FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Bruna Manueli Teles
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: UJVARI, Amanda Bufalo, BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes, COLOSIO, Renata Cappellazzo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4332
Resumo: Com o envelhecimento mundial, ocorrerá uma maior incidência de doenças crônico- degenerativas causadoras de demência, como a doença de Alzheimer. Os sintomas da doença baseiam- se em rigidez, convulsões, dificuldade para deambular, hemiparesia espástica entre outros. No decorrer das fases observa- se gradativa perda da autonomia e consequente aumento das necessidades de cuidados. Sabendo que os músculos respiratórios podem ser afetados pela redução da massa muscular dos idosos com demência, este estudo objetiva analisar a força da musculatura respiratória em indivíduos institucionalizados com Alzheimer, através da utilização da manovacuometria, bem como avaliar a mobilidade torácica desses indivíduos por meio da cirtometria. Trata- se de uma pesquisa descritiva transversal, com amostra constituída por 20 idosos institucionalizados com doença de Alzheimer, grau leve de ambos os gêneros com idade igual ou superior a 60 anos. Para coleta de dados serão utilizados o manovacuômetro e uma fita métrica. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, com auxílio do teste do qui-quadrado e do teste t- Student. Para ambos os testes será adotado o nível de significância de 5%. Espera- se identificar o grau de força da musculatura respiratória, bem como a mobilidade torácica dos pacientes com doença de Alzheimer.
id UNICESU -1_04ef6a9077588ee917d4533d635e6a7e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4332
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMERAlzheimerDemênciaMúsculos respiratóriosCom o envelhecimento mundial, ocorrerá uma maior incidência de doenças crônico- degenerativas causadoras de demência, como a doença de Alzheimer. Os sintomas da doença baseiam- se em rigidez, convulsões, dificuldade para deambular, hemiparesia espástica entre outros. No decorrer das fases observa- se gradativa perda da autonomia e consequente aumento das necessidades de cuidados. Sabendo que os músculos respiratórios podem ser afetados pela redução da massa muscular dos idosos com demência, este estudo objetiva analisar a força da musculatura respiratória em indivíduos institucionalizados com Alzheimer, através da utilização da manovacuometria, bem como avaliar a mobilidade torácica desses indivíduos por meio da cirtometria. Trata- se de uma pesquisa descritiva transversal, com amostra constituída por 20 idosos institucionalizados com doença de Alzheimer, grau leve de ambos os gêneros com idade igual ou superior a 60 anos. Para coleta de dados serão utilizados o manovacuômetro e uma fita métrica. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, com auxílio do teste do qui-quadrado e do teste t- Student. Para ambos os testes será adotado o nível de significância de 5%. Espera- se identificar o grau de força da musculatura respiratória, bem como a mobilidade torácica dos pacientes com doença de Alzheimer.UniCesumar2020-01-16T18:45:22Z2020-01-16T18:45:22Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4332otherMOREIRA, Bruna Manueli TelesUJVARI, Amanda BufaloBERTOLINI, Sonia Maria Marques GomesCOLOSIO, Renata Cappellazzoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:32.339Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
title FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
spellingShingle FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
MOREIRA, Bruna Manueli Teles
Alzheimer
Demência
Músculos respiratórios
title_short FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_fullStr FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_full_unstemmed FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
title_sort FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA E MOBILIDADE TORÁCICA NA DOENÇA DE ALZHEIMER
author MOREIRA, Bruna Manueli Teles
author_facet MOREIRA, Bruna Manueli Teles
UJVARI, Amanda Bufalo
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
COLOSIO, Renata Cappellazzo
author_role author
author2 UJVARI, Amanda Bufalo
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
COLOSIO, Renata Cappellazzo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Bruna Manueli Teles
UJVARI, Amanda Bufalo
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
COLOSIO, Renata Cappellazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Alzheimer
Demência
Músculos respiratórios
topic Alzheimer
Demência
Músculos respiratórios
dc.description.none.fl_txt_mv Com o envelhecimento mundial, ocorrerá uma maior incidência de doenças crônico- degenerativas causadoras de demência, como a doença de Alzheimer. Os sintomas da doença baseiam- se em rigidez, convulsões, dificuldade para deambular, hemiparesia espástica entre outros. No decorrer das fases observa- se gradativa perda da autonomia e consequente aumento das necessidades de cuidados. Sabendo que os músculos respiratórios podem ser afetados pela redução da massa muscular dos idosos com demência, este estudo objetiva analisar a força da musculatura respiratória em indivíduos institucionalizados com Alzheimer, através da utilização da manovacuometria, bem como avaliar a mobilidade torácica desses indivíduos por meio da cirtometria. Trata- se de uma pesquisa descritiva transversal, com amostra constituída por 20 idosos institucionalizados com doença de Alzheimer, grau leve de ambos os gêneros com idade igual ou superior a 60 anos. Para coleta de dados serão utilizados o manovacuômetro e uma fita métrica. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, com auxílio do teste do qui-quadrado e do teste t- Student. Para ambos os testes será adotado o nível de significância de 5%. Espera- se identificar o grau de força da musculatura respiratória, bem como a mobilidade torácica dos pacientes com doença de Alzheimer.
description Com o envelhecimento mundial, ocorrerá uma maior incidência de doenças crônico- degenerativas causadoras de demência, como a doença de Alzheimer. Os sintomas da doença baseiam- se em rigidez, convulsões, dificuldade para deambular, hemiparesia espástica entre outros. No decorrer das fases observa- se gradativa perda da autonomia e consequente aumento das necessidades de cuidados. Sabendo que os músculos respiratórios podem ser afetados pela redução da massa muscular dos idosos com demência, este estudo objetiva analisar a força da musculatura respiratória em indivíduos institucionalizados com Alzheimer, através da utilização da manovacuometria, bem como avaliar a mobilidade torácica desses indivíduos por meio da cirtometria. Trata- se de uma pesquisa descritiva transversal, com amostra constituída por 20 idosos institucionalizados com doença de Alzheimer, grau leve de ambos os gêneros com idade igual ou superior a 60 anos. Para coleta de dados serão utilizados o manovacuômetro e uma fita métrica. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, com auxílio do teste do qui-quadrado e do teste t- Student. Para ambos os testes será adotado o nível de significância de 5%. Espera- se identificar o grau de força da musculatura respiratória, bem como a mobilidade torácica dos pacientes com doença de Alzheimer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T18:45:22Z
2020-01-16T18:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4332
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4332
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641240940544