Nietzsche, Brás Cubas e o tédio como a “volúpia do aborrecimento” [Nietzsche, Brás Cubas and de tedium as “voluptuousness of the boredom”]
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora Filosófica |
Texto Completo: | http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/24 |
Resumo: | O trabalho procura analisar o fenõmeno do tédio a partir do romance MemóriasPóstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e também a partir das reflexõesfeitas por Nietzsche, sobretudo no discurso de Assim falou Zaratustra intituladoda visão e do enigma e, no parágrafo 341, de A Gaia Ciência. O objetivo émostrar o tédio como uma afecção determinante do homem, que marca a suahistória como sendo movida pelo supremo desejo de negação da vida. Negar avida significa aqui negar o movimento súbito e gratuito que lhe é próprio deprecisar sempre vir a ser. O eterno retorno desse movimento que não visa a nadafora dele mesmo é, para o homem entediado, sem sentido, em vão, pois é umdesperdício e esbanjamento inútil de esforço. O entediar-se com a repetição dosem sentido mostra que o homem entediado não admite vida como sendosem sentido, como sendo um irromper gratuito e espontâneo que não visa anada além do seu eterno aparecer. O tédio é um sentimento de cansaçodiante da vida, através do qual o homem foge da sua mais profunda dor, ador-homem, a dor de nada ser que o aflige, a dor de saber que existir éesforço contínuo para ser, para conquistar o seu próprio ser. Ao ser entendidodesse modo, o fenômeno do tédio mostra-se em sua íntima conexãocom a compaixão, compreendida como apiedamento do homem por si mesmoe pela existência enquanto esforço para ser. |
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Nietzsche, Brás Cubas e o tédio como a “volúpia do aborrecimento” [Nietzsche, Brás Cubas and de tedium as “voluptuousness of the boredom”]filosofiafilosofiaO trabalho procura analisar o fenõmeno do tédio a partir do romance MemóriasPóstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e também a partir das reflexõesfeitas por Nietzsche, sobretudo no discurso de Assim falou Zaratustra intituladoda visão e do enigma e, no parágrafo 341, de A Gaia Ciência. O objetivo émostrar o tédio como uma afecção determinante do homem, que marca a suahistória como sendo movida pelo supremo desejo de negação da vida. Negar avida significa aqui negar o movimento súbito e gratuito que lhe é próprio deprecisar sempre vir a ser. O eterno retorno desse movimento que não visa a nadafora dele mesmo é, para o homem entediado, sem sentido, em vão, pois é umdesperdício e esbanjamento inútil de esforço. O entediar-se com a repetição dosem sentido mostra que o homem entediado não admite vida como sendosem sentido, como sendo um irromper gratuito e espontâneo que não visa anada além do seu eterno aparecer. O tédio é um sentimento de cansaçodiante da vida, através do qual o homem foge da sua mais profunda dor, ador-homem, a dor de nada ser que o aflige, a dor de saber que existir éesforço contínuo para ser, para conquistar o seu próprio ser. Ao ser entendidodesse modo, o fenômeno do tédio mostra-se em sua íntima conexãocom a compaixão, compreendida como apiedamento do homem por si mesmoe pela existência enquanto esforço para ser.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Cordeiro, Robson Costa2012-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2410.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p123-148Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2011): Filosofia: Heterogeneidade; 123-1481982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2011.v1n1reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/24/6info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:19Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/24Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:20.133Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
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