FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Gerson Francisco de Arruda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/485
Resumo: A teoria pictórica da linguagem proposta pelo Tractatus reinvidica a existência de um sujeito afigurador capaz de efetuar as relações projetivas entre linguagem e mundo. Contudo, dado que tais relações são concebidas como sendo internas,isto é, relações que se dão no próprio interior da estrutura comum entre a linguagem e o mundo, Wittgenstein proclama a total incapacidade de que essas projeções linguísticas possam ser realizadas por algum sujeito empírico que pertença ao mundo, e admite que somente o sujeito metafísico, que é limite do mundo, é capaz de estabelecer tais projeções. Explicitar os dois argumentos tractatianos utilizados por Wittgenstein para mostrar tal incapacidade dos ‘eus’ empíricos é o objetivo desse artigo.
id UNICAP-2_5b2e3dc42e89887332f160a4f5cd1460
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/485
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]A teoria pictórica da linguagem proposta pelo Tractatus reinvidica a existência de um sujeito afigurador capaz de efetuar as relações projetivas entre linguagem e mundo. Contudo, dado que tais relações são concebidas como sendo internas,isto é, relações que se dão no próprio interior da estrutura comum entre a linguagem e o mundo, Wittgenstein proclama a total incapacidade de que essas projeções linguísticas possam ser realizadas por algum sujeito empírico que pertença ao mundo, e admite que somente o sujeito metafísico, que é limite do mundo, é capaz de estabelecer tais projeções. Explicitar os dois argumentos tractatianos utilizados por Wittgenstein para mostrar tal incapacidade dos ‘eus’ empíricos é o objetivo desse artigo.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Júnior, Gerson Francisco de Arruda2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/48510.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p103-122Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2014): A atualidade do pensamento filosófico; 103-1221982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2014.v1n1reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/485/391info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:22Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/485Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:23.728Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
title FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
spellingShingle FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
Júnior, Gerson Francisco de Arruda
title_short FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
title_full FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
title_fullStr FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
title_full_unstemmed FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
title_sort FORMA LÓGICA E SUBJETIVIDADE: O Tractatus e a inexistência de um ‘eu’ empírico capaz de representar [FORM LOGIC AND SUBJECTIVITY: The Tractatus and the lack of an empirical “Self” able to represent]
author Júnior, Gerson Francisco de Arruda
author_facet Júnior, Gerson Francisco de Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Gerson Francisco de Arruda
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv A teoria pictórica da linguagem proposta pelo Tractatus reinvidica a existência de um sujeito afigurador capaz de efetuar as relações projetivas entre linguagem e mundo. Contudo, dado que tais relações são concebidas como sendo internas,isto é, relações que se dão no próprio interior da estrutura comum entre a linguagem e o mundo, Wittgenstein proclama a total incapacidade de que essas projeções linguísticas possam ser realizadas por algum sujeito empírico que pertença ao mundo, e admite que somente o sujeito metafísico, que é limite do mundo, é capaz de estabelecer tais projeções. Explicitar os dois argumentos tractatianos utilizados por Wittgenstein para mostrar tal incapacidade dos ‘eus’ empíricos é o objetivo desse artigo.
description A teoria pictórica da linguagem proposta pelo Tractatus reinvidica a existência de um sujeito afigurador capaz de efetuar as relações projetivas entre linguagem e mundo. Contudo, dado que tais relações são concebidas como sendo internas,isto é, relações que se dão no próprio interior da estrutura comum entre a linguagem e o mundo, Wittgenstein proclama a total incapacidade de que essas projeções linguísticas possam ser realizadas por algum sujeito empírico que pertença ao mundo, e admite que somente o sujeito metafísico, que é limite do mundo, é capaz de estabelecer tais projeções. Explicitar os dois argumentos tractatianos utilizados por Wittgenstein para mostrar tal incapacidade dos ‘eus’ empíricos é o objetivo desse artigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/485
10.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p103-122
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/485
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p103-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/485/391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2014): A atualidade do pensamento filosófico; 103-122
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2014.v1n1
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119801833783296