AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GODINHO, Fernanda Brunetta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FERRI, Glaucia, BRACCINI, Alessandro de Lucca e, ANGELLOT, Priscila, MARTELI, Danilo Cesar Volpato, ANGHINONI, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2691
Resumo: : O aumento do rendimento das culturas, atualmente, deve ser acompanhado pela redução do custos de produção. Este resultado é obtido por meio da adoção de novas técnicas de cultivo e práticas de manejo mais adaptadas e adequadas às diferentes culturas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência da co-inoculação das sementes de soja nos parâmetros de nodulação e no rendimento da cultura. O experimento foi implantado no mês de novembro de 2015 em área localizada na Fazenda Experimental de Iguatemi, pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições. No campo, foram efetuadas as seguintes determinações: número de nódulos no início do florescimento (raiz total), peso de nódulos no início do florescimento (raiz total), massa seca da parte aérea, teor de nitrogênio (N) na parte aérea, teor de N no grão, peso de mil grãos e produtividade. Os resultados obtidos permitiram concluir que a co-inoculação da soja, utilizando 3 doses do Inoculante L via pulverização dirigida no sulco de semeadura, proporcionou desempenho superior à inoculação padrão realizada diretamente nas sementes.
id UNICESU -1_0361c80a45b48ad724b9be1b18bd76c6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2691
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJAGlycine max (L.) MerrillSementesCo-inoculaçãoRendimento: O aumento do rendimento das culturas, atualmente, deve ser acompanhado pela redução do custos de produção. Este resultado é obtido por meio da adoção de novas técnicas de cultivo e práticas de manejo mais adaptadas e adequadas às diferentes culturas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência da co-inoculação das sementes de soja nos parâmetros de nodulação e no rendimento da cultura. O experimento foi implantado no mês de novembro de 2015 em área localizada na Fazenda Experimental de Iguatemi, pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições. No campo, foram efetuadas as seguintes determinações: número de nódulos no início do florescimento (raiz total), peso de nódulos no início do florescimento (raiz total), massa seca da parte aérea, teor de nitrogênio (N) na parte aérea, teor de N no grão, peso de mil grãos e produtividade. Os resultados obtidos permitiram concluir que a co-inoculação da soja, utilizando 3 doses do Inoculante L via pulverização dirigida no sulco de semeadura, proporcionou desempenho superior à inoculação padrão realizada diretamente nas sementes.UniCesumar2019-11-12T18:38:19Z2019-11-12T18:38:19Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2691otherGODINHO, Fernanda BrunettaFERRI, GlauciaBRACCINI, Alessandro de Lucca eANGELLOT, PriscilaMARTELI, Danilo Cesar VolpatoANGHINONI, Guilhermereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:38.384Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
title AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
GODINHO, Fernanda Brunetta
Glycine max (L.) Merrill
Sementes
Co-inoculação
Rendimento
title_short AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
title_full AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
title_sort AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA CO-INOCULAÇÃO NOS PARÂMETROS DE NODULAÇÃO E NO RENDIMENTO DA SOJA
author GODINHO, Fernanda Brunetta
author_facet GODINHO, Fernanda Brunetta
FERRI, Glaucia
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
ANGELLOT, Priscila
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
ANGHINONI, Guilherme
author_role author
author2 FERRI, Glaucia
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
ANGELLOT, Priscila
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
ANGHINONI, Guilherme
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GODINHO, Fernanda Brunetta
FERRI, Glaucia
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
ANGELLOT, Priscila
MARTELI, Danilo Cesar Volpato
ANGHINONI, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Glycine max (L.) Merrill
Sementes
Co-inoculação
Rendimento
topic Glycine max (L.) Merrill
Sementes
Co-inoculação
Rendimento
dc.description.none.fl_txt_mv : O aumento do rendimento das culturas, atualmente, deve ser acompanhado pela redução do custos de produção. Este resultado é obtido por meio da adoção de novas técnicas de cultivo e práticas de manejo mais adaptadas e adequadas às diferentes culturas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência da co-inoculação das sementes de soja nos parâmetros de nodulação e no rendimento da cultura. O experimento foi implantado no mês de novembro de 2015 em área localizada na Fazenda Experimental de Iguatemi, pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições. No campo, foram efetuadas as seguintes determinações: número de nódulos no início do florescimento (raiz total), peso de nódulos no início do florescimento (raiz total), massa seca da parte aérea, teor de nitrogênio (N) na parte aérea, teor de N no grão, peso de mil grãos e produtividade. Os resultados obtidos permitiram concluir que a co-inoculação da soja, utilizando 3 doses do Inoculante L via pulverização dirigida no sulco de semeadura, proporcionou desempenho superior à inoculação padrão realizada diretamente nas sementes.
description : O aumento do rendimento das culturas, atualmente, deve ser acompanhado pela redução do custos de produção. Este resultado é obtido por meio da adoção de novas técnicas de cultivo e práticas de manejo mais adaptadas e adequadas às diferentes culturas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência da co-inoculação das sementes de soja nos parâmetros de nodulação e no rendimento da cultura. O experimento foi implantado no mês de novembro de 2015 em área localizada na Fazenda Experimental de Iguatemi, pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com 4 repetições. No campo, foram efetuadas as seguintes determinações: número de nódulos no início do florescimento (raiz total), peso de nódulos no início do florescimento (raiz total), massa seca da parte aérea, teor de nitrogênio (N) na parte aérea, teor de N no grão, peso de mil grãos e produtividade. Os resultados obtidos permitiram concluir que a co-inoculação da soja, utilizando 3 doses do Inoculante L via pulverização dirigida no sulco de semeadura, proporcionou desempenho superior à inoculação padrão realizada diretamente nas sementes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T18:38:19Z
2019-11-12T18:38:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2691
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2691
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948611783294976