Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aline Elesbão do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leite, Ady Luna, Carla, Artemísia, José, Felipe, Juliana, Karoline, Sousa, Thais Maiara, Costa, Thiago Lindoso, Melo, Renata, Melo, Camila, Melo, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/862
Resumo: Questões ecológicas e éticas são recorrentes nos debates dos últimos tempos. Ambas refletem a crise civilizacional que enfrentamos nos dias de hoje. O aumento da consciência e preocupação às questões ambientais resultou em discussões políticas internacionais e acordos globais. No atual modelo econômico a natureza recebe o “título” de recurso natural, servindo apenas para alimentar o sistema e satisfazer a demanda, desconsiderando a sua resiliência, sua habilidade de regeneração e sua capacidade produtora de substância de valor econômico. O capitalismo se faz predominante, e com o advento da globalização a moeda, o capital, foi imbuído de ainda mais força no controle sobre a ordem social, regendo a vida das pessoas, aumentando a desigualdade social, originando, posteriormente, as lutas de classes, que persistem nos dias atuais. Ele peca ao desconsiderar os processos ambientais dentro do processo econômico e a globalização atenua o pensamento capitalista da concentração das riquezas e o desconhecimento da outridade. Nossa espécie evoluiu e se libertou das amarras impostas pelas condições ambientais, e involuiu ao passo que desenvolveu um pensamento de posse sobre a natureza e se excluindo dos processos naturais. Torna-se de grande valia, portanto, uma reflexão quanto à bioética e o meio ambiente, a forma como “pensamos a natureza”, a consciência da outridade, e o resultado do pensamento contemporâneo sobre estes fatores.
id UNICAP-2_e19ff43e29d1bed2ac29a55dd15ae3aa
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/862
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling Bioética e o Compromisso com o Ambiente NaturalQuestões ecológicas e éticas são recorrentes nos debates dos últimos tempos. Ambas refletem a crise civilizacional que enfrentamos nos dias de hoje. O aumento da consciência e preocupação às questões ambientais resultou em discussões políticas internacionais e acordos globais. No atual modelo econômico a natureza recebe o “título” de recurso natural, servindo apenas para alimentar o sistema e satisfazer a demanda, desconsiderando a sua resiliência, sua habilidade de regeneração e sua capacidade produtora de substância de valor econômico. O capitalismo se faz predominante, e com o advento da globalização a moeda, o capital, foi imbuído de ainda mais força no controle sobre a ordem social, regendo a vida das pessoas, aumentando a desigualdade social, originando, posteriormente, as lutas de classes, que persistem nos dias atuais. Ele peca ao desconsiderar os processos ambientais dentro do processo econômico e a globalização atenua o pensamento capitalista da concentração das riquezas e o desconhecimento da outridade. Nossa espécie evoluiu e se libertou das amarras impostas pelas condições ambientais, e involuiu ao passo que desenvolveu um pensamento de posse sobre a natureza e se excluindo dos processos naturais. Torna-se de grande valia, portanto, uma reflexão quanto à bioética e o meio ambiente, a forma como “pensamos a natureza”, a consciência da outridade, e o resultado do pensamento contemporâneo sobre estes fatores.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Nascimento, Aline Elesbão doLeite, Ady LunaCarla, ArtemísiaJosé, FelipeJuliana, KarolineSousa, Thais MaiaraCosta, Thiago LindosoMelo, RenataMelo, CamilaMelo, Pedro2016-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/86210.25247/P1982-999X.2016.v1n3.p04-15Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 3 (2016): Temas de Bioética; 04-151982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2016.v1n3reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/862/716Direitos autorais 2016 Ágora Filosóficainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:22Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/862Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:23.83Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
title Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
spellingShingle Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
Nascimento, Aline Elesbão do
title_short Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
title_full Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
title_fullStr Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
title_full_unstemmed Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
title_sort Bioética e o Compromisso com o Ambiente Natural
author Nascimento, Aline Elesbão do
author_facet Nascimento, Aline Elesbão do
Leite, Ady Luna
Carla, Artemísia
José, Felipe
Juliana, Karoline
Sousa, Thais Maiara
Costa, Thiago Lindoso
Melo, Renata
Melo, Camila
Melo, Pedro
author_role author
author2 Leite, Ady Luna
Carla, Artemísia
José, Felipe
Juliana, Karoline
Sousa, Thais Maiara
Costa, Thiago Lindoso
Melo, Renata
Melo, Camila
Melo, Pedro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Aline Elesbão do
Leite, Ady Luna
Carla, Artemísia
José, Felipe
Juliana, Karoline
Sousa, Thais Maiara
Costa, Thiago Lindoso
Melo, Renata
Melo, Camila
Melo, Pedro
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv Questões ecológicas e éticas são recorrentes nos debates dos últimos tempos. Ambas refletem a crise civilizacional que enfrentamos nos dias de hoje. O aumento da consciência e preocupação às questões ambientais resultou em discussões políticas internacionais e acordos globais. No atual modelo econômico a natureza recebe o “título” de recurso natural, servindo apenas para alimentar o sistema e satisfazer a demanda, desconsiderando a sua resiliência, sua habilidade de regeneração e sua capacidade produtora de substância de valor econômico. O capitalismo se faz predominante, e com o advento da globalização a moeda, o capital, foi imbuído de ainda mais força no controle sobre a ordem social, regendo a vida das pessoas, aumentando a desigualdade social, originando, posteriormente, as lutas de classes, que persistem nos dias atuais. Ele peca ao desconsiderar os processos ambientais dentro do processo econômico e a globalização atenua o pensamento capitalista da concentração das riquezas e o desconhecimento da outridade. Nossa espécie evoluiu e se libertou das amarras impostas pelas condições ambientais, e involuiu ao passo que desenvolveu um pensamento de posse sobre a natureza e se excluindo dos processos naturais. Torna-se de grande valia, portanto, uma reflexão quanto à bioética e o meio ambiente, a forma como “pensamos a natureza”, a consciência da outridade, e o resultado do pensamento contemporâneo sobre estes fatores.
description Questões ecológicas e éticas são recorrentes nos debates dos últimos tempos. Ambas refletem a crise civilizacional que enfrentamos nos dias de hoje. O aumento da consciência e preocupação às questões ambientais resultou em discussões políticas internacionais e acordos globais. No atual modelo econômico a natureza recebe o “título” de recurso natural, servindo apenas para alimentar o sistema e satisfazer a demanda, desconsiderando a sua resiliência, sua habilidade de regeneração e sua capacidade produtora de substância de valor econômico. O capitalismo se faz predominante, e com o advento da globalização a moeda, o capital, foi imbuído de ainda mais força no controle sobre a ordem social, regendo a vida das pessoas, aumentando a desigualdade social, originando, posteriormente, as lutas de classes, que persistem nos dias atuais. Ele peca ao desconsiderar os processos ambientais dentro do processo econômico e a globalização atenua o pensamento capitalista da concentração das riquezas e o desconhecimento da outridade. Nossa espécie evoluiu e se libertou das amarras impostas pelas condições ambientais, e involuiu ao passo que desenvolveu um pensamento de posse sobre a natureza e se excluindo dos processos naturais. Torna-se de grande valia, portanto, uma reflexão quanto à bioética e o meio ambiente, a forma como “pensamos a natureza”, a consciência da outridade, e o resultado do pensamento contemporâneo sobre estes fatores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/862
10.25247/P1982-999X.2016.v1n3.p04-15
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/862
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2016.v1n3.p04-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/862/716
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Ágora Filosófica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Ágora Filosófica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 3 (2016): Temas de Bioética; 04-15
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2016.v1n3
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119801843220480