A procura de Deus em Agostinho: um caminho de síntese entre tradições [The search for God by Augustin: a path for synthesis among the different traditions]
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora Filosófica |
Texto Completo: | http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/220 |
Resumo: | Partindo da análise de dois textos fundamentais do agostinianismo, o De Libero Arbitrio (Liber II) e o Confessiones (Liber X), este artigo pretende mostrar como o estudo da procura de Deus em Agostinho se revela como o centro de sua filosofia, que é essencialmente uma síntese de tradições. A perspectiva filosófica de Agostinho, construída na sua caminhada em busca de Deus, será examinada explicitando os seguintes aspectos: 1) como este itinerário não tem como objetivo principal a proposição de uma via para se provar a existência de Deus, mas a demonstração da necessidade de se postular um princípio necessário para o contingente, servindo não ao ataque contra os ateus, mas como demonstração da confluência entre as tradições cristã e helenista; 2) como a filosofia em Agostinho é compreendida não só como especulação, mas como itinerário teórico-prático; 3) como a posse da sabedoria, apesar de descoberta e querida naturalmente, torna-se possível apenas sobrenaturalmente. Espera-se que, com a explicitação desses aspectos, se possa alcançar o entendimento de Agostinho, que relaciona verdade e felicidade, visando a considerar, de forma integrada, a especulação e a ação. |
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A procura de Deus em Agostinho: um caminho de síntese entre tradições [The search for God by Augustin: a path for synthesis among the different traditions]Partindo da análise de dois textos fundamentais do agostinianismo, o De Libero Arbitrio (Liber II) e o Confessiones (Liber X), este artigo pretende mostrar como o estudo da procura de Deus em Agostinho se revela como o centro de sua filosofia, que é essencialmente uma síntese de tradições. A perspectiva filosófica de Agostinho, construída na sua caminhada em busca de Deus, será examinada explicitando os seguintes aspectos: 1) como este itinerário não tem como objetivo principal a proposição de uma via para se provar a existência de Deus, mas a demonstração da necessidade de se postular um princípio necessário para o contingente, servindo não ao ataque contra os ateus, mas como demonstração da confluência entre as tradições cristã e helenista; 2) como a filosofia em Agostinho é compreendida não só como especulação, mas como itinerário teórico-prático; 3) como a posse da sabedoria, apesar de descoberta e querida naturalmente, torna-se possível apenas sobrenaturalmente. Espera-se que, com a explicitação desses aspectos, se possa alcançar o entendimento de Agostinho, que relaciona verdade e felicidade, visando a considerar, de forma integrada, a especulação e a ação.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)de Souza, Galileu Galilei MedeirosCaminha, Iraquitan de Oliveira2013-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/22010.25247/P1982-999X.2012.v1n2.p15-36Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 2 (2012): Filosofia na Contemporaneidade; 15-361982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2012.v1n2reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/220/221info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:18Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/220Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:19.893Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
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Partindo da análise de dois textos fundamentais do agostinianismo, o De Libero Arbitrio (Liber II) e o Confessiones (Liber X), este artigo pretende mostrar como o estudo da procura de Deus em Agostinho se revela como o centro de sua filosofia, que é essencialmente uma síntese de tradições. A perspectiva filosófica de Agostinho, construída na sua caminhada em busca de Deus, será examinada explicitando os seguintes aspectos: 1) como este itinerário não tem como objetivo principal a proposição de uma via para se provar a existência de Deus, mas a demonstração da necessidade de se postular um princípio necessário para o contingente, servindo não ao ataque contra os ateus, mas como demonstração da confluência entre as tradições cristã e helenista; 2) como a filosofia em Agostinho é compreendida não só como especulação, mas como itinerário teórico-prático; 3) como a posse da sabedoria, apesar de descoberta e querida naturalmente, torna-se possível apenas sobrenaturalmente. Espera-se que, com a explicitação desses aspectos, se possa alcançar o entendimento de Agostinho, que relaciona verdade e felicidade, visando a considerar, de forma integrada, a especulação e a ação. |
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Partindo da análise de dois textos fundamentais do agostinianismo, o De Libero Arbitrio (Liber II) e o Confessiones (Liber X), este artigo pretende mostrar como o estudo da procura de Deus em Agostinho se revela como o centro de sua filosofia, que é essencialmente uma síntese de tradições. A perspectiva filosófica de Agostinho, construída na sua caminhada em busca de Deus, será examinada explicitando os seguintes aspectos: 1) como este itinerário não tem como objetivo principal a proposição de uma via para se provar a existência de Deus, mas a demonstração da necessidade de se postular um princípio necessário para o contingente, servindo não ao ataque contra os ateus, mas como demonstração da confluência entre as tradições cristã e helenista; 2) como a filosofia em Agostinho é compreendida não só como especulação, mas como itinerário teórico-prático; 3) como a posse da sabedoria, apesar de descoberta e querida naturalmente, torna-se possível apenas sobrenaturalmente. Espera-se que, com a explicitação desses aspectos, se possa alcançar o entendimento de Agostinho, que relaciona verdade e felicidade, visando a considerar, de forma integrada, a especulação e a ação. |
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