PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Eduarda Pereira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MAROSTI, Aline Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522
Resumo: A neuroanatomia, anatomia do sistema nervoso, é considerada como uma das mais difíceis disciplinas da graduação de medicina, sendo imprescindível o ensino multidisciplinar para compreensão integral. O ensino tradicional, que se pauta em aulas teóricas extensas, com pouca autonomia do aluno, certamente, é responsável pela baixa associação e aprendizado dessa disciplina. No entanto, métodos ativos, como o baseado em casos clínicos, são responsáveis por fornecer autonomia e maior associação do conteúdo pelos alunos, mesmo que as peças de ensino sejam sintéticas ou virtuais. Isso ocorre porque essa metodologia permite maior tempo de interação entre o aluno e o material, implicando, diretamente no conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa buscará analisar o conhecimento e associação da neuroanatomia em alunos, que já contemplaram o módulo de neurologia, do curso de medicina da Universidade Cesumar, que tem como metodologia de ensino o aprendizado baseado em problemas. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário sobre o ensino e aprendizagem da neuroanatomia, avaliando, de acordo com o ano cursado, a assimilação da neuroanatomia, bem como as implicações nas atividades clínicas. Espera-se analisar a metodologia de ensino, aliada com o aprendizado a pequeno, curto e longo prazo dos acadêmicos, buscando avaliar existência de defasagem ou aprimoramento de conteúdo, conforme progressão da graduação.
id UNICESU -1_035ef90506ed4506be86551df891ae33
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9522
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINAEducaçãoNeuroanatomiaAprendizagemEnsino multidisciplinarA neuroanatomia, anatomia do sistema nervoso, é considerada como uma das mais difíceis disciplinas da graduação de medicina, sendo imprescindível o ensino multidisciplinar para compreensão integral. O ensino tradicional, que se pauta em aulas teóricas extensas, com pouca autonomia do aluno, certamente, é responsável pela baixa associação e aprendizado dessa disciplina. No entanto, métodos ativos, como o baseado em casos clínicos, são responsáveis por fornecer autonomia e maior associação do conteúdo pelos alunos, mesmo que as peças de ensino sejam sintéticas ou virtuais. Isso ocorre porque essa metodologia permite maior tempo de interação entre o aluno e o material, implicando, diretamente no conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa buscará analisar o conhecimento e associação da neuroanatomia em alunos, que já contemplaram o módulo de neurologia, do curso de medicina da Universidade Cesumar, que tem como metodologia de ensino o aprendizado baseado em problemas. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário sobre o ensino e aprendizagem da neuroanatomia, avaliando, de acordo com o ano cursado, a assimilação da neuroanatomia, bem como as implicações nas atividades clínicas. Espera-se analisar a metodologia de ensino, aliada com o aprendizado a pequeno, curto e longo prazo dos acadêmicos, buscando avaliar existência de defasagem ou aprimoramento de conteúdo, conforme progressão da graduação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-08T12:31:48Z2022-04-08T12:31:48Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522porEncontro Internacional de Produção CientíficaBARROS, Eduarda Pereira deMAROSTI, Aline Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-09T06:02:16ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
title PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
BARROS, Eduarda Pereira de
Educação
Neuroanatomia
Aprendizagem
Ensino multidisciplinar
title_short PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
title_full PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
title_sort PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
author BARROS, Eduarda Pereira de
author_facet BARROS, Eduarda Pereira de
MAROSTI, Aline Rosa
author_role author
author2 MAROSTI, Aline Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Eduarda Pereira de
MAROSTI, Aline Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Neuroanatomia
Aprendizagem
Ensino multidisciplinar
topic Educação
Neuroanatomia
Aprendizagem
Ensino multidisciplinar
description A neuroanatomia, anatomia do sistema nervoso, é considerada como uma das mais difíceis disciplinas da graduação de medicina, sendo imprescindível o ensino multidisciplinar para compreensão integral. O ensino tradicional, que se pauta em aulas teóricas extensas, com pouca autonomia do aluno, certamente, é responsável pela baixa associação e aprendizado dessa disciplina. No entanto, métodos ativos, como o baseado em casos clínicos, são responsáveis por fornecer autonomia e maior associação do conteúdo pelos alunos, mesmo que as peças de ensino sejam sintéticas ou virtuais. Isso ocorre porque essa metodologia permite maior tempo de interação entre o aluno e o material, implicando, diretamente no conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa buscará analisar o conhecimento e associação da neuroanatomia em alunos, que já contemplaram o módulo de neurologia, do curso de medicina da Universidade Cesumar, que tem como metodologia de ensino o aprendizado baseado em problemas. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário sobre o ensino e aprendizagem da neuroanatomia, avaliando, de acordo com o ano cursado, a assimilação da neuroanatomia, bem como as implicações nas atividades clínicas. Espera-se analisar a metodologia de ensino, aliada com o aprendizado a pequeno, curto e longo prazo dos acadêmicos, buscando avaliar existência de defasagem ou aprimoramento de conteúdo, conforme progressão da graduação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-08T12:31:48Z
2022-04-08T12:31:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771942372376576