Sobre a indissociabilidade entre tempo e memória em Santo Agostinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora Filosófica |
Texto Completo: | http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/86 |
Resumo: | Tudo indica que há nas Confissões um projeto filosófico, o qual encontra o seu início propriamente dito no livro X. Tal projeto, com efeito, pode ser concebido como um reflexo da preocupação de Agostinho quanto à necessidade do conhecimento de si e da natureza de Deus. Parece possível demonstrar, a despeito dos interesses teológicos de Agostinho, que a investigação acerca do conhecimento de Deus implica o conhecimento de si. Ademais, pretende-secomprovar que o referido projeto agostiniano é condicionado pelo estabelecimento de relações intrínsecas entre tempo e memória, observando-se, para tanto, o fato de a compreensão acerca da natureza do tempo não subsistir sem um prévio entendimento acerca da memória. |
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Sobre a indissociabilidade entre tempo e memória em Santo AgostinhoTudo indica que há nas Confissões um projeto filosófico, o qual encontra o seu início propriamente dito no livro X. Tal projeto, com efeito, pode ser concebido como um reflexo da preocupação de Agostinho quanto à necessidade do conhecimento de si e da natureza de Deus. Parece possível demonstrar, a despeito dos interesses teológicos de Agostinho, que a investigação acerca do conhecimento de Deus implica o conhecimento de si. Ademais, pretende-secomprovar que o referido projeto agostiniano é condicionado pelo estabelecimento de relações intrínsecas entre tempo e memória, observando-se, para tanto, o fato de a compreensão acerca da natureza do tempo não subsistir sem um prévio entendimento acerca da memória.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Ferreira, Leonardo Almada2012-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/8610.25247/P1982-999X.2007.v1n1.p%pRevista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2007): Tomás de Aquino e a Questão de Deus1982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2007.v1n1reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/86/80info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:26Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/86Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:27.569Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
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Tudo indica que há nas Confissões um projeto filosófico, o qual encontra o seu início propriamente dito no livro X. Tal projeto, com efeito, pode ser concebido como um reflexo da preocupação de Agostinho quanto à necessidade do conhecimento de si e da natureza de Deus. Parece possível demonstrar, a despeito dos interesses teológicos de Agostinho, que a investigação acerca do conhecimento de Deus implica o conhecimento de si. Ademais, pretende-secomprovar que o referido projeto agostiniano é condicionado pelo estabelecimento de relações intrínsecas entre tempo e memória, observando-se, para tanto, o fato de a compreensão acerca da natureza do tempo não subsistir sem um prévio entendimento acerca da memória. |
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