Jaspers lê Agostinho: possibilidades de leitura sobre o homem e sobre Deus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ágora Filosófica |
Texto Completo: | http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/91 |
Resumo: | Pretende-se apresentar a possibilidade de leitura e denominador comum entre Agostinho e Jaspers em suas respectivas obras Confissões e Introdução ao Pensamento Filosófico. Apesar de pertencerem a épocas diversas, tanto em um pensador quanto em outro há marcas de uma antropologia filosófica, que procura compreender o ser humano a partir de uma certa inquietação frente a simesmo e ao universo existencial. Desses textos vale a pena evidenciar aqueles trechos que se referem à condição humana e ao lugar da filosofia no mundo. Dois pensadores de tamanha grandeza e densidade podem mapear nossas idéias e traçar a geografia da nossa alma, que anda tão desconcertada. Em tempos tão modernos, resgatar a validade da Filosofia em autores considerados ‘antigos’pode parecer ultrapassado, fora de moda. Mas a intenção filosófica, compartilhadapelos dois pensadores, só reitera o caráter universal da filosofia,mediatizada pela razão em busca do mais verdadeiro,em qualquer tempo. |
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Jaspers lê Agostinho: possibilidades de leitura sobre o homem e sobre DeusPretende-se apresentar a possibilidade de leitura e denominador comum entre Agostinho e Jaspers em suas respectivas obras Confissões e Introdução ao Pensamento Filosófico. Apesar de pertencerem a épocas diversas, tanto em um pensador quanto em outro há marcas de uma antropologia filosófica, que procura compreender o ser humano a partir de uma certa inquietação frente a simesmo e ao universo existencial. Desses textos vale a pena evidenciar aqueles trechos que se referem à condição humana e ao lugar da filosofia no mundo. Dois pensadores de tamanha grandeza e densidade podem mapear nossas idéias e traçar a geografia da nossa alma, que anda tão desconcertada. Em tempos tão modernos, resgatar a validade da Filosofia em autores considerados ‘antigos’pode parecer ultrapassado, fora de moda. Mas a intenção filosófica, compartilhadapelos dois pensadores, só reitera o caráter universal da filosofia,mediatizada pela razão em busca do mais verdadeiro,em qualquer tempo.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)de Contaldo, Sílvia Maria2012-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/9110.25247/P1982-999X.2007.v1n1.p%pRevista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2007): Tomás de Aquino e a Questão de Deus1982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2007.v1n1reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/91/85info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:18Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/91Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:19.312Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false |
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Pretende-se apresentar a possibilidade de leitura e denominador comum entre Agostinho e Jaspers em suas respectivas obras Confissões e Introdução ao Pensamento Filosófico. Apesar de pertencerem a épocas diversas, tanto em um pensador quanto em outro há marcas de uma antropologia filosófica, que procura compreender o ser humano a partir de uma certa inquietação frente a simesmo e ao universo existencial. Desses textos vale a pena evidenciar aqueles trechos que se referem à condição humana e ao lugar da filosofia no mundo. Dois pensadores de tamanha grandeza e densidade podem mapear nossas idéias e traçar a geografia da nossa alma, que anda tão desconcertada. Em tempos tão modernos, resgatar a validade da Filosofia em autores considerados ‘antigos’pode parecer ultrapassado, fora de moda. Mas a intenção filosófica, compartilhadapelos dois pensadores, só reitera o caráter universal da filosofia,mediatizada pela razão em busca do mais verdadeiro,em qualquer tempo. |
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