A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Victor Hugo de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Siqueira, Luilson Augusto Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1144
Resumo: A modernidade, para além de um tempo histórico da cronologia filosófica, passou a ser um conceito que ainda gera grandes embates entre os teóricos. De fato, pode-se perguntar “em que consiste a modernidade?”. Será, a modernidade, um projeto acabado ou está ainda vigente? Essas perguntas têm motivado várias respostas, tanto no intuito de defender o esgotamento da modernidade quanto no esforço de evidenciar sua vigência. Diante dessa problemática filosófica a respeito da modernidade, Jacques Maritain, à luz da filosofia neoescolástica francesa, também procura elaborar sua leitura. Nesse sentido, o que se pretende neste artigo é apresentar a leitura de Maritain sobre a modernidade encontrada, de modo mais especial, em sua obra “Humanismo Integral” (1937). Para tanto, serão evidenciados os pressupostos da discussão maritaniana da modernidade, subsequente, a identificação teórica que este autor faz entre modernidade e tragédia mediante a dialética do humanismo e, por fim, sua discussão histórica e sua fundamentação cultural. Pretende-se, ao final, evidenciar que Maritain não se encontra no binômio: pós-modernistas ou modernistas tardios, mas apresenta uma leitura original da modernidade desde uma perspectiva histórico-cultural crítica do humanismo.
id UNICAP-2_88ef223f8809ba648cc53b2ce39e7230
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1144
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo IntegralFilosofia; filosofia da religiao; neo-escolasticaHumanismo Integral; Modernidade; Dialética do Humanismo; Neoescolática francesa.modernidadeA modernidade, para além de um tempo histórico da cronologia filosófica, passou a ser um conceito que ainda gera grandes embates entre os teóricos. De fato, pode-se perguntar “em que consiste a modernidade?”. Será, a modernidade, um projeto acabado ou está ainda vigente? Essas perguntas têm motivado várias respostas, tanto no intuito de defender o esgotamento da modernidade quanto no esforço de evidenciar sua vigência. Diante dessa problemática filosófica a respeito da modernidade, Jacques Maritain, à luz da filosofia neoescolástica francesa, também procura elaborar sua leitura. Nesse sentido, o que se pretende neste artigo é apresentar a leitura de Maritain sobre a modernidade encontrada, de modo mais especial, em sua obra “Humanismo Integral” (1937). Para tanto, serão evidenciados os pressupostos da discussão maritaniana da modernidade, subsequente, a identificação teórica que este autor faz entre modernidade e tragédia mediante a dialética do humanismo e, por fim, sua discussão histórica e sua fundamentação cultural. Pretende-se, ao final, evidenciar que Maritain não se encontra no binômio: pós-modernistas ou modernistas tardios, mas apresenta uma leitura original da modernidade desde uma perspectiva histórico-cultural crítica do humanismo.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Marques, Victor Hugo de OliveiraSiqueira, Luilson Augusto Gomes2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionabordagem tomistaapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/114410.25247/P1982-999X.2018.v1n2.p39-58Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 2 (2018): Tópicos de Ética, Política e Epistemologia; 39-581982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2018.v1n2reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1144/1138mundialfilosofia contemporaneapesquisa bibliograficaDireitos autorais 2018 Ágora Filosóficainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:22Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1144Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:23.192Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
title A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
spellingShingle A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
Marques, Victor Hugo de Oliveira
Filosofia; filosofia da religiao; neo-escolastica
Humanismo Integral; Modernidade; Dialética do Humanismo; Neoescolática francesa.
modernidade
title_short A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
title_full A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
title_fullStr A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
title_full_unstemmed A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
title_sort A Leitura Crítica de Jacques Maritain da Modernidade desde a Noção de Humanismo Integral
author Marques, Victor Hugo de Oliveira
author_facet Marques, Victor Hugo de Oliveira
Siqueira, Luilson Augusto Gomes
author_role author
author2 Siqueira, Luilson Augusto Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Victor Hugo de Oliveira
Siqueira, Luilson Augusto Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; filosofia da religiao; neo-escolastica
Humanismo Integral; Modernidade; Dialética do Humanismo; Neoescolática francesa.
modernidade
topic Filosofia; filosofia da religiao; neo-escolastica
Humanismo Integral; Modernidade; Dialética do Humanismo; Neoescolática francesa.
modernidade
dc.description.none.fl_txt_mv A modernidade, para além de um tempo histórico da cronologia filosófica, passou a ser um conceito que ainda gera grandes embates entre os teóricos. De fato, pode-se perguntar “em que consiste a modernidade?”. Será, a modernidade, um projeto acabado ou está ainda vigente? Essas perguntas têm motivado várias respostas, tanto no intuito de defender o esgotamento da modernidade quanto no esforço de evidenciar sua vigência. Diante dessa problemática filosófica a respeito da modernidade, Jacques Maritain, à luz da filosofia neoescolástica francesa, também procura elaborar sua leitura. Nesse sentido, o que se pretende neste artigo é apresentar a leitura de Maritain sobre a modernidade encontrada, de modo mais especial, em sua obra “Humanismo Integral” (1937). Para tanto, serão evidenciados os pressupostos da discussão maritaniana da modernidade, subsequente, a identificação teórica que este autor faz entre modernidade e tragédia mediante a dialética do humanismo e, por fim, sua discussão histórica e sua fundamentação cultural. Pretende-se, ao final, evidenciar que Maritain não se encontra no binômio: pós-modernistas ou modernistas tardios, mas apresenta uma leitura original da modernidade desde uma perspectiva histórico-cultural crítica do humanismo.
description A modernidade, para além de um tempo histórico da cronologia filosófica, passou a ser um conceito que ainda gera grandes embates entre os teóricos. De fato, pode-se perguntar “em que consiste a modernidade?”. Será, a modernidade, um projeto acabado ou está ainda vigente? Essas perguntas têm motivado várias respostas, tanto no intuito de defender o esgotamento da modernidade quanto no esforço de evidenciar sua vigência. Diante dessa problemática filosófica a respeito da modernidade, Jacques Maritain, à luz da filosofia neoescolástica francesa, também procura elaborar sua leitura. Nesse sentido, o que se pretende neste artigo é apresentar a leitura de Maritain sobre a modernidade encontrada, de modo mais especial, em sua obra “Humanismo Integral” (1937). Para tanto, serão evidenciados os pressupostos da discussão maritaniana da modernidade, subsequente, a identificação teórica que este autor faz entre modernidade e tragédia mediante a dialética do humanismo e, por fim, sua discussão histórica e sua fundamentação cultural. Pretende-se, ao final, evidenciar que Maritain não se encontra no binômio: pós-modernistas ou modernistas tardios, mas apresenta uma leitura original da modernidade desde uma perspectiva histórico-cultural crítica do humanismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
abordagem tomista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1144
10.25247/P1982-999X.2018.v1n2.p39-58
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1144
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2018.v1n2.p39-58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1144/1138
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Ágora Filosófica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Ágora Filosófica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv mundial
filosofia contemporanea
pesquisa bibliografica
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 2 (2018): Tópicos de Ética, Política e Epistemologia; 39-58
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2018.v1n2
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119801769820160