OBESIDADE INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERALDI, Rosana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin, OLIVEIRA, Neli Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7717
Resumo: Este trabalho de cunho bibliográfico utilizou-se de leituras publicadas nos últimos sete anos, utilizando o termo “Obesidade Infantil” e abordando a importância da conscientização sobre a Obesidade na Infância, com o intuito de promover uma melhora na Educação Alimentar e na Prática de Atividade Física auxiliando o desenvolvimento desde a infância. Buscando incentivar os pais, a cuidarem desde cedo da alimentação das crianças, pois muitas crianças fofinhas na infância se tornaram adultos obesos, e a obesidade freqüentemente se inicia na infância. A prevalência da obesidade Infantil entre crianças brasileiras, está aumentando em um ritmo muito rápido comparável ao que se observou nos EUA. Segundo (BIANCARELLI, 2003), o mais preocupante é que crianças obesas, têm um risco maior de se tornarem adultos obesos. Pesquisas indicam aqui e fora do Brasil, que crianças estão engordando mais rapidamente que seus pais. No Brasil, estima-se que na população 6 a 10 anos existiam pelo menos 6,7 milhões de obesos, estão mantidas as taxas do último levantamento de 1997. Vários estudos revelam que o número de crianças acima do peso aumentou de 3% para 15% de 1975 a 1997, chegando a 6,5 milhões de crianças obesas, na época. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (2003), a incidência de obesidade infantil no Brasil cresceu 240% nos últimos 20 anos. Os problemas relacionados ao excesso de peso são variados e acometem crianças nos aspectos físicos, psicológicos e sociais. O sobrepeso e a obesidade variam de acordo com a idade, sexo, raça e as classes socioeconômicas no mundo ocidental e nos países em desenvolvimento. Está bem estabelecido que as doenças crônicas ocorrem mais freqüentemente entre crianças obesas do que crianças com gordura corporal normal. Devido uma má alimentação e falta de exercícios físicos na infância, podendo levar a obesidade quando adulto. Concluímos assim, que a prevenção é certamente a melhor solução para esse problema e Informar às crianças que bons hábitos alimentares desde a infância favorecem um bom desenvolvimento e uma vida saudável.
id UNICESU -1_05bf21837a89bc0feb8d0afc7cd519a1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7717
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OBESIDADE INFANTILConscientizaçãoObesidade infantilPrática de atividade físicaEste trabalho de cunho bibliográfico utilizou-se de leituras publicadas nos últimos sete anos, utilizando o termo “Obesidade Infantil” e abordando a importância da conscientização sobre a Obesidade na Infância, com o intuito de promover uma melhora na Educação Alimentar e na Prática de Atividade Física auxiliando o desenvolvimento desde a infância. Buscando incentivar os pais, a cuidarem desde cedo da alimentação das crianças, pois muitas crianças fofinhas na infância se tornaram adultos obesos, e a obesidade freqüentemente se inicia na infância. A prevalência da obesidade Infantil entre crianças brasileiras, está aumentando em um ritmo muito rápido comparável ao que se observou nos EUA. Segundo (BIANCARELLI, 2003), o mais preocupante é que crianças obesas, têm um risco maior de se tornarem adultos obesos. Pesquisas indicam aqui e fora do Brasil, que crianças estão engordando mais rapidamente que seus pais. No Brasil, estima-se que na população 6 a 10 anos existiam pelo menos 6,7 milhões de obesos, estão mantidas as taxas do último levantamento de 1997. Vários estudos revelam que o número de crianças acima do peso aumentou de 3% para 15% de 1975 a 1997, chegando a 6,5 milhões de crianças obesas, na época. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (2003), a incidência de obesidade infantil no Brasil cresceu 240% nos últimos 20 anos. Os problemas relacionados ao excesso de peso são variados e acometem crianças nos aspectos físicos, psicológicos e sociais. O sobrepeso e a obesidade variam de acordo com a idade, sexo, raça e as classes socioeconômicas no mundo ocidental e nos países em desenvolvimento. Está bem estabelecido que as doenças crônicas ocorrem mais freqüentemente entre crianças obesas do que crianças com gordura corporal normal. Devido uma má alimentação e falta de exercícios físicos na infância, podendo levar a obesidade quando adulto. Concluímos assim, que a prevenção é certamente a melhor solução para esse problema e Informar às crianças que bons hábitos alimentares desde a infância favorecem um bom desenvolvimento e uma vida saudável.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T15:59:42Z2005-10-192021-02-17T15:59:42Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7717porBERALDI, RosanaCONCI, Patrícia D ́Andréa MangolinOLIVEIRA, Neli Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv OBESIDADE INFANTIL
title OBESIDADE INFANTIL
spellingShingle OBESIDADE INFANTIL
BERALDI, Rosana
Conscientização
Obesidade infantil
Prática de atividade física
title_short OBESIDADE INFANTIL
title_full OBESIDADE INFANTIL
title_fullStr OBESIDADE INFANTIL
title_full_unstemmed OBESIDADE INFANTIL
title_sort OBESIDADE INFANTIL
author BERALDI, Rosana
author_facet BERALDI, Rosana
CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
author_role author
author2 CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERALDI, Rosana
CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização
Obesidade infantil
Prática de atividade física
topic Conscientização
Obesidade infantil
Prática de atividade física
description Este trabalho de cunho bibliográfico utilizou-se de leituras publicadas nos últimos sete anos, utilizando o termo “Obesidade Infantil” e abordando a importância da conscientização sobre a Obesidade na Infância, com o intuito de promover uma melhora na Educação Alimentar e na Prática de Atividade Física auxiliando o desenvolvimento desde a infância. Buscando incentivar os pais, a cuidarem desde cedo da alimentação das crianças, pois muitas crianças fofinhas na infância se tornaram adultos obesos, e a obesidade freqüentemente se inicia na infância. A prevalência da obesidade Infantil entre crianças brasileiras, está aumentando em um ritmo muito rápido comparável ao que se observou nos EUA. Segundo (BIANCARELLI, 2003), o mais preocupante é que crianças obesas, têm um risco maior de se tornarem adultos obesos. Pesquisas indicam aqui e fora do Brasil, que crianças estão engordando mais rapidamente que seus pais. No Brasil, estima-se que na população 6 a 10 anos existiam pelo menos 6,7 milhões de obesos, estão mantidas as taxas do último levantamento de 1997. Vários estudos revelam que o número de crianças acima do peso aumentou de 3% para 15% de 1975 a 1997, chegando a 6,5 milhões de crianças obesas, na época. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (2003), a incidência de obesidade infantil no Brasil cresceu 240% nos últimos 20 anos. Os problemas relacionados ao excesso de peso são variados e acometem crianças nos aspectos físicos, psicológicos e sociais. O sobrepeso e a obesidade variam de acordo com a idade, sexo, raça e as classes socioeconômicas no mundo ocidental e nos países em desenvolvimento. Está bem estabelecido que as doenças crônicas ocorrem mais freqüentemente entre crianças obesas do que crianças com gordura corporal normal. Devido uma má alimentação e falta de exercícios físicos na infância, podendo levar a obesidade quando adulto. Concluímos assim, que a prevenção é certamente a melhor solução para esse problema e Informar às crianças que bons hábitos alimentares desde a infância favorecem um bom desenvolvimento e uma vida saudável.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-17T15:59:42Z
2021-02-17T15:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7717
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953050025984