ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Nicholas Vieira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PERINI, Luiz Júnior, ZEFFA, Douglas Mariani, ROSA, Jocimar Costa, MARCOS, Antoni Wallace, MELLO, Matheus de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3664
Resumo: O milho é uma cultura de elevada importância econômica e social no mundo e no Brasil, sendo uma cultura amplamente estudada. Para o desenvolvimento de híbridos com alto potencial, a análise dialélica têm sido utilizadas para avaliação da capacidade combinatória e estudo dos efeitos gênicos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos determinar as capacidades geral (CGC) e específica (CEC) de combinação,dos cruzamentos de 12 linhagens de milho do programa de melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em dialelo completo, e identificar combinações promissoras. O experimento foi conduzido em blocos completos casualizados com três repetições, com fileiras de 5 m de comprimento, no espaçamento de 0,45x0,30 m, no município de Londrina. Foram mensurados as seguintes características: dias até o florescimento masculino, dias até o florescimento feminino, altura de planta, altura de espiga e produtividade de grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância e, posteriormente, a análise de Griffing (1956). Pela análise de variância foram observadas diferenças significativas dentro do conjunto de cruzamentos e a testemunha (híbridos comerciais). 21 dos cruzamentos não diferiram da média da melhor testemunha para produtividade, com produtividade variando de 5,73 a 8,29 t ha-1. Os efeitos de CGC e CEC foram significativos para todas as características, indicando que efeitos aditivos e não aditivos estão envolvidos na expressão dos caracteres. As maiores estimativas positivas de CGC foram para as linhagens L7 e L8, enquanto para CEC, a combinação híbrida L8 × L10 apresentou alto valor e a segunda maior produtividade.
id UNICESU -1_0121c2a2469fc494dcebae4c7ab7b75e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3664
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHOCapacidade combinatóriaHíbridosZea maysO milho é uma cultura de elevada importância econômica e social no mundo e no Brasil, sendo uma cultura amplamente estudada. Para o desenvolvimento de híbridos com alto potencial, a análise dialélica têm sido utilizadas para avaliação da capacidade combinatória e estudo dos efeitos gênicos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos determinar as capacidades geral (CGC) e específica (CEC) de combinação,dos cruzamentos de 12 linhagens de milho do programa de melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em dialelo completo, e identificar combinações promissoras. O experimento foi conduzido em blocos completos casualizados com três repetições, com fileiras de 5 m de comprimento, no espaçamento de 0,45x0,30 m, no município de Londrina. Foram mensurados as seguintes características: dias até o florescimento masculino, dias até o florescimento feminino, altura de planta, altura de espiga e produtividade de grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância e, posteriormente, a análise de Griffing (1956). Pela análise de variância foram observadas diferenças significativas dentro do conjunto de cruzamentos e a testemunha (híbridos comerciais). 21 dos cruzamentos não diferiram da média da melhor testemunha para produtividade, com produtividade variando de 5,73 a 8,29 t ha-1. Os efeitos de CGC e CEC foram significativos para todas as características, indicando que efeitos aditivos e não aditivos estão envolvidos na expressão dos caracteres. As maiores estimativas positivas de CGC foram para as linhagens L7 e L8, enquanto para CEC, a combinação híbrida L8 × L10 apresentou alto valor e a segunda maior produtividade.UniCesumar2019-12-13T20:09:36Z2019-12-13T20:09:36Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3664otherSOUSA, Nicholas Vieira dePERINI, Luiz JúniorZEFFA, Douglas MarianiROSA, Jocimar CostaMARCOS, Antoni WallaceMELLO, Matheus de Araujoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:15.587Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
title ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
spellingShingle ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
SOUSA, Nicholas Vieira de
Capacidade combinatória
Híbridos
Zea mays
title_short ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
title_full ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
