AVALIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Natan Nascimento de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BETIATI, Viviani, NISHIDA, Fernanda Shizue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2098
Resumo: O Estilo de Vida (EV) pode ser influenciado por diversos tipos de comportamentos, entre os quais pode-se citar a prática regular de atividades físicas, hábitos alimentares, uso de tabaco e substâncias psicoativas, relacionamento com a família e amigos, consumo de bebidas alcoólicas, sexo seguro, controle de fatores estressantes e do estresse em geral e visão da vida. Tais fatores podem interferir de forma contundente na formação desses profissionais, assim como determinam o futuro estado de saúde dos indivíduos, que podem estar propensos a diversos tipos de agravos olhando-se para eles de forma holística. Este estudo tem por objetivo analisar o estilo de vida de jovens universitários e estimar a prevalência do consumo de álcool, tabaco e outras drogas em estudantes de medicina. Trata-se de um estudo de caráter epidemiológico que será realizado de modo transversal, descritivo e exploratório. Serão coletados dados de todos os estudantes de medicina de uma instituição privada do norte do Paraná, a partir da aplicação do questionário Estilo de Vida Fantástico (EFV), facilitando uma delimitação da análise dos dados ao se utilizar um instrumento já validado e que corresponde a todos os critérios aos quais esse estudo se propõe, avaliando características como dados pessoais, rotinas e atividades habituais e sociais. Todos os aspectos éticos serão respeitados de acordo com a resolução 466/2012 do CNS e todos os participantes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se identificar o estilo de vida, de acordo com a classificação utilizada pelo próprio escore do EVF bem como verificar a existência de fatores que predispõem ao risco para possíveis agravos em qualquer âmbito avaliado, incluindo infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), transtornos mentais e o suicídio, para que dessa forma seja possível propor medidas de intervenção direcionadas ao grupo estudado, no intuito de auxiliar no aprendizado e de promover a saúde desses estudantes.
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