UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Camila Cortelette P. da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MARTINS, Joslaine do Nascimento, PARENTI, Manuela dos Reis, BONEZZI, Bruna, CATARIM, Angelo William de Lima, COSTA FILHO, Esmeraldo Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4459
Resumo: Este trabalho consiste em um relato de experiência da equipe de psicologia de um Hospital Universitário no acompanhamento a uma família que tinha uma filha internada na UTI pediátrica. Essa filha tinha 8 meses e havia sido diagnosticada com Síndrome de Werdnig- Hoffmann, uma doença neuromuscular degenerativa que afeta os músculos. O acompanhamento da psicologia se deu no sentido de trabalhar juntamente com a família a aceitação do diagnóstico e das limitações que ele impunha tanto para a criança quanto para o cotidiano da própria família. Ao longo dos atendimentos psicológicos, que consistiram em dar voz às angústias vividas pela família, percebeu- se que houve, gradativamente, maior aceitação por parte dos familiares, especialmente da mãe, em relação as dificuldades que esta síndrome trazia. Com isso, ratificamos a importância de um espaço de escuta diferenciado dentro dos hospitais como uma via positiva de elaboração do adoecer e suas interfaces.
id UNICESU -1_00534fe9a25c3576cdcf7195a6735ec5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4459
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE MSíndrome de Werdnig - HoffmannRelação mãe - bebêAdoecimentoEste trabalho consiste em um relato de experiência da equipe de psicologia de um Hospital Universitário no acompanhamento a uma família que tinha uma filha internada na UTI pediátrica. Essa filha tinha 8 meses e havia sido diagnosticada com Síndrome de Werdnig- Hoffmann, uma doença neuromuscular degenerativa que afeta os músculos. O acompanhamento da psicologia se deu no sentido de trabalhar juntamente com a família a aceitação do diagnóstico e das limitações que ele impunha tanto para a criança quanto para o cotidiano da própria família. Ao longo dos atendimentos psicológicos, que consistiram em dar voz às angústias vividas pela família, percebeu- se que houve, gradativamente, maior aceitação por parte dos familiares, especialmente da mãe, em relação as dificuldades que esta síndrome trazia. Com isso, ratificamos a importância de um espaço de escuta diferenciado dentro dos hospitais como uma via positiva de elaboração do adoecer e suas interfaces.UniCesumar2020-01-21T18:00:28Z2020-01-21T18:00:28Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4459otherSILVA, Camila Cortelette P. daMARTINS, Joslaine do NascimentoPARENTI, Manuela dos ReisBONEZZI, BrunaCATARIM, Angelo William de LimaCOSTA FILHO, Esmeraldo Ribeiro dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:37Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:43.071Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
title UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
spellingShingle UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
SILVA, Camila Cortelette P. da
Síndrome de Werdnig - Hoffmann
Relação mãe - bebê
Adoecimento
title_short UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
title_full UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
title_fullStr UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
title_full_unstemmed UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
title_sort UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTI PEDIÁTRICA: CASO DE M
author SILVA, Camila Cortelette P. da
author_facet SILVA, Camila Cortelette P. da
MARTINS, Joslaine do Nascimento
PARENTI, Manuela dos Reis
BONEZZI, Bruna
CATARIM, Angelo William de Lima
COSTA FILHO, Esmeraldo Ribeiro da
author_role author
author2 MARTINS, Joslaine do Nascimento
PARENTI, Manuela dos Reis
BONEZZI, Bruna
CATARIM, Angelo William de Lima
COSTA FILHO, Esmeraldo Ribeiro da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Camila Cortelette P. da
MARTINS, Joslaine do Nascimento
PARENTI, Manuela dos Reis
BONEZZI, Bruna
CATARIM, Angelo William de Lima
COSTA FILHO, Esmeraldo Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Werdnig - Hoffmann
Relação mãe - bebê
Adoecimento
topic Síndrome de Werdnig - Hoffmann
Relação mãe - bebê
Adoecimento
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho consiste em um relato de experiência da equipe de psicologia de um Hospital Universitário no acompanhamento a uma família que tinha uma filha internada na UTI pediátrica. Essa filha tinha 8 meses e havia sido diagnosticada com Síndrome de Werdnig- Hoffmann, uma doença neuromuscular degenerativa que afeta os músculos. O acompanhamento da psicologia se deu no sentido de trabalhar juntamente com a família a aceitação do diagnóstico e das limitações que ele impunha tanto para a criança quanto para o cotidiano da própria família. Ao longo dos atendimentos psicológicos, que consistiram em dar voz às angústias vividas pela família, percebeu- se que houve, gradativamente, maior aceitação por parte dos familiares, especialmente da mãe, em relação as dificuldades que esta síndrome trazia. Com isso, ratificamos a importância de um espaço de escuta diferenciado dentro dos hospitais como uma via positiva de elaboração do adoecer e suas interfaces.
description Este trabalho consiste em um relato de experiência da equipe de psicologia de um Hospital Universitário no acompanhamento a uma família que tinha uma filha internada na UTI pediátrica. Essa filha tinha 8 meses e havia sido diagnosticada com Síndrome de Werdnig- Hoffmann, uma doença neuromuscular degenerativa que afeta os músculos. O acompanhamento da psicologia se deu no sentido de trabalhar juntamente com a família a aceitação do diagnóstico e das limitações que ele impunha tanto para a criança quanto para o cotidiano da própria família. Ao longo dos atendimentos psicológicos, que consistiram em dar voz às angústias vividas pela família, percebeu- se que houve, gradativamente, maior aceitação por parte dos familiares, especialmente da mãe, em relação as dificuldades que esta síndrome trazia. Com isso, ratificamos a importância de um espaço de escuta diferenciado dentro dos hospitais como uma via positiva de elaboração do adoecer e suas interfaces.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-21T18:00:28Z
2020-01-21T18:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4459
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4459
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948635628961792