POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Zedequias Vieira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: TIUJO, Edson Mitsuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4621
Resumo: A Revolução Industrial é um marco na história da humanidade, pois alterou a técnica produtiva, ou seja, os produtos deixaram de ser produzida a mão e passaram a ser produzido por maquinas, que permitiu uma produção em massa. Concomitantemente, foi a partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. O grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação, sistema socioeconômico dominante hoje no espaço mundial. A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem -como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.
id UNICESU -1_0601432cc3163b23e30411930b50b91a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4621
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEMReciclagemIndustrializaçãoReaproveitamentoA Revolução Industrial é um marco na história da humanidade, pois alterou a técnica produtiva, ou seja, os produtos deixaram de ser produzida a mão e passaram a ser produzido por maquinas, que permitiu uma produção em massa. Concomitantemente, foi a partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. O grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação, sistema socioeconômico dominante hoje no espaço mundial. A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem -como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-23T20:13:04Z2020-01-23T20:13:04Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4621porCAVALCANTE, Zedequias VieiraTIUJO, Edson Mitsuoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:05:17ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
title POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
spellingShingle POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
CAVALCANTE, Zedequias Vieira
Reciclagem
Industrialização
Reaproveitamento
title_short POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
title_full POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
title_fullStr POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
title_full_unstemmed POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
title_sort POLUIÇÃO –ORIGEM HISTÓRICA E A RECICLAGEM
author CAVALCANTE, Zedequias Vieira
author_facet CAVALCANTE, Zedequias Vieira
TIUJO, Edson Mitsuo
author_role author
author2 TIUJO, Edson Mitsuo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Zedequias Vieira
TIUJO, Edson Mitsuo
dc.subject.por.fl_str_mv Reciclagem
Industrialização
Reaproveitamento
topic Reciclagem
Industrialização
Reaproveitamento
description A Revolução Industrial é um marco na história da humanidade, pois alterou a técnica produtiva, ou seja, os produtos deixaram de ser produzida a mão e passaram a ser produzido por maquinas, que permitiu uma produção em massa. Concomitantemente, foi a partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. O grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetária. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação, sistema socioeconômico dominante hoje no espaço mundial. A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem -como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada. O homem, afinal, também é parte da natureza, depende dela para viver, e acaba sendo prejudicado por muitas dessas transformações, que degradam sua qualidade de vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T20:13:04Z
2020-01-23T20:13:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4621
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771955373670400