Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1500
Resumo: Este artigo intenta, a partir da análise de Fé e Saber de Jürgen Habermas, abordar a possibilidade da contri-buição mútua entre seculares e reli-giosos num mundo pós-secular. A sociedade pós-secular caracteriza-se por uma desistência do projeto moder-no de desvinculação da religião da vida pública seja porque o toma como um projeto falido (afinal as religiões per-manecem e crescem) seja pela contri-buição das religiões na esfera social e nas vidas individuais. Sem abrir mão da tese de defesa do pensamento mo-derno como pós-metafísico e secular propõe questões ao secularismo en-quanto concepção de mundo diante da variedade de visões religiosas e meta-físicas da realidade, em sociedades desmotivadas de impulso racional, para manterem-se num conjunto. Para o filósofo, as condições de possi-bilidade do diálogo entre essas diferentes visões de realidade são postas quando os crentes aceitam o pluralismo de ideias e as discussões científicas, por sua vez os descrentes precisam aceitar a presença dos crentes e contribuir para a construção e adaptação cognitiva das tradições religiosas.
id UNICAP-2_a0f5ba5d61884c475cd261397b28eb28
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1500
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de HabermasFilosofia; Política; Religião.Filosofia. Teologia. Sociedade. Diálogo.Este artigo intenta, a partir da análise de Fé e Saber de Jürgen Habermas, abordar a possibilidade da contri-buição mútua entre seculares e reli-giosos num mundo pós-secular. A sociedade pós-secular caracteriza-se por uma desistência do projeto moder-no de desvinculação da religião da vida pública seja porque o toma como um projeto falido (afinal as religiões per-manecem e crescem) seja pela contri-buição das religiões na esfera social e nas vidas individuais. Sem abrir mão da tese de defesa do pensamento mo-derno como pós-metafísico e secular propõe questões ao secularismo en-quanto concepção de mundo diante da variedade de visões religiosas e meta-físicas da realidade, em sociedades desmotivadas de impulso racional, para manterem-se num conjunto. Para o filósofo, as condições de possi-bilidade do diálogo entre essas diferentes visões de realidade são postas quando os crentes aceitam o pluralismo de ideias e as discussões científicas, por sua vez os descrentes precisam aceitar a presença dos crentes e contribuir para a construção e adaptação cognitiva das tradições religiosas.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/150010.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p135-154Revista Ágora Filosófica; v. 19, n. 3 (2019): Ética e Filosofia Política; 135-1541982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2019.v19n3reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1500/1326/*ref*/HABERMAS, Jürgen. Fé e Saber. São Paulo: UNESP, 2013./*ref*/HABERMAS, Jürgen. Quanto de religioso o Estado Liberal tolera. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias-/516105-quanto-de-religioso-o-estado-liberal-tolera-artigo-de-juergen-habermas/. Acesso em 22 de ago. 2016./*ref*/HABERMAS, Jürgen. A minha crítica à razão laicista. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/541-342-a-minha-critica-a-razao-laicista-artigo-de-juergen-ha-bermas/. Acesso em 12 de set. 2016./*ref*/HABERMAS, Jürgen; RATZINGER, Joseph. Dialética da secularização. São Paulo: Ideias & Letras, 2007./*ref*/KNAPP, Markus. Fé e Saber em Jürgen Habermas – A Religião numa sociedade “Pós-Secular”. Interações - Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 06, n.10, jul./dez., 2011, p.179-192./*ref*/SISTACH, LUÍS. Estado Leigo e Sociedade Multi-Religiosa. São Paulo: Fons Sapientiae, 2016.Direitos autorais 2019 Revista Ágora Filosóficahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:22Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/1500Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:23.905Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
title Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
spellingShingle Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu
Filosofia; Política; Religião.
Filosofia. Teologia. Sociedade. Diálogo.
title_short Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
title_full Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
title_fullStr Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
title_full_unstemmed Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
title_sort Filosofia e Religião na Sociedade Pós–secular de Habermas
author Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu
author_facet Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Irio Vieira Coutinho Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia; Política; Religião.
Filosofia. Teologia. Sociedade. Diálogo.
topic Filosofia; Política; Religião.
Filosofia. Teologia. Sociedade. Diálogo.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo intenta, a partir da análise de Fé e Saber de Jürgen Habermas, abordar a possibilidade da contri-buição mútua entre seculares e reli-giosos num mundo pós-secular. A sociedade pós-secular caracteriza-se por uma desistência do projeto moder-no de desvinculação da religião da vida pública seja porque o toma como um projeto falido (afinal as religiões per-manecem e crescem) seja pela contri-buição das religiões na esfera social e nas vidas individuais. Sem abrir mão da tese de defesa do pensamento mo-derno como pós-metafísico e secular propõe questões ao secularismo en-quanto concepção de mundo diante da variedade de visões religiosas e meta-físicas da realidade, em sociedades desmotivadas de impulso racional, para manterem-se num conjunto. Para o filósofo, as condições de possi-bilidade do diálogo entre essas diferentes visões de realidade são postas quando os crentes aceitam o pluralismo de ideias e as discussões científicas, por sua vez os descrentes precisam aceitar a presença dos crentes e contribuir para a construção e adaptação cognitiva das tradições religiosas.
description Este artigo intenta, a partir da análise de Fé e Saber de Jürgen Habermas, abordar a possibilidade da contri-buição mútua entre seculares e reli-giosos num mundo pós-secular. A sociedade pós-secular caracteriza-se por uma desistência do projeto moder-no de desvinculação da religião da vida pública seja porque o toma como um projeto falido (afinal as religiões per-manecem e crescem) seja pela contri-buição das religiões na esfera social e nas vidas individuais. Sem abrir mão da tese de defesa do pensamento mo-derno como pós-metafísico e secular propõe questões ao secularismo en-quanto concepção de mundo diante da variedade de visões religiosas e meta-físicas da realidade, em sociedades desmotivadas de impulso racional, para manterem-se num conjunto. Para o filósofo, as condições de possi-bilidade do diálogo entre essas diferentes visões de realidade são postas quando os crentes aceitam o pluralismo de ideias e as discussões científicas, por sua vez os descrentes precisam aceitar a presença dos crentes e contribuir para a construção e adaptação cognitiva das tradições religiosas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1500
10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p135-154
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1500
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2019.v19n3.p135-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1500/1326
/*ref*/HABERMAS, Jürgen. Fé e Saber. São Paulo: UNESP, 2013.
/*ref*/HABERMAS, Jürgen. Quanto de religioso o Estado Liberal tolera. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias-/516105-quanto-de-religioso-o-estado-liberal-tolera-artigo-de-juergen-habermas/. Acesso em 22 de ago. 2016.
/*ref*/HABERMAS, Jürgen. A minha crítica à razão laicista. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/541-342-a-minha-critica-a-razao-laicista-artigo-de-juergen-ha-bermas/. Acesso em 12 de set. 2016.
/*ref*/HABERMAS, Jürgen; RATZINGER, Joseph. Dialética da secularização. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.
/*ref*/KNAPP, Markus. Fé e Saber em Jürgen Habermas – A Religião numa sociedade “Pós-Secular”. Interações - Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 06, n.10, jul./dez., 2011, p.179-192.
/*ref*/SISTACH, LUÍS. Estado Leigo e Sociedade Multi-Religiosa. São Paulo: Fons Sapientiae, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ágora Filosófica
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ágora Filosófica
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 19, n. 3 (2019): Ética e Filosofia Política; 135-154
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2019.v19n3
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119801854754816