, 1999, p. 611-639.
/*ref*/BERGER, Peter [et al]. The desecularization of the world. Resurgent religion and world politics. Grand Rapids: Eerdmans, 1999.
/*ref*/BÍBLIA. Versão Jerusalém. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 1985.
/*ref*/BOEHNER, Philotheus; GILSON, Etienne. História da filosofia cristã. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
/*ref*/BORGHESI, Massimo. Cristianismo y filosofia: entre modernidad y posmodernidad. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 20, julio-septiembre 1999, p. 311-324.
/*ref*/CAVALCANTE, Raïssa. O retorno do sagrado. São Paulo: Cultrix, 2000.
/*ref*/CHAGAS, Francisco Aluziê Barbosa. A relação entre fé e razão em João Paulo II: uma análise a partir da encíclica Fides et Ratio. In: Pensar, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, 2013, p. 59-73.
/*ref*/CHENU, Bruno; NEUSCH, Marcel (Coord). Deus no século XXI. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
/*ref*/DE BONI, Luis Alberto. As Condenações de 1277: os limites do diálogo entre a Filosofia e a Teologia. In: DE BONI, Luis Alberto (Org.) Lógica e Linguagem na Idade Média. Porto Alegre: Edipucrs, 1995, p. 127-144.
/*ref*/DIAS, Carlos. En un (pos)milenio cristiano. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 21, enero-marzo, 1999, p. 5-12.
/*ref*/FERREIRA, José Manuel dos Santos. O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo II. In: Interacções, n. 3, p. 102-121, 2006.
/*ref*/GÁRCIA LÓPES, Jesus. Elementos de filosofia y cristianismo. Pamplona: Eunsa Ediciones, 1992.
/*ref*/GIL FILHO, Sylvio Fausto. Fides et Ratio: notas para uma crítica ao discurso religioso. In: VIII Encontro Regional de História - Paraná: História e Historiografia, Curitiba, 2002.
/*ref*/GILBERT, Paul. Introdução à teologia medieval. São Paulo: Loyola, 1999.
/*ref*/GILSON, Etienne. A filosofia da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
/*ref*/ITURRIOZ, Luis Ángel. Autonomía de la razón. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 98-112.
/*ref*/JOÃO PAULO II, Papa. Fides et Ratio. Carta Encíclica sobre as relações entre a fé e razão. Porto Alegre: Edipucrs, 1999.
/*ref*/KEPEL, Gilles. A revanche de Deus. São Paulo: Siciliano, 1991. LABORDA, Alfonso Pérez. ¿Habrá Dios en el siglo XXI? In: LÓPEZ, Santiago Pérez; CARO, José Manuel Sánchez (Coord.). Ser cristiano en el siglo XXI: reflexiones sobre el cristianismo que viene. 2001, p. 103-112.
/*ref*/LABORDA, Alfonso Pérez. Hablar de dios un filósofo? Sí, claro. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 21, enero-marzo, 1999, p. 40-59.
/*ref*/LABORDA, Alfonso Pérez. Una filosofia cristiana. In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 123-132.
/*ref*/LIMA VAZ, Henrique Claudio. Metafísica e fé cristã: uma leitura da Fides et Ratio. In: Síntese, Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n. 86, 1999, p. 293-305.
/*ref*/MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.
/*ref*/MOROS, Enrique R. La Filosofía Analítica y la Encíclica Fides et Ratio. In: Anuario Filosófico, 32, 1999, p. 697-724.
/*ref*/NÉDONCELLE, Maurice. Existe uma filosofia cristã? São Paulo: Flamboyant, 1958.
/*ref*/PALACIOS, Juan Miguel. Puede la filosofia ser Cristiana? In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 20, julio-septiembre, 1999, p. 286-298.
/*ref*/PENZO, Giorgio; GIBELLINI, Rosino (Orgs.). Deus na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
/*ref*/PERINE, Marcelo. Reflexões a partir da encíclica Fides et Ratio. In: Síntese, Revista de Filosofia, Belo Horizonte, n. 85, 1999, p. 149-164.
/*ref*/PIERUCCI, Antonio. Reencantamento e dessecularização: a propósito do autoengano em sociologia da religião. In: Novos Estudos, 49, p. 99-117, 1997.
/*ref*/ROJAS, Eugenio Yáñez. El filósofo cristiano a la luz del pensamento de Maritain. In: Notes et Documents, Roma, Nouvelle Série, n. 35/38, septembre 2016 – décembre 2017, p. 9-14.
/*ref*/ROSITO, Vincenzo. Pós-secularismo, as novas formas do sagrado. In: Revista do Instituto Humanas Unisinos, On-Line, Edição 524, junho, 2016.
/*ref*/SALES, Antonio Patativa. A filosofia/teologia moral de Santo Agostinho: dos antecedentes gregos à apropriação e interiorização do elemento cristão e sua recepção no Brasil colonial (1500-1808). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Teologia. Instituto Ecumênico de Pós-Graduação. Escola Superior de Teologia. São Leopoldo, 2010.
/*ref*/SALES, Antonio Patativa. De como se chegou ao conceito de Philosophia Christiana. In: Theophilos, Revista de Filosofia e Teologia, Canoas, v. 6/7, n. 1, 2007, p. 49-63.
/*ref*/SANJUÁN, Victor M. Tirado. La fenomenología: uma posible filosofia cristiana? In: Communio, Revista Católica Internacional, Madrid, terceira época, año 26, julio-septiembre, 2004, p. 43-56.
/*ref*/SILVA, Gilvan Ventura. Cristianismo e helenismo na Antiguidade Tardia: uma abordagem à luz dos mosaicos de Antioquia. In: Diálogos Mediterrâneos, n. 5, novembro, 2013, p. 64-80.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Ágora Filosófica
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Ágora Filosófica
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 19, n. 2 (2019): Filosofia do Direito; 25-55
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2019.v19n2
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119802188201984