title_fullStr ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
title_full_unstemmed ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
title_sort ANÁLISE DIALÉLICA PARA CARACTERES AGRONÔMICOS NA CULTURA DO MILHO
author SOUSA, Nicholas Vieira de
author_facet SOUSA, Nicholas Vieira de
PERINI, Luiz Júnior
ZEFFA, Douglas Mariani
ROSA, Jocimar Costa
MARCOS, Antoni Wallace
MELLO, Matheus de Araujo
author_role author
author2 PERINI, Luiz Júnior
ZEFFA, Douglas Mariani
ROSA, Jocimar Costa
MARCOS, Antoni Wallace
MELLO, Matheus de Araujo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Nicholas Vieira de
PERINI, Luiz Júnior
ZEFFA, Douglas Mariani
ROSA, Jocimar Costa
MARCOS, Antoni Wallace
MELLO, Matheus de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade combinatória
Híbridos
Zea mays
topic Capacidade combinatória
Híbridos
Zea mays
dc.description.none.fl_txt_mv O milho é uma cultura de elevada importância econômica e social no mundo e no Brasil, sendo uma cultura amplamente estudada. Para o desenvolvimento de híbridos com alto potencial, a análise dialélica têm sido utilizadas para avaliação da capacidade combinatória e estudo dos efeitos gênicos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos determinar as capacidades geral (CGC) e específica (CEC) de combinação,dos cruzamentos de 12 linhagens de milho do programa de melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em dialelo completo, e identificar combinações promissoras. O experimento foi conduzido em blocos completos casualizados com três repetições, com fileiras de 5 m de comprimento, no espaçamento de 0,45x0,30 m, no município de Londrina. Foram mensurados as seguintes características: dias até o florescimento masculino, dias até o florescimento feminino, altura de planta, altura de espiga e produtividade de grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância e, posteriormente, a análise de Griffing (1956). Pela análise de variância foram observadas diferenças significativas dentro do conjunto de cruzamentos e a testemunha (híbridos comerciais). 21 dos cruzamentos não diferiram da média da melhor testemunha para produtividade, com produtividade variando de 5,73 a 8,29 t ha-1. Os efeitos de CGC e CEC foram significativos para todas as características, indicando que efeitos aditivos e não aditivos estão envolvidos na expressão dos caracteres. As maiores estimativas positivas de CGC foram para as linhagens L7 e L8, enquanto para CEC, a combinação híbrida L8 × L10 apresentou alto valor e a segunda maior produtividade.
description O milho é uma cultura de elevada importância econômica e social no mundo e no Brasil, sendo uma cultura amplamente estudada. Para o desenvolvimento de híbridos com alto potencial, a análise dialélica têm sido utilizadas para avaliação da capacidade combinatória e estudo dos efeitos gênicos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos determinar as capacidades geral (CGC) e específica (CEC) de combinação,dos cruzamentos de 12 linhagens de milho do programa de melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em dialelo completo, e identificar combinações promissoras. O experimento foi conduzido em blocos completos casualizados com três repetições, com fileiras de 5 m de comprimento, no espaçamento de 0,45x0,30 m, no município de Londrina. Foram mensurados as seguintes características: dias até o florescimento masculino, dias até o florescimento feminino, altura de planta, altura de espiga e produtividade de grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância e, posteriormente, a análise de Griffing (1956). Pela análise de variância foram observadas diferenças significativas dentro do conjunto de cruzamentos e a testemunha (híbridos comerciais). 21 dos cruzamentos não diferiram da média da melhor testemunha para produtividade, com produtividade variando de 5,73 a 8,29 t ha-1. Os efeitos de CGC e CEC foram significativos para todas as características, indicando que efeitos aditivos e não aditivos estão envolvidos na expressão dos caracteres. As maiores estimativas positivas de CGC foram para as linhagens L7 e L8, enquanto para CEC, a combinação híbrida L8 × L10 apresentou alto valor e a segunda maior produtividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T20:09:36Z
2019-12-13T20:09:36Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3664
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3664
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581342085